Este documento deve ser mantido em rascunho! |
O Configurador de Tributos foi desenvolvido com o intuito de ser uma nova experiência de configuração e atualização de dados fiscais, reunindo em uma única ferramenta os principais elementos de uma operação fiscal gerando mais agilidade aos clientes e usuários para adaptar o sistema à realidade tributária atual e deixar o sistema preparado para atender de forma configurável e intuitiva as diretrizes da reforma tributária brasileira.
Nosso foco nesta inovação e com os demais projetos de evolução, é torná-lo o principal motor de cálculos do Protheus, sendo a ferramenta utilizada pelos clientes para calcular qualquer tributo e assim substituir o cadastro de TES e demais configurações do legado. Mais informações sobre o Configurador de Tributos podem ser obtidas nas documentações disponíveis em: https://tdn.totvs.com/x/4YXPIw
Estimular o engajamento da rotina e orientar clientes e suporte para configurações de cenários específicos.
Após seu lançamento, a ferramenta recebeu incrementos a cada release, mas devido a complexidade dos resultados que buscamos na composição de cálculo de um tributo, envolve diversos cadastros que tem gerado um impedimento e até certa resistência de nossos clientes na utilização.
Disseminar conhecimento sobre uma nova funcionalidade, além de desenvolver facilitadores para a criação de regras de documentos fiscais na funcionalidade Configurador de Tributos usando como base cadastros legados (TES, UF x UF, Exceção Fiscal, Parâmetros do módulo Configurador).
Em pesquisa realizada, recebemos as seguintes informações sobre a forma de cadastro do Configurador de Tributos atualmente:
"Utilização de telas de wizard que vão direcionando os questionamentos de acordo com as seleções escolhidas pelos usuários. De acordo com as escolhas feitas as telas vão solicitandos os dados necessários. Podendo ir e voltar até a sua finalização."
"As maiores dúvidas dos clientes atualmente são nas montagens da base de cálculo e nas helps apresentados. Acredito que uma documentação especifica sobre essa parte, com mais detalhes do que pode ser configurado. Por exemplo, caso o cliente queira retirar o valor do ICMS da própria base de ICMS. E uma outra documentação com possíveis erros e explicar o motivo de ocorrer esses erros."
"Os cadastros poderiam ser mais intuitivos e mais simplificados."