Esta página faz parte de um conjunto de informações que foram organizadas para facilitar o seu entendimento sobre o assunto em questão. Caso você ainda não tenha lido a primeira página, recomendamos que comece por lá para ter uma visão geral do conteúdo. Isso irá ajudá-lo a compreender melhor as informações apresentadas nesta página e no restante do material. Agradecemos pela sua compreensão e esperamos que essa documentação possa ser útil para você.

Através da codificação, o usuário pode personalizar totalmente o layout e o comportamento do formulário, atendendo às necessidades específicas da empresa. Com essa flexibilidade, é possível incluir campos personalizados, integrar com outros sistemas, criar regras avançadas de validação de dados e até mesmo criar fluxos personalizados dentro do próprio formulário. A criação de formulários avançados no fluig é uma das maneiras mais eficientes de otimizar os processos de negócios e aumentar a produtividade da empresa.

Através da codificação, o usuário pode personalizar totalmente o layout e o comportamento do formulário, atendendo às necessidades específicas da empresa. Com essa flexibilidade, é possível incluir campos personalizados, integrar com outros sistemas, criar regras avançadas de validação de dados e até mesmo criar fluxos personalizados dentro do próprio formulário. A criação de formulários avançados no fluig é uma das maneiras mais eficientes de otimizar os processos de negócios e aumentar a produtividade da empresa.

"Hello World"

 Para quem está começando a aprender sobre o fluig, este é um passo fundamental e simples para entender como funciona a criação de formulários. Vamos começar?


Se você nunca fez um formulário no fluig, podemos começar simples, sem ferramentas mirabolantes, apenas o fluig e um editor de texto. Os únicos pontos de atenção é que as tags html e body são necessárias e que todos os campos que serão preenchidos precisam estar dentro da tag form do html.


<html>
<body>
    <form name="form" role="form">
        Oi. Informe o seu nome: <input type="text" name="name" />
    </form>
</body>
</html>

Agora, acessando o fluig, entre na página de documentos (1), crie uma pasta ou escolha uma existente como a pasta “Formulários Fluig” (2), clique no botão “Novo” (3) e escolha a opção “Formulário Avançado” (4)

Escolha o arquivo html criado (1), defina um nome para o seu formulário (2) e confirme

Agora que seu formulário já foi criado, acessa a pasta criada com a descrição escolhida (1), clique no botão Novo (2) e selecione a opção “Registro de formulário” (3)

O seu formulário irá abrir em uma modal. Preencha os dados e confirme e o seu registro de formulário será criado.



Acessando e editando um registro

Acessar e editar um registro é bastante parecido com a criação.

Para acessar o registro, basta navegar até a pasta do formulário, acessar o formulário do mesmo jeito que é feito para inserir um registro (1), selecionar o registro que deseja visualizar e clicar na descrição (2)


O fluig irá abrir uma modal com o seu formulário em modo de visualização. Neste modo você pode visualizar o seu registro (1) para confirmar que esse é o registro que se quer alterar e para editar basta clicar no botão "Editar Formulário"

Agora em modo de edição, o campo é exibido (1) e você pode editar e depois salvar o formulário (2). Ou, descartar caso queira cancelar as alterações.

O que aconteceu com o meu formulário no modo em edição? 



Como o formulário é exibido dentro do fluig?

Caso tenha a curiosidade de inspecionar o formulário no fluig, verá que ele é exibido dentro de um iframe. Isso garante que as funções e estilizações que do formulário não sobrescreva as do próprio fluig. E, entre outras coisas, o fluig modifica a tag form para impedir o envio diretamente pela tag e forçar o uso dos botões de confirmação da tela.

Como utilizar css no formulário

Em todos os formulário no fluig adicionamos a chamada do fluig style guide (https://style.fluig.com/). Assim você pode, mesmo sem criar uma linha de css, deixar o seu formulário mais bonito e com a mesma cara do fluig.

<exemplo usando o style guide>

Mas se quiser, claro, você pode adicionar seus próprios css. Crie seu arquivo css e no html adicione ele da seguinte forma:

<exemplo html com o css adicionado>

Agora, lá no fluig, atualize o seu formulário clicando nos três risquinhos, editar formulário, envie o nome arquivo .html e o arquivo css conforme o print abaixo. 

<print da tela de navegação de documentos>

Pronto, seu css já foi aplicado. Crie um novo registro e acesse para verificar como ficou.

<print da criação do registro e da visualização do registro>

Cuidado: Versionamento de formulário

O fluig faz o versionamento do formulário, o que significa que cada mudança feita no formulário normalmente é registrada e salva como uma nova versão. No nosso exemplo, agora o seu formulário tem três versões: uma sem nenhuma estilização, outra usando o fluig style guide e a última com o seu próprio css. 

Embora o versionamento seja importante para o controle e organização das mudanças feitas, é preciso ter atenção para possíveis confusões, pois o registro de um formulário fica vinculado à versão em que foi criado. Portanto, é um registro criado na primeira versão não tenha as alterações de estilo das versões seguintes.

Esse comportamento é altamente recomendado para alterações como criação ou remoção de campos, ou mesmo para algumas alterações de script, mas no caso de pequenas mudanças visuais, você pode impedir o versionamento do formulário. Para impedir, na hora de atualizar os arquivos do documento, acesse a aba “Propriedades”, encontre a opção “Versionamento” e selecione a opção “Manter versão”.

<print da tela>

Agora os registros de formulários que foram criados na versão atual e os próximos registros de formulários, todos estarão com o mesmo estilo. Já as versões anteriores, hoje não é possível modificar pela plataforma.

<print do registro criado na v3 e do registro criado na v1>