1 - Você precisará baixar a ferramenta de acesso para sftp, hoje é indicado a ferramenta.
2 - Acesse o portal do Tcloud (https://tcloud.totvs.com.br/login) os dados para login é usuario e senha de rede totvs, em seguida pesquise pelo código do cliente no campo conta que se encontra no superior da tela, caso não encontre ou não tenha acesso a visão dos ambientes do cliente pesquisado solicitar permissão ao cloud totvs.
Após acessar você selecionará o ambiente de Troubleshoot. Neste ambiente você terá acesso aos serviços e caminhos para acessar o mesmo externamente.
3 - Compile a versão RM que irá debugar do cliente, separe as dlls e pdbs do seu produto e transfira para o servidor. Para fazer a transferência você irá precisar parar os serviços de host, isso poderá ser feito pelo acesso no tcloud. O nome do serviço de host no tcloud é "Appserver"
4 - Pare os serviços "Devops Product Init" e "Devops Tools Update" pois os mesmos são utilizados para realinhar os configs do ambiente. Isso impede que as alterações efetuadas nos configs sejam permanentes até o fim do debug.
5 - Após acessar o ambiente Tcloud Troubleshoot você terá acesso ao botão no início do ambiente "Informações do ambiente", neste você tem o caminho do "Endereço para o debug remoto".
6 - Após acessar o ambiente Tcloud Troubleshoot você terá uma visão com vários links e um deles é "Credenciais de SFTP" o caminho e dados de login e senha são utilizados para acessar a instalação do ambiente e configs, através do client de acesso a sftp que você baixou na web de acordo com o Passo 1.
A instalação do RM está no diretório raiz em: totvs/corporeRM/RM.Net (todas as dlls da instalação se encontram aqui)
Os configs se encontram no diretório raiz em: files/config no arquivo "configglobal.json"
7 - Transfira as dlls e pdbs utilizando o cliente que está acessando o diretorio da instalação para a pasta RM.Net.
8 - Modifique o confique incluindo a tag "IsolateProcess = false" para as configurações de host.
9 - Reinicie os serviços do host acessando pelo Tcloud o ambiente do cliente.
10 - Dentro do ambiente no Tcloud acessando o Troubleshoot acima de serviços tem um desenho de um bug clique no link e então selecione a ação desejada "Iniciar", selecione a versão do seu visual studio e clique em enviar para iniciar o serviço "MSVSMON.EXE" (este serviço deverá estar alinhado a sua versão do Visua Studio assim como o Patch).
11 - Agora vá no seu Visual Studio e selecione - connection type: "Remote (No authentication)", connection target: "Endereço completo do passo 5"
Se ocorrer erro para encontrar reclamando do MSVSMON.EXE, repita o passo 10.
Após obter sucesso, selecione para o campo - Attach to: "Managed (.Net 4.x)" e então atach o host do ambiente encontrado.
12 - Você precisará do cliente do RM para executar os processos, para isso acesse o TCloud e vá no botão informações do ambiente e terá o descritivo "Smartclient:" copie o caminho e cole no browser, faça o download do smartcliente do RM e log normalmente.
13 - DICA: Faça um debug simples em uma abertura de visão, ocorrendo sucesso. Poderá ir ao processo ou visão na qual você deseja debugar.