O objetivo principal deste treinamento é que você seja capaz de compreender como funciona uma política, montagem de layouts, compilação e publicação de políticas, assim como a sua depuração e armazenagem.
Esperamos levar até você informações relevantes que os auxiliem em seu trabalho, buscando esclarecer as principais questões referentes à Construção de Políticas.
Nosso programa compreende as seguintes etapas:
•Objetivo do Treinamento
•Características da Política
•Janela de Elementos
•Montagem de Políticas
•Montagem de Layouts (Entrada e Saida)
•Parâmetros de Envio
•Compilação de Políticas
•Publicação de Políticas
Uma Política é o conjunto de regras e diretrizes que norteiam o processo de tomada de decisão nas empresas.
O Compilador do Intellector possui uma interface amigável que permite aos usuários a montagem de políticas de forma fácil e ágil.
Nessa imagem é possível visualizar o componente de elementos, à direita, exibindo a lista de elementos possíveis para a construção de uma política. À esquerda está presente parte do código de uma política criada.
A finalidade de uma Política é Identificar possíveis riscos de inadimplência nas operações de concessão de empréstimos, crédito pessoal ou financiamentos, além de identificar a verdadeira capacidade de crédito do cliente. Aplicam-se também as áreas de seguro, indústrias, empresas de varejo na automatização das tomadas de decisão.

A janela de elementos exibe a lista de elementos disponíveis para a construção de uma política.

O Intellector utiliza-se de uma estrutura pré-definida que atende todas as necessidades para o desenvolvimento de uma política de decisão.
Os elementos de uma política de crédito são, portanto, os recursos disponíveis para o desenvolvimento da lógica da política, sendo sua composição:
Acessos, Comandos, Comentário, Funções, Subpolíticas, Literal, Conjunções Lógicas, Comparadores, Operadores, Variáveis Internas, Variáveis Externas , Variáveis de Trabalho e Ações.
Os acessos são as consultas disponíveis a qualquer base de dados ou servidor de informações que possam ser acionados dinamicamente. Podemos citar como exemplos de acessos as consultas realizadas a órgãos como o SERASA e o SPC.

Os comandos disponíveis no sistema servem para criar árvores de decisão, retorno de função e inserção de blocos de código na política.

Através do Elemento "Comentário" podemos inserir as informações necessárias visando documentar o conteúdo da política.

Através do elemento “Funções” podemos inserir na linha desejada códigos prontos, os quais retornam resultados de consultas ou cálculos conforme o objetivo da função.

Poderão ser criadas novas funções pelo usuário, utilizando todos os recursos disponíveis. As funções criadas por um usuário são chamadas de Subpolíticas.
Com a Subpolítica criada, será possível executá-la sempre que desejado, bastando incluí-la no código da política.
| Uma Subpolítica pode chamar outra Subpolítica subsequente, mas não pode chamar Subpolíticas anteriores, pois não existe recursividade. |

O elemento “Literal” é utilizado para a passagem de valores para as variáveis do sistema. Os tipos de literal disponíveis no compilador são: INTEGER, BOOLEAN, DATE, DOUBLE e STRING.

As Conjunções Lógicas é um dos recursos utilizados para comparações na política de crédito, ampliando as possibilidades de desenvolvimento da política. As comparações lógicas podem ser: E e OU.

Os comparadores são elementos utilizados para comparações nas políticas. Os comparadores disponíveis no compilador são: IGUAL, DIFERENTE, MAIOR QUE, MENOR QUE, MAIOR OU IGUAL e MENOR OU IGUAL.
Caso sejam feitas comparações de dados de tipos diferentes, na compilação o sistema fará a crítica e informará o local do problema.

São operadores matemáticos que podem ser utilizados em árvores de decisão ou na atribuição de valores as variáveis de trabalho do sistema. Os operadores matemáticos disponíveis no compilador são:
Adição, Subtração, Multiplicação e Divisão. Parênteses também estão disponíveis para uso.

A Variável é a fonte de consulta utilizada pela política para realizar as validações. Nas variáveis temos as informações necessárias para identificar qual ação iremos realizar para um determinado cliente.
O Compilador do Intellector trabalha com três Tipos de Variáveis:

As Ações finalizam a rotina de uma política. Sempre que desejamos definir o resultado de uma validação feita na política devemos utilizar uma Ação.
Uma política sem uma ação não terá resultado algum para o processo. O nome das ações é definido pela natureza do negócio. Alguns exemplos de nomes de Ações são: "APROVA", "NEGA", "MESA DE CRÉDITO", "AUTORIZA", "LIGA", "DESLIGA", etc.

O processo de criação de uma política no Compilador é iniciado pelo menu “Política”, opção “Novo”. Será aberta a página em branco para a criação de uma nova política.

No Compilador, iremos utilizar o mecanismo drag and drop para inserir árvores de decisão e blocos na política.
A sequência básica de ações relacionadas ao drag and drop é:
•Clicar no comando desejado e manter o botão esquerdo do mouse pressionado, para "agarrar" o comando.
•"Arrastar" (drag) o comando para o corpo da política, ou seja, para a página em branco.
•"Largar" (drop) o comando, soltando o botão pressionado.
Ao realizar essa sequência de ações, os comandos desejados serão inseridos no corpo da política com sucesso.

Para incluir comentários, o primeiro passo é selecionar o item “Comenta” e por meio do mecanismo drag and drop arrastá-lo para a linha desejada. Ao arrastar o elemento “Comenta” para o corpo da política, serão inseridas duas barras na linha escolhida, indicando que aquela linha está pronta para a inserção de um comentário.

Para inserir uma variável, primeiramente devemos selecionar um bloco no corpo da política. Para selecionar um bloco, basta posicionar o cursor do mouse no bloco e realizar um duplo clique.

Para finalizar o processo de inserção de uma variável, na janela de elementos clique duas vezes na variável que deseja inserir. O bloco selecionado será automaticamente substituído pela variável escolhida.

Para apagar um bloco da política, marque a linha inicial que deseja apagar e, com a tecla SHIFT pressionada marcar a linha final desejada. Após marcar o bloco, selecione o ícone “Apaga bloco selecionado”. O bloco será apagado com sucesso.

O Compilador permite a criação de novas variáveis internas e de trabalho. No processo de criação de uma política, podemos, portanto usar as variáveis já existentes no compilador ou criar novas. Para iniciar o processo de criação de uma nova variável interna ou de trabalho, clique com o botão direito do mouse na categoria desejada para a nova variável e selecione a opção “Nova Variável”.

Após selecionar a opção “Nova Variável”, será exibida a tela de configuração da nova variável. Deverão ser informados o nome e o tipo da variável. Os tipos disponíveis são BOOLEAN, DATE, DOUBLE, INTEGER e STRING. O campo “Tamanho” só estará habilitado para edição quando a variável for do tipo STRING. Também deverá ser informado um comentário a respeito da variável. Após preencher corretamente todos os campos, confirme a operação selecionando o
botão OK.

Após confirmar a criação, a nova variável será automaticamente adicionada à lista de variáveis da categoria ao qual pertence.

Para inserir um comparador no corpo da política, utilize as teclas direcionais do teclado para posicionar o cursor à direita de uma variável e selecione o comparador desejado.

Após as inserções de uma variável e de um comparador, podemos passar um valor à variável. O Literal é o recurso utilizado para a passagem de valores para as variáveis de uma política. Para inserir um literal na política, utilize as teclas direcionais do teclado para posicionar o cursor à direita do comparador e selecione o elemento LITERAL. A tela de configuração do literal seja exibida.

Após selecionar o elemento LITERAL, será exibida a tela de configuração. Deverão ser informados o tipo e o valor da variável. Após preencher corretamente todos os campos, confirme a operação selecionando o botão OK.

Após a confirmação dos dados, o literal será automaticamente inserido à direita do comparador.

Para realizar comparações na política, além dos Comparadores também podemos utilizar as Conjunções Lógicas “E” e “OU”.
A imagem do slide apresenta uma pequena lógica de programação usando Variáveis, Comparadores, Literais e Conjunções Lógicas. Para inserir uma conjunção lógica na política, basta posicionar o cursor à direita do Literal atribuído a uma variável e selecionar a conjunção que se deseja inserir. A conjunção será automaticamente inserida na política.

Os operadores matemáticos podem ser utilizados em árvores de decisão ou na atribuição de valores as variáveis da política. No exemplo apresentado na imagem, utilizamos o operador adição junto com um Literal para atribuir valor à variável NovaIdade. Para adicionar um operador, basta posicionar o cursor à direita da variável e selecionar o operador que se deseja inserir. O operador será automaticamente inserido na política.

Inserir uma função no corpo da política significa utilizar códigos prontos, os quais retornam resultados conforme o objetivo da função.
Para inserir uma função, o primeiro passo é selecionar a função desejada e por meio do mecanismo drag and drop arrastá-la para o corpo da política. Ao arrastar a função, será inserida a chamada da função na linha escolhida. Algumas informações devem ser informadas à função. Essas informações são a variável que irá receber o resultado gerado pela função e os parâmetros que serão utilizados na lógica da função. Para Somar um número de dias à uma data e obter uma nova data, por exemplo, podemos usar a função f_somaDiasData. Vide a imagem do slide. A variável DataFinal irá receber o resultado do cálculo. Data e Número são os parâmetros utilizados pela função. A variável DataInicial e o Literal Sete foram informados como valores para esses parâmetros. Todo o código será validado na compilação e caso exista algum erro na codificação será criticado e informado o local no código onde ocorreu.

Como já explicamos anteriormente, as subpolíticas são novas funções que podem ser criadas pelo usuário. Para iniciar o processo de criação de uma Subpolítica clique com o botão direito do mouse no elemento Subpolíticas e selecione a opção “Nova Subpolítica”.

Após selecionar a opção “Nova Subpolítica”, será exibida a tela de configuração. Deverão ser informados o nome da subpolítica e um comentário a respeito da subpolítica. Após preencher corretamente todos os campos, confirme a operação selecionando o botão OK.

Após confirmar a criação, a nova subpolítica será automaticamente adicionada à lista de subpolíticas.

Através do menu Elementos/Subpolíticas/ Abre Script podemos criar o Script para a Subpolítica.
Após selecionar a opção “Nova Subpolítica”, o próximo passo é criar a lógica de programação da Subpolítica. Para isso, basta clicar com o botão direito do mouse na subpolítica recém criada e selecionar a opção “Abre Script”.

Tela de Criação da Subpolítica:
Após selecionar a opção “Abre Script”, será aberta uma página em branco para a criação da lógica de programação da subpolítica.

Vamos iniciar o processo de criação da Subpolítica adicionando um comentário e um Bloco que irá receber uma variável de Trabalho.

Recebendo a variável escolhida:
A variável de Trabalho “MinhaIdade” será a escolhida para substituir o Bloco.

Atribuindo um Literal:
Próximo passo será atribuir um valor à variável “MinhaIdade” através do Elemento Literal.

Após a atribuição a variável está com o novo valor e estará disponível globalmente. Para salvar a Subpolítica, selecione o ícone “Salva as alterações da função” que se encontra no menu lateral.

Criação de Políticas –Criando SubPolíticas
Inserindo a Subpolítica na Política:
De volta ao script da Política, para incluir a subpolítica, o primeiro passo é selecioná-la e por meio do mecanismo drag and drop arrastá-la para a linha desejada. A Subpolítica será inserida no corpo da política com sucesso. A variável de trabalho ‘’MinhaIdade’’ estará com valor que lhe foi atribuído dentro da subpolítica. Uma variável de trabalho tem o conceito de variável global. Será visualizada pela política e todas as suas subpolíticas.

Para inserir uma ação existente, devemos arrastá-la para a linha desejada por meio do mecanismo drag and drop.
Para inserir uma ação já existente no compilador, o primeiro passo é selecionar a ação desejada e por meio do mecanismo drag and drop arrastá-la para o corpo da política. A ação será inserida com sucesso na linha escolhida.

Podemos criar novas Ações ao invés de usar uma já existente.
O Compilador permite a criação de novas ações. No processo de criação de uma política, podemos, portanto usar as ações já existentes no compilador ou criar novas. Para iniciar o processo de criação de uma nova ação, devemos clicar com o botão direito do mouse no elemento "Ações" e selecionar a opção “Nova Ação”.

Configurando uma nova Ação:
Após selecionar a opção “Nova Ação”, será exibida a tela de configuração. Deverão ser informados o nome da nova ação e um comentário a respeito da ação. Pode-se escolher o ícone e a cor da ação.

Configurando o Ícone da Ação:
Para configurar um ícone para a nova Ação, selecione o ícone da Lupa que se encontra ao lado da opção “Ícone”. O pop up “Ícones Ação” será exibido. Selecione o ícone desejado e confirme a operação clicando no botão OK.

Configurando a cor da Ação:
Para configurar uma cor para a nova Ação, selecione o ícone da Lupa que se encontra ao lado da opção “Cor”. O pop up “Cor” será exibido. Selecione a cor desejada e confirme a operação clicando no botão OK.

Nova Ação criada com sucesso:
Após preencher corretamente todos os campos de configuração da nova ação, confirme a operação selecionando o botão OK do pop up “Nova Ação”. Após confirmar a criação, a nova ação será automaticamente adicionada à lista de ações do compilador.

Para gravar a política deverá ser clicado o botão "grava" ou a opção "Programa/Salvar" no menu principal.
Após a criação do Script da Política, o próximo passo é salvá-la. Para gravar a política deverá ser clicado o ícone "grava" ou a opção "Política/Salvar" no menu principal.

Deverão ser informados o nome, o tipo e a descrição da política.
Após selecionar a opção “Salvar” ou o ícone “Grava”, será exibida a tela de configuração da Política. Deverão ser informados o nome, o tipo e a descrição da política. Após preencher corretamente todos os campos, confirme a operação selecionando o botão OK. A política será gravada com sucesso.

Para que possamos iniciar a utilização de uma política, devemos implantar esta política em produção, ou seja, disponibilizá-la para utilização do Intellector Server. Para realizar esta operação, é necessário primeiramente a execução de uma sequência de atividades no Intellector Client.
Essas atividades são:
•Atualização de parâmetros de envio,
•Configuração de layouts da política,
•Publicação do layout da política,
•Compilação da política,
•Publicação da política.
Vejamos então a seguir a descrição detalhada de cada uma dessas atividades.