Em caso de necessidade de realizar o processo de cancelamento da Nota Fiscal Mais Negócios à Supplier serão realizamos os seguintes procedimentos e integração no ERP Datasul.
Para realizar o processamento do Cancelamento de uma Nota Fiscal Mais Negócios será necessário acessar a rotina de Parâmetros do Financeiro de Pós-Faturamento e informar:

Estas informações serão utilizadas pelo sistema para realizar o processamento do cancelamento de forma automática através da integração automática do Cancelamento da Nota Fiscal do Faturamento com a Supplier.
A Supplier devolverá os dados da Nota Fiscal Cancelada para o Datasul através da rotina de agendamento disponibilizada em:
Parâmetros Totvs Techfin > Parâmetros do Faturamento > Agendamento:

Os dados enviados pela Supplier serão integrados com o ERP Datasul e disponibilizado no Monitor Integração TOTVS TECHFIN em:
Faturamento > Monitor Integração Notas Fiscais:

Para mais informações acesse:
O Contas a Receber não permite o cancelamento das parcelas originais nota fiscal Mais Negócios, pois as parcelas originais da nota sofreram movimentação após a geração delas no Contas a Receber. Portanto o responsável do Faturamento pelo Cancelamento Nota Fiscal deve avisar o Financeiro, para que o cancelamento seja realizado de forma manual no Contas a Receber.
Dando prosseguimento ao cancelamento que se iniciou no Faturamento, é necessário também realizar os ajustes no Contas a Receber e Caixa e Bancos.
Durante o processo de integração das Notas Fiscais Mais Negócios são geradas as parcelas originais da nota contra o cliente original da Nota e em seguida elas são Renegociadas e geradas novas parcelas contra a Supplier seguindo a condição de Recebimento acordada em contrato.
Para conseguir efetuar o estorno das parcelas geradas no Contas a Receber, deve-se seguir a ordem abaixo:
- Estorno AVA Menor referente a taxa cobrada pela Supplier nas parcelas geradas na Renegociação através do ACR715AA;
- Cancelamento da Renegociação através do ACR718AA. Para identificar o número da Renegociação basta detalhar o movimento de Renegociação da Parcela;
- Estorno das Parcelas originais da Nota através do ACR715AA.
Apesar de ocorrer o cancelamento da Nota Fiscal, no processo a Supplier acaba enviando o pagamento das parcelas no prazo estabelecido em contrato.
- Se Conciliação da Liquidação for enviada antes do Estorno da Parcelas Originais: Para os títulos já liquidados, será necessário estornar manualmente os movimentos de Liquidação das parcelas Supplier antes de Realizar o procedimento indicado no item 2.1. Estorno Parcelas da Nota .
O estorno manual do movimento de liquidação deverá ser com reembolso, pois este tipo de estorno lança o movimento inverso no Caixa e Bancos. Se não for desta forma ele tentará eliminar o movimento de liquidação original que pode estar conciliado com o extrato banco.
Após o estorno com reembolso será necessário criar um lançamento manual de Crédito na Conta Corrente Bancária para anular este lançamento de estorno com reembolso.
- Se a liquidação for enviada após o Estorno da Parcelas Originais: Apresentará erro 7469 no Monitor informando que o título foi estornado e o lançamento de conciliação da Liquidação ficará pendente.
Será necessário lançar um Crédito do valor da liquidação de forma manual na Conta Corrente Bancária e Conciliar o Lançamento de forma Manual no Monitor.
Após a Conciliação da Liquidação a Supplier irá enviar a Conciliação do Cancelamento da Nota Fiscal, que é um evento de DIVCOM (Divergência Comercial). A Divergência Comercial irá ficar pendente no Monitor de Conciliação. pois é indica um processo gerado de forma manual.
FAQ - Perguntas Mais Frequentes - Suporte
Qual a previsão de liberação do processo automático de Cancelamento de Nota Fiscal Mais Negócios?
A previsão inicial é que seja liberada juntamente com a versão 12.1.2301.