Índice


Aprimorar os processo dos Produtos Fiscais Backoffice Protheus construindo soluções inovadoras e automatizadas, conduzindo os clientes em uma jornada única e eficiente para as rotinas fiscais, respeitando a valorização do tempo e a experiência de uso.

Visão Macro do Projeto

Como regra geral os tributos são recolhidos por meio de guias, como o ICMS não é diferente. Porém a complexidade deste tributo apresenta diversar possíbilidade de arrecadação e por conseguência sobre a geração das guias de recolhimento, para entender o processo, mesmo que de forma macro, é primordial alguns conceitos básicos. 

  • Recolhimento por operação: Neste cenário a cada documento fiscal é gerado uma guia de recolhimento, neste caso é necessário que este documento acompanhe a mercadoria durante o transporte, sendo necessário que o recolhimento do ICMS seja feito de forma antecipada. 
  • Recolhimento por apuração: Neste cenário o recolhimento é feito mensalmente. 

Outros ponto de atenção são as modalidade das guias de recolhimento: 

  • Guias Estaduais (DARE, DUA,DARJ, etc): Utilizada para recolhimento do tributo em operações internas, de responsábilidade do contribuinte inscrito.
  • Guia Nacional (GNRE): Criada para atender a necessidade de recolhimento de tributo em operações interestaduais, criada para unificar e simplificar as operações entre eles. Neste caso é importante destacar que nem todos os Estados são aderentes ao modelo nacional, utilizando em todos os casos o seu próprio modelo.

No caso das Guias Nacionais de Recolhimento (GNRE) a SEFAZ de Pernambuco é a mantenedora de um portal onde as GNRE podem ser transmitidas manualmente ou transmitida de forma individual ou em lote através do serviço Web Service (https://www.gnre.pe.gov.br:444/gnre/portal/GNRE_Principal.jsp). No TOTVS Backoffice - Linha de Protheus a rotina GNREWS (FISA095) é a responsável pelo envio das informações ao Portal.


Espaço do problema

Por que estamos fazendo isso?

Declaração do problema


Situações não atendidas atualmente. 

  • A transmissão das informações necessita de uma ação manual de parametrização e monitoramento do retorn das informações de dados. 
  • Não temos o preenchimento automatico de campos ( F6_TIPOGNU e F6_DOCORIG ) o que impede a automação
  • A transmissão é feito Estado a Estado o que também impede a transmissão. 

Como julgamos o sucesso?

x

  • x

Pronto para fazer isso

O que estamos fazendo?

x

x

Por que um cliente quer isso?

  • x

Visualizar a solução

Link para os detalhes:

Escala e escopo


Informações Iniciais

Impacto

x

Time Gestor

x

Aprovador

Mauro Sergio Testoni 

Colaboradores

Luciana Santos 

Time

Planejamento

DSERFIS3-18


Resultado


Hipóteses de Estudo
HipóteseDescritivoStatus


Criação de uma tela em ações relacionados dos documentos de entrada e saída para inclusão dos dados para vinculo de documentos fiscal referência com criação de uma tabela auxiliar nova

Aguardando posicionamanento FAT e COM sobre a possibilidade de criação de uma nova tela.


Criação de uma tela em ações relacionados dos documentos de entrada e saída para inclusão dos dados para vinculo de documentos fiscal referência com a utilização da CDD

Aguardando posicionamanento FAT e COM sobre a possibilidade de criação de uma nova tela.


Utilização da das telas de origem existentes hoje como nas rotinas de documento fiscal para inclusão de informações que levem a identificação do documento referênciado. 

Aguardando posicionamanento FAT e COM sobre a possíbilidade de criação de uma nova tela.


Detalhamento de Hipóteses


xxxx

Informações de processos


Escopo e Estimativa

Por que um cliente quer isso?

  • x

Visualizar a solução

Link para os detalhes:

Estimativa

Squad

Estimativa

Compras

Aguardando resposta de viabilidade em 30/05/23

Faturamento

Aguardando resposta de viabilidade em 30/05/23

Fiscal                                                                    

Aguardando resposta de viabilidade das outras Squad´s                     

Total


Informações Iniciais

Time Gestor

Aprovador

Colaboradores

Time

Squal Fiscal Arquivos

Planejamento

DSERFIS1:

  • Início:  Fim: 

  • Descritivo do épicos:

  • Status: 

Resultado


Pontos de Risco

Nível do Risco










Informações de Conceito



Premissas:

Pontos primordiais para serem contemplado no projetoGrau de Importância

Para automatizar a rotina GNRE WS é necessário que seja criado um mecanismo de cadastro onde seja possível deixar sob a responsabilidade o usuário a inclusão da informação pensando nas especificidades por UF e nas principais operações atendidas pelo sistema:,

  • ICMS Próprio; 
  • ICMS DIFAL consumidor final não contribuinte de outra UF (apuração e operação)
  • ICMS ST (apuração e operação)
  • ICMS FCP (apuração e operação)

Para uma experiência 

Será necessário criar um mecanismo de validação e alerta antes da comunicação com o portal da GNRE garantindo que os limites de comunicação sejam respeitados: 

  • Número máximo de Guias no Lote: 50
  • Número máximo de Itens por Guia: 100
  • Número máximo de Itens por Lote: 300









Análise de Processos #DEVTEAM


CategoriaDúvidasRespostas

Esta rotina já possue Schedule para transmissão automatica



O primeiro item da central colaborativa informa solicita a automização da geração da GNREWS e o segundo itens da central colaborativa informa que o fato de preenchimento automático impede a execução do processo  automatico existente.




















Central Colaborativa:

Pelo portal do cliente: 


Transmissão de GNRE automática

https://centraldeatendimento.totvs.com/hc/pt-br/community/posts/360048452173-TOTVS-Backoffice-Linha-Protheus-Fiscal-Transmiss%C3%A3o-de-GNRE-autom%C3%A1tica-

  • Como está hoje: Atualmente usuário precisa ir até ao módulo fiscal, navegar pelo menu: Miscelânea / Arq. Magnéticos / GNREWS (FISA095), preencher parâmetros de estado, transmitir a GNRE, depois monitora-la.

    O processo é moroso, principalmente quando o fluxo de GRNE é muito grande.

  • O que pode mudar: Fazer o processo de transmissão e monitoramento automático, como ocorre com a transmissão de NF-e. Pois hoje temos o processo de transmissão e monitoramento de NF-e automático, entretanto o fato de ter que ficar transmitindo as guias gera um trabalho manual que poderia ser evitado.

  • Valor da entrega (benefícios ou problemas a serem resolvidos com essa melhoria):





Gravação do campo Tipo Doc. UF e F6_DOCORIG da GNRE - Automaticamente

https://centraldeatendimento.totvs.com/hc/pt-br/community/posts/360048452173-TOTVS-Backoffice-Linha-Protheus-Fiscal-Transmiss%C3%A3o-de-GNRE-autom%C3%A1tica-

  • Como está hoje: Esta um processo de trabalho demorado ainda possibilita erros de digitação manual de modo que o preenchimento automático dos campos ( F6_TIPOGNU e F6_DOCORIG ) iria proporcionar grande eficiência nos trabalhos do dia-dia evitando erros desnecessários e otimizar o modo como esse processo funciona hoje fazendo com ele esse processo fique rápido.

    A totvs criou dois novos campos para atender as regras da GNRE 2.0, F6_TIPOGNU e F6_DOCORIG, só que segundo a totvs o preenchimento destes campo deve ser feito de forma manual pelo usuário, isso até funciona para quem tem poucas guias e não usa o AUTOFAT com geração das guias de forma automática.

    No meu caso tenho um volume de 1500 guias por dia, como que o usuário vai preencher guia a guia este campos é inviável, no meu entendimento não é nem uma melhoria e sim um erro no produto já que a totvs fornece as ferramentas para gerar a guia e transmitir de forma automática só que sem o preenchimento dos novos campos a guia vai ser rejeitada, forçando assim o usuario entrar guia a guia e preencher as informações nos campos, então considero uma falha no produto e que deveria ser corrigida urgente devido ao prazo da GNRE 2.0.

    Eu mesmo não estou usando a versão 2.0 pois é inviável ficar preenchendo estes novos campos manualmente, acho que vários outros cliente devem estar enfrentando o mesmo problema.

  • O que pode mudar

    A totvs criar 2 parametros e no momento da geração da guia preencher as informações nos campos F6_TIPOGNU e F6_DOCORIG de acordo com os parâmetros igual já é feito hoje com outros campos exemplo código da receita.

    Exemplo de novos parâmetros

    PARAMETRO 1 - MV_TIPOGNU CONTEUDO (AL00000,AM00001,CE000002 etc)

    PARAMETRO 2 - MV_F6_DOCORIG CONTEUDO (AL1,AM2,CE1 etc)

  • Valor da entrega (benefícios ou problemas a serem resolvidos com essa melhoria): Poder continuar usando as rotinas de automatização da geração / transmissão da GNRE de forma automática.





Transmissão de diversos Estados de uma única vez

https://centraldeatendimento.totvs.com/hc/pt-br/community/posts/1500000039262-TOTVS-Backoffice-Linha-Protheus-Fiscal-Transmitir-a-GNRE-WS-com-v%C3%A1rios-estados-de-uma-s%C3%B3-vez-e-De-BRANCO-At%C3%A9-ZZZZZZ-nas-guias-Transmiss%C3%A3o-por-lote

  • Como está hoje: Temos que transmitir a GNRE WS individualmente para cada UF pois na rotina de transmissão da GNRE só é possível informar a UF uma única vez, logo se temos que transmitir GNRE de vários estados precisamos fazer várias transmissões pois não é possível transmitir vários estados preenchendo como BRANCO a ZZZZZZ.Em contato com a TOTVS no chamado Solicitação #10388267 informaram que atualmente só é possível fazer uma única transmissão por vez da GNRE sendo uma para cada UF, porém isto não é viável devido ao volume das transmissões. No caso da Nota Fiscal Eletrônica não precisamos selecionar para qual UF foi emitida a nota fiscal e preenchendo apenas os parâmetros de numeração como BRANCO a ZZZZZZ podemos transmitir diversas notas ao mesmo tempo independente do estado.

  • O que pode mudar: Criar mais um parâmetro na rotina FISA095 com o código da UF para que possa ser informado de BRANCO a ZZZZZZ.

  • Valor da entrega (benefícios ou problemas a serem resolvidos com essa melhoria): Esta melhoria é importante pois se tivermos várias guias para vários estados o processo de transmissão precisa ser feito várias vezes o que toma um tempo desnecessário da pessoa responsável pelo processo de recolhimento das guias.

Pesquisa Quantitativa:

Encaminhado uma pesquisa qualitativa 

CategoriaDúvidasRespostas

Onde esta a maior dificuldade em utilização das Guias de Recolhimento do TOTVS Backoffice - Linha Protheus. 

  • Guias Estaduais (DARE) 
  • Guias Nacionais (GNRE)


  • Recolhimento por operação (documento fiscal por documento fiscal)
  • Recolhimento por apuração


Em qual incidencia de ICMS esta a sua maior dificuldade de gestão de Guias de Recolhimento 

  • ICMS Próprio
  • ICMS ST
  • ICMS Difal operações não contribuintes
  • ICMS Antecipado na aquisição da mercadoria


Qual a recorrência de envio de GNRE

  • A cada nota
  • A cada hora
  • Diariamente
  • Semanalmente
  • Mensalmente


Quem é o responsável na sua empresa pela emissão e controle da geração e pagamento da GNRE. 

































Pesquisa Qualitativa:


CategoriaDúvidasRespostas










Para quantos estados a sua empresa encaminha GNRE por operação?

Para quantos Estados a sua empresa encaminha GNRE por apuração?

Quantas operações com código de receita diferentes são gerados? 






























CategoriaDúvidasRespostas




















































CategoriaDúvidasRespostas

















































Pesquisa de Parceiro

Banchemarketing

O foco do estudo esta em como nossos principais concorrentes internos e externos. Abaixo apresentamos um breve descritivo de cada um deles em um quadro comparativo: 



Eleve





































Referências


RelevânciaLink















RelevânciaLink












RelevânciaLink

Conceito de guias de recolhimento

https://elevesuasvendas.com.br/blog/legislacao-fiscal/gnre-o-que-e













RelevânciaLink

















RelevânciaLink