A Previsão de Débitos Duvidosos (PDD), também conhecida como Provisão para Devedores Duvidosos (PDD), é um processo contábil e financeiro utilizado pelas empresas para estimar a perda provável de receitas devido à inadimplência de seus clientes. Esse processo é especialmente importante para garantir a adequada apresentação das demonstrações financeiras, refletindo de forma realista a situação financeira da empresa.
De todas as parametrizações descritas a seguir, apenas os Parâmetros para Provisão de Débitos - CRE0216 é obrigatório. Existem regras previstas que serão aplicadas apenas com a existência de alguns cadastros e quando se aplicar, preencher os dados previamente.
CRE0211 – Cadastro de tipos de Garantia Esse cadastro para o PDD tem o objetivo de definir conforme o tipo de garantia, se esta poderá ser considerada como uma garantia válida para as definições das regras do PDD, conforme o parâmetro 'Garantia real(S/N)?'.
|
CRE0212 – Garantias por Cliente/Raiz Esse cadastro tem por objetivo informar os dados referentes a garantias comuns. Exemplos desse tipo de garantia são hipoteca de imóveis e equipamentos que o cliente prevê em contrato com a empresa.
Opção "Pedidos"
Opção "Fiadores"
Opção "Documentos"
|
CRE0213 - Cadastro de Garantias Financeiras Esse cadastro tem por objetivo informar os dados referentes a garantias financeiras. Exemplos desse tipo de garantia são contratos feitos diretamente com seguradoras.
No item SOLICITAÇÃO FINANCEIRA:
No item RETORNO FINANCEIRA
OBS: Para cada 'Tipo de Solicitação' existe um retorno, então: se for incluída uma solicitação, deve-se vai informar Data, Valor e código do cliente na financeira, não deverá informar o retorno. Quando a financeira der o retorno efetivamente, deverá ser consultado pelo código da solicitação ou outro campo qualquer e modificar a tela informando os dados do retorno. Tendo assim os dados de solicitação para a Financeira e o retorno na mesma tela. Este retorno, que é uma modificação, gerará a versão 2 desta garantia, tornando-se a versão atual. |
Abaixo estão descritos exemplos de como vai acontecer a contabilização, considerando que a empresa e portadores estão parametrizados para gerar a contabilização da transferência de portador.
Portador 0 ou sem portador não irá gerar a contabilização da entrada. Neste caso o tipo de título não poderá estar parametrizado para contabilizar a entrada, do contrário o FIN10050 (Manutenção de títulos) exigirá que um portador seja informado. Segue abaixo a mensagem de consistência na confirmação, quando o tipo de título está parametrizado para contabilizar a entrada e não é informado portador.
|
Título sem portador na inclusão e modificado para portador 001-Banco Contabilização: D - Conta cadastrada para o tipo de título utilizado para o portador 001 - Banco (fin10016) C - Conta do cliente (cre0030) 🡪 1º - Usa conta cadastrada para o cliente se houver; 🡪 2º - Se não encontrar no item anterior, busca a conta cadastrada genérica (cliente = '0') 🡪 3º - Se não encontrar no item anterior, busca a conta crédito BANCO\CLIENTE (fin10018)
|
<!-- esconder o menu -->
<style>
div.theme-default .ia-splitter #main {
margin-left: 0px;
}
.ia-fixed-sidebar, .ia-splitter-left {
display: none;
}
#main {
padding-left: 10px;
padding-right: 10px;
overflow-x: hidden;
}
.aui-header-primary .aui-nav, .aui-page-panel {
margin-left: 0px !important;
}
.aui-header-primary .aui-nav {
margin-left: 0px !important;
}
</style>
|