A Previsão de Débitos Duvidosos (PDD), também conhecida como Provisão para Devedores Duvidosos (PDD), é um processo contábil e financeiro utilizado pelas empresas para estimar a perda provável de receitas devido à inadimplência de seus clientes. Esse processo é especialmente importante para garantir a adequada apresentação das demonstrações financeiras, refletindo de forma realista a situação financeira da empresa.
De todas as parametrizações descritas a seguir, apenas os Parâmetros para Provisão de Débitos - CRE0216 é obrigatório. Existem regras previstas que serão aplicadas apenas com a existência de alguns cadastros e quando se aplicar, preencher os dados previamente.
CRE0211 – Cadastro de tipos de Garantia Tem o objetivo de definir, conforme o tipo de garantia, se esta poderá ser considerada como uma garantia válida para as definições das regras do PDD, conforme o parâmetro 'Garantia real(S/N)?'.
|
CRE0212 – Garantias por Cliente/Raiz Tem por objetivo informar os dados referentes a garantias comuns. Exemplos desse tipo de garantia são hipoteca de imóveis e equipamentos que o cliente prevê em contrato com a empresa.
Opção "Pedidos"
Opção "Fiadores"
Opção "Documentos"
|
CRE0213 - Cadastro de Garantias Financeiras Tem por objetivo informar os dados referentes a garantias financeiras. Exemplos desse tipo de garantia são contratos feitos diretamente com seguradoras.
No item Solicitação Financeira:
|
CRE0216 - Parâmetros Perdas Esse é o programa ao qual define-se as regras de validação dos filtros utilizados para selecionar os documentos indicados para a provisão de clientes duvidosos.
|
FIN10016 - Portadores Para títulos aos quais já tenha sido iniciados os procedimentos judiciais, o portador desses documentos deverá estar indicado como "Considerar como portador jurídico" marcado. Essa informação será utilizada na definição dos documentos que serão indicados como provisão de débitos duvidosos com uma regra que exige ter iniciados os procedimentos judiciais.
|
FIN10008 - Informações de clientes Clientes que não estão marcados para provisionar perdas dedutíveis serão desconsiderados do cálculo da Previsão de Débitos Duvidosos. Marcar o campo "Indicar falência" para informar se o cliente entrou em falência ou concordata. Essa opção só deverá ser indicada se já foram iniciados os procedimentos judiciais necessários para o recebimento do crédito.
|
LOG00087 - Manutenção de parâmetros No LO00087 deve-se parametrizar as contas débito e crédito para Provisão de Débitos Duvidosos.
|
Abaixo estão descritos exemplos de como vai acontecer a contabilização, considerando que a empresa e portadores estão parametrizados para gerar a contabilização da transferência de portador.
Portador 0 ou sem portador não irá gerar a contabilização da entrada. Neste caso o tipo de título não poderá estar parametrizado para contabilizar a entrada, do contrário o FIN10050 (Manutenção de títulos) exigirá que um portador seja informado. Segue abaixo a mensagem de consistência na confirmação, quando o tipo de título está parametrizado para contabilizar a entrada e não é informado portador.
|
Título sem portador na inclusão e modificado para portador 001-Banco Contabilização: D - Conta cadastrada para o tipo de título utilizado para o portador 001 - Banco (fin10016) C - Conta do cliente (cre0030) 🡪 1º - Usa conta cadastrada para o cliente se houver; 🡪 2º - Se não encontrar no item anterior, busca a conta cadastrada genérica (cliente = '0') 🡪 3º - Se não encontrar no item anterior, busca a conta crédito BANCO\CLIENTE (fin10018)
|
<!-- esconder o menu -->
<style>
div.theme-default .ia-splitter #main {
margin-left: 0px;
}
.ia-fixed-sidebar, .ia-splitter-left {
display: none;
}
#main {
padding-left: 10px;
padding-right: 10px;
overflow-x: hidden;
}
.aui-header-primary .aui-nav, .aui-page-panel {
margin-left: 0px !important;
}
.aui-header-primary .aui-nav {
margin-left: 0px !important;
}
</style>
|