Para que seja atendida a legislação da Argentina sobre o novo Imposto País nas Importações, foram disponibilizados as alterações nos seguintes programas para parametrização e cálculos, conforme indicado no passo a passo abaixo.



Cadastro de Despesas (CD1070) 

No programa Cadastro de Despesas deverão ser realizadas duas etapas:

1) Cadastrar uma despesa que irá corresponder ao Imposto País e para a qual será gerado o título no módulo de Contas a Pagar. Para tanto deverá ser um gasto de comércio exterior que gere duplicatas e esteja caracterizado como outros gastos.


2) Indicar para as demais despesas quais incidem na base do Imposto País e quais não incidem, para a geração final do valor do Imposto País.


Documento de Referência: Cadastro_de_Despesas_-_CD1070

Manutenção Parâmetros de Importação (IM0000) 

Nos Parâmetros de Importação (IM0000) foi inserido o campo de código e descrição de despesa Imposto País, para que o sistema, ao gerar a nota fiscal de importação, possa buscar as informações necessárias para a geração do título do imposto País para o embarque. O título será gerado para o fornecedor indicado.


Documento de Referência: Manutenção de Parâmetros de Importação - IM0000


Manutenção de Impostos (CD0182) 

No programa de Manutenção de Impostos (CD0182) deverá ser criado um novo imposto do tipo IVA para o Imposto País.

Para diferenciá-lo dos demais impostos de IVA foi inserido um campo Imposto País para que seja marcado quando se tratar deste imposto.


Documento de Referência: Manutenção_de_Tipos_de_Impostos_-_CD0182

Cadastro de Itens para Comex (CD2510) 

Foram inseridos os campos de código e descrição do Imposto País, para que seja selecionado o tipo de Imposto País para os itens que devem ter este tipo de imposto calculado.


Documento de Referência: Cadastro de Itens para Comex - CD2510

Nacionalização/Geração de Documentos de Entrada (IM3100)

O programa de Nacionalização/Geração de Documentos de Entrada (IM3100) foi alterado para gerar as duplicatas para imposto País quando assim parametrizado. Para que o imposto seja gerado, serão necessárias as parametrizações identificadas nos programas acima, ou seja: 

1) No Cadastro de Despesas (CD1070) devem ser indicadas as despesas que irão compor a base do imposto País, bem como estar cadastrada a despesa do Imposto País; 

2) Os Parâmetros de Importação (IM0000) devem possuir uma despesa Imposto País cadastrada na aba Impostos, bem como para qual fornecedor será gerada a duplicata;

3) Cadastrar o imposto do tipo IVA e Imposto País através da Manutenção de Impostos (CD0182).

4) Indicar para quais itens serão gerados os impostos País, que depois serão utilizados para gerar a duplicata para pagamento, através do programa Itens para Comex (CD2510);


Caso qualquer dos parâmetros acima não contenha informações, a duplicata não será gerada.

O imposto País será gerado no relatório de verificação como um imposto e estará disponível para consulta na tela de Títulos de Importação do programa Documentos de Entrada (RE3001).

Ao atualizar o documento no Recebimento será gerado um novo título no módulo de Contas a Pagar, a exemplo do título de IVA.



Livro IVA Compras (LAR300AA)

O relatório de Livro IVA Compras (LAR300AA) foi alterado para que não apresente o Imposto País somado ao IVA e nem na coluna Isento, na linha do fornecedor de Impostos. Ele somente será considerado no relatório na coluna Tot Bruto desta linha.

A coluna Tot Bruto da linha do fornecedor de Impostos/IVA contém a somatória dos impostos apresentados nesta linha e também os valores de: Imposto de Importação, Taxa de Estatística e agora o Imposto País. Estes últimos não possuem uma coluna específica para apresentação, mas são considerados no total.

No exemplo abaixo temos a linha do Fornecedor do IVA com a totalização considerando o valor de Imposto de Importação (280.000,00), Imposto País (232.050,00) e Taxa de Estatística (56.420,00).







DOCUMENTAÇÃO TRADUZIDA

Espanhol:

2. Use quando for necessário descrever um passo a passo.