O SFTP, ou Secure File Transfer Protocol, é um protocolo seguro para transferência de arquivos diversos, confidenciais ou não, entre computadores, servidores e dispositivos de armazenamento em nuvem, que faz uso do protocolo SSH (Secure Shell) para criptografar todos os dados transferidos. Isso torna o SFTP uma opção muito mais segura do que outros protocolos de transferência de arquivos como FTP ou HTTP.
É possível utilizar a Classe tSFTPClient, disponível na linguagem TLPP, para implementar funcionalidades equivalentes a Classe tFTPClient, disponível na linguagem em ADVPL, de forma mais segura e eficiente.
Para gerar certificados de Login, é importante atentar-se a estes procedimentos:
Geração de Certificados de Login para Classe tSFTPClient
No arquivo de configurção INI do Application Server (appserver.ini), segue um exemplo de como configurar algumas chaves utilizadas especificamente pela Classe TSFTPClient:
[SFTP]
privatekey = D:\Keys\SFTPDEV_PREFERED\withpass\id_rsa
publickey = D:\Keys\SFTPDEV_PREFERED\withpass\id_rsa.pub
certpassword = m1nh4S3nH4fl3!SXHL3SSD
ShellExec = 1
As descrições de cada chaves da sessão SFTP:
O SFTP suporta dois métodos de autenticação:
Autenticação via senha: A autenticação via senha é o método mais comum de autenticação SFTP. Requer que o usuário forneça um nome de usuário e uma senha para acessar o servidor SFTP.
Autenticação via chave pública: A autenticação via chave pública é uma maneira mais segura de autenticar em um servidor SFTP que requer a criação de uma chave pública e uma chave privada. A chave pública é enviada ao servidor SFTP e a chave privada é mantida pelo usuário.
A autenticação via chave pública é mais segura do que a autenticação via senha pois não requer o envio de senha para o servidor SFTP, tornando mais difícil para um invasor roubar a senha.
Segurança: Usa criptografia para proteger todos os dados transferidos.
Confiabilidade: Protocolo confiável que fornece transferências seguras e consistentes de arquivos.
Flexibilidade: Pode ser usado para transferir arquivos entre diferentes sistemas operacionais e dispositivos.
Velocidade: Pode ser um pouco mais lento do que outros protocolos de transferência de arquivos como o FTP.
Complexidade: Pode ser um pouco mais complexo de configurar e usar do que outros protocolos de transferência de arquivos. Requer o uso do servidor OpenSSH para prover o acesso SFTP através da camada SSH.
Esta classe está disponível a partir da versão 20.3.2.1 do Application Server