Guia para montagem do ambiente de desenvolvimento

CheckList de Instalação

1. Resgatar os fontes do TFS.

2. Fazer instalação de todas dependências de compilação.

3. Acessar o diretório dos fontes do PVI recuperados do TFS para sua máquina.

4. Executar o comando yarn

5. Incluir o arquivo de licença compartilhado em ./src/api

6. Acessar ./src/api e duplicar os arquivos config_ambiente.php.new, config_db.php.new, config_php.php.new.

7. Dos arquivos duplicados no passo anterior, renomear às cópias removendo a extensão .new, por exemplo, "config_db.php.new copia" para config_db.php.

8. Rodar o comando de compilação "gulp watch" no diretório raiz.

9. Apontar o IIS para ler os fontes compilados para servir no endereço: http://localhost:8000


Local dos Fontes no TFS

Para compilação do PVI é necessário primeiramente fazer cópia dos fontes no TFS. Para fins didáticos, usaremos como base apenas a versão "Atual" no TFS da TOTVS ($/RM/Atual/Release/FrameHTML/web_src/app/Imb/PVI).


Dependências para compilação

Todas dependências abaixo precisam ser instaladas uma única vez no sistema operacional.

  1. Por uma questão de padronização do local de instalação do PHP, é sugerido extrair o download do PHP em C:\Protos\PHP. Caso faça opção por instalar em diretório diferente do indicado, será necessário editar o arquivo php.ini e alterar o endereço de extensões fixadas com diretório "C:\protos\php\ext\" para seu diretório de instalação.
  2. Mesmo a TOTVS não usando Git para controle de versão PVI é necessário ter o Git para que gerenciador de dependências frontend do PVI possa baixar fontes do Git. Futuramente estaremos remover essa dependência, por enquanto será necessário ter o git.
  3. Node precisar ser versão 10. Caso o desenvolvedor precise ter mais de uma versão do node instalada pode ser usado nvm.


Dependências do Portal


Depois de instalado todas dependências para compilação é necessário fazer instalação de dependencias do próprio PVI.
Dependências do PVI pode ser entendido como bibliotecas de terceiros como AngularJS, Bootstrap, APIs do Google Maps e etc.
Vamos partir do ponto que os fontes do PVI foram resgatados do TFS de $/RM/Atual/Release/FrameHTML/web_src/app/Imb/PVI e mapeados para C:\RM\Atual\Release\FrameHTML\web_src\app\Imb\PVI, então acesse diretório pelo prompt de comando e rode os comandos abaixo:

cd C:\RM\Atual\Release\FrameHTML\web_src\app\Imb\PVI

yarn