Índice

Objetivo


O objetivo deste guia é apresentar quais os problemas mais comuns ao efetuar a atualização do TOTVS Fluig Plataforma e como resolvê-los.


Pré-requisitos



Serviço fluig com status "stopping" ao tentar finalizar


01. Nesse caso, apenas o serviço "fluig" apresenta esse comportamento. Os demais serviços (fluig_Indexer e fluig_RealTime) funcionam corretamente.

Parando.png


02. Esse comportamento não é do Fluig em si e, geralmente, está associado a interferências externa, seja de outra aplicação, servidor, etc. Os cenários mais comuns para a situação ocorrer são:

A recomendação é que exista um servidor dedicado à plataforma, sem que haja outros sistemas operando em conjunto. Caso seu servidor tenha essas características, faça um teste desativando as aplicações para avaliar se ainda ocorre interferências no serviço do Fluig.


Mensagens durante a instalação/atualização em Windows


01. Durante a instalação ou atualização da plataforma, podem surgir as seguintes mensagens de erro:


02. Abaixo seguem alguns exemplos das mensagens que podem aparecer em tela:


03. Certifique-se de ter fechado todos os arquivos e finalizado os serviços do Fluig:

Faça um teste tentando renomear a pasta de instalação da plataforma. Se o sistema operacional não permitir que a pasta seja renomeada, significa que algum arquivo está aberto ou em execução.


04. Se não for possível renomear a pasta de instalação, siga os passos abaixo para executar a atualização/instalação:

a) Acessar a tela de Serviços do Windows e procure pelos serviços: fluig, fluig_Indexer e fluig_RealTime.


b) Acessar as propriedades de um dos serviços.


c) Alterar o Tipo de Inicialização de Automático para Manual. Essa configuração será utilizada apenas para reiniciar o servidor e fazer a atualização. Depois o serviço poderá ser configurado novamente para inicialização automática. Esse passo é importante para evitar que o serviço inicialize e seja preciso parar o serviço manualmente antes de executar a atualização.


05. Realizar a limpeza dos arquivos temporários e pastas keys, conforme o passo a passo abaixo:

a) Parar a execução dos serviços do Fluig: (1) fluig, (2) fluig_Indexer e (3) fluig_RealTime.

b) Acessar o diretório: <diretório de instalação do Fluig>/appserver/domain.

c) Eliminar as pastas: data, log, servers e tmp.

Nesse diretório existe a pasta configuration, que não deve ser excluída, pois se trata de uma pasta fundamental para o funcionamento da plataforma. As demais pastas são todas temporárias. Caso a plataforma não as encontre, ela automaticamente recria as pastas.
Esse procedimento reiniciará a plataforma e limpará os arquivos de log do ambiente.

d) Apagar as pastas keys disponíveis nos caminhos:

e) Verificar se existem arquivos que NÃO estejam nos formatos .war, .ear ou .jar dentro das pastas apps, core e system. Caso existam, é necessário remover esses arquivos fora do formato das pastas:

Os arquivos temporários gerados nestas pastas são excluídos no momento da finalização dos serviços, porém, em casos de desligamentos forçados do ambiente estes arquivos podem não ser excluídos automaticamente. Assim, é necessário fazer a exclusão manualmente, geralmente, os arquivos temporários estão no formato .tmp ou são diretórios como o mesmo nome.


06. Reiniciar o servidor e tentar efetuar a atualização da plataforma novamente. Caso consiga, siga o passos 04 novamente para alterar o Tipo de Inicialização para Automático. Iniciar novamente os serviços do Fluig: (1) fluig_Indexer, (2) fluig_RealTime e (3) fluig.


Permissões do usuário


01. Verificar se o usuário que está executando o instalador possui permissão de administrador.

02. Executar o instalador conforme o artigo: Como iniciar o instalador/atualizador com usuário administrador no Windows.


Importante: O arquivo install.log pode auxiliar a identificar o que pode estar impedindo a instalação/atualização. Verifique esse arquivo, que se encontra no diretório de instalação da plataforma, e se precisar de apoio para analisá-lo, envie-o para o Suporte TOTVS Fluig.