Esta rotina efetua os cálculos mensais de correção monetária e depreciação dos bens cadastrados. O cálculo deve efetuado mensalmente para que os bens sejam atualizados de acordo com as taxas da moeda forte (MV_ATFMOED, atualmente é a UFIR).
Para que este processo seja bem sucedido, deve ser observado se as taxas mensais das moedas e as taxas de depreciação foram informadas corretamente, assim como as contas atreladas ao bem.
A cada cálculo efetuado, a data do último cálculo é armazenada no parâmetro MV_ULTDEPR e este pode ser definido por filial.
Cálculo da depreciação
A configuração no parâmetro MV_TIPDEPR permite calcular a depreciação de três formas distintas, proporcional à data de aquisição do bem:
A configuração do parâmetro MV_ATFMCCM define a forma em que será efetuado o cálculo da depreciação:
Contabilização do cálculo
Caso a integração com o ambiente Contabilidade Gerencial esteja em uso, a contabilização será realizada a partir do lançamento padronizado 820.
Caso o lançamento padronizado não exista, o sistema vai gerar o lançamento contábil de acordo com as contas do bem.
Cálculo depreciação - Equador
Os bens podem ser depreciados integral ou proporcionalmente em relação ao dia de sua aquisição. Para que a depreciação seja integral em relação ao dia de sua aquisição, é necessário configurar o parâmetro MV_ATFDPDI, com os dias a serem considerados para a depreciação integral na aquisição do bem e o parâmetro MV_TIPDEPR configurado com 0.
Preencha o campo Vl. Mx. Depr. para efetuar o controle da depreciação.
Procedimentos
Para calcular a depreciação:
É necessário fazer backup da base de dados antes e depois do cálculo. |
Recomendamos a utilização desta rotina com o parâmetro 'Abre Arq Exclusivo ?' como 'Sim'. |
Veja também
Com relação à depreciação, pode-se emitir os seguintes relatórios: