01. VISÃO GERAL

Esta funcionalidade tem como objetivo registrar os Lançamentos Contábeis decorrentes da Variação Monetária com base no período selecionado.

A Variação é calculada pela diferença entre o Saldo na MoedaX e o Saldo na Moeda01, dividida pela Taxa de MoedaX.

Para fazer isso, utiliza-se a seguinte fórmula:

Variação = SaldoMoedaxx - (SaldoMoeda01/TaxaMoedaxx)

Onde:

SaldoMoedaxx representa o Saldo dos Movimentos de uma moeda diferente da moeda padrão (01) no período selecionado, dividido pelo número de dias no período selecionado.
SaldoMoeda01 indica o Saldo dos Movimentos na moeda padrão (01) no período selecionado, dividido pelo número de dias no período selecionado.
TaxaMoedaxx é a Taxa de Câmbio da moeda diferente da moeda padrão (01) no período selecionado.


Conceitos


02. CONFIGURAÇÃO

02.1 CRITÉRIO

A rotina de Variação Monetária permite adotar dois critérios para realização dos cálculo, podendo ser:

Na Aba Geral, preencha o campo Var Monet, indica a Conta de Variação Monetária, será nesta conta que serão lançados os valores apurados de Variação Monetária durante o processamento da rotina especificada. 

Na Aba Conv Moedas, preencha os critérios de conversão para as moedas correspondentes em débito e crédito.


No caso do critério de conversão a débito ser diferente do crédito, não é aconselhável que se façam lançamentos contábeis de partida dobrada. Nesta situação crie duas linhas de lançamentos contábeis (Déb. / Créd.)

Exemplo:
Conta => 11101
Crit. Déb. => 1 (Diário)
 
Conta => 21101
Crit. Créd. => 2 (Mensal)
 
No lançamento contábil partida dobrada, o sistema considerará o critério da última conta digitada. Caso não seja conveniente esse procedimento, crie duas linhas de lançamento contábil.



03. EXEMPLO DE UTILIZAÇÃO

03.1 INCLUSÃO DE LANÇAMENTOS CONTÁBEIS

Nesta tela pode-se consultar todos os agrupadores cadastrados. Existem 3 opções nesta primeira tela.




03.2 EXECUÇÃO DA VARIAÇÃO MONETÁRIA

Para adicionar um agrupador, por favor, selecione a opção 'Incluir Agrupador'. Em seguida, uma janela será aberta, na qual você deverá fornecer informações essenciais, tais como:


No Agrupador, oferecemos três abordagens distintas para a filtragem de dados.

1. Selecionando o 'Campo' de pesquisa.

Essa é a opção mais ágil para adicionar um ativo ao agrupador. Entre as alternativas disponíveis, temos:

Código + Item: Permite a pesquisa pelo código do ativo e pelo item (utilizando os campos N1_CBASE + N1_ITEM).

Num Plaqueta: Oferece a pesquisa pelo número da plaqueta do ativo (usando o campo N1_CHAPA).

Nota Fiscal + Série: Permite a pesquisa pelo número da nota fiscal e pela série (utilizando os campos N1_NFISCAL + NSERIE).


2. Selecionando a opção 'Filtro'.

Nesta tela, você pode escolher qual campo deseja utilizar para aplicar um filtro, selecionando uma opção na lista de campos disponíveis para pesquisa. O sistema realizará automaticamente a busca. Após filtrar os dados na tela, basta marcar o item correspondente, e ele será adicionado à tela de agrupadores.


3. Selecionando a opção 'Filtro Avançado'.

Nesta tela, você tem a opção de criar um filtro composto, utilizando diversos campos. O sistema realizará a busca automaticamente. Após a filtragem dos dados na tela, basta marcar o item correspondente e ele será adicionado à tela de agrupadores.


Se desejar remover os dados já inseridos na tela, é possível utilizar a opção 'Limpar'. Nesse caso, todos os itens serão excluídos da tela.



03.2 LANÇAMENTOS CONTÁBEIS GERADOS PELA VARIAÇÃO MONETÁRIA

Se necessário, é possível ajustar a quantidade de um agrupador. Por exemplo, se um ativo tiver uma quantidade de 15, você pode modificar a quantidade armazenada no agrupador para um valor menor do que a quantidade disponível na tabela de saldos de ativos (SN3).