01. VISÃO GERAL

Esta funcionalidade tem como objetivo registrar os Lançamentos Contábeis decorrentes da Variação Monetária com base no período selecionado.

A Variação é calculada pela diferença entre o Saldo na MoedaX e o Saldo na Moeda01, dividida pela Taxa de MoedaX.

Para fazer isso, utiliza-se a seguinte fórmula:

Variação = SaldoMoedaxx - (SaldoMoeda01/TaxaMoedaxx)


Onde:

SaldoMoedaxx representa o Saldo dos Movimentos de uma moeda diferente da moeda padrão (01) no período selecionado, dividido pelo número de dias no período selecionado.
SaldoMoeda01 indica o Saldo dos Movimentos na moeda padrão (01) no período selecionado, dividido pelo número de dias no período selecionado.
TaxaMoedaxx é a Taxa de Câmbio da moeda diferente da moeda padrão (01) no período selecionado.


ver mais conceitos


02. CONFIGURAÇÃO

02.1 CRITÉRIO

A rotina de Variação Monetária permite adotar dois critérios para realização dos cálculo, podendo ser:

Na Aba Geral, preencha o campo Var Monet, indica a Conta de Variação Monetária, será nesta conta que serão lançados os valores apurados de Variação Monetária durante o processamento da rotina especificada. 

Na Aba Conv Moedas, preencha os critérios de conversão para as moedas correspondentes em débito e crédito.


No caso do critério de conversão a débito ser diferente do crédito, não é aconselhável que se façam lançamentos contábeis de partida dobrada. Nesta situação crie duas linhas de lançamentos contábeis (Déb. / Créd.)

Exemplo:
Conta => 11101
Crit. Déb. => 1 (Diário)
 
Conta => 21101
Crit. Créd. => 2 (Mensal)
 
No lançamento contábil partida dobrada, o sistema considerará o critério da última conta digitada. Caso não seja conveniente esse procedimento, crie duas linhas de lançamento contábil.

A rotina de Variação Monetária utiliza os Saldos Contábeis como origem de dados para execução, necessário estar com os valores atualizados.



03. EXEMPLO DE UTILIZAÇÃO

03.1 INCLUSÃO DE LANÇAMENTOS CONTÁBEIS

Nesta tela pode-se consultar todos os agrupadores cadastrados. Existem 3 opções nesta primeira tela.




03.2 EXECUÇÃO DA VARIAÇÃO MONETÁRIA

Para adicionar um agrupador, por favor, selecione a opção 'Incluir Agrupador'. Em seguida, uma janela será aberta, na qual você deverá fornecer informações essenciais, tais como:


No Agrupador, oferecemos três abordagens distintas para a filtragem de dados.

1. Selecionando o 'Campo' de pesquisa.

Essa é a opção mais ágil para adicionar um ativo ao agrupador. Entre as alternativas disponíveis, temos:

Código + Item: Permite a pesquisa pelo código do ativo e pelo item (utilizando os campos N1_CBASE + N1_ITEM).

Num Plaqueta: Oferece a pesquisa pelo número da plaqueta do ativo (usando o campo N1_CHAPA).

Nota Fiscal + Série: Permite a pesquisa pelo número da nota fiscal e pela série (utilizando os campos N1_NFISCAL + NSERIE).


2. Selecionando a opção 'Filtro'.

Nesta tela, você pode escolher qual campo deseja utilizar para aplicar um filtro, selecionando uma opção na lista de campos disponíveis para pesquisa. O sistema realizará automaticamente a busca. Após filtrar os dados na tela, basta marcar o item correspondente, e ele será adicionado à tela de agrupadores.


3. Selecionando a opção 'Filtro Avançado'.

Nesta tela, você tem a opção de criar um filtro composto, utilizando diversos campos. O sistema realizará a busca automaticamente. Após a filtragem dos dados na tela, basta marcar o item correspondente e ele será adicionado à tela de agrupadores.


Se desejar remover os dados já inseridos na tela, é possível utilizar a opção 'Limpar'. Nesse caso, todos os itens serão excluídos da tela.



03.2 LANÇAMENTOS CONTÁBEIS GERADOS PELA VARIAÇÃO MONETÁRIA

Se necessário, é possível ajustar a quantidade de um agrupador. Por exemplo, se um ativo tiver uma quantidade de 15, você pode modificar a quantidade armazenada no agrupador para um valor menor do que a quantidade disponível na tabela de saldos de ativos (SN3).