Detalhamento:

Esse processo possibilita ao usuário uma interface para que tenha autonomia para importar os saldos iniciais e efetue manutenção dos registros importados antes da geração do saldo. O novo combo box terá duas abas:

Fluxo do Processo:

Considerações Importantes:

  1. Se o saldo total de débitos e créditos é igual para a Empresa (DE);
  2. Se o saldo total de débitos e créditos é igual para a Empresa (PARA);
  3. Se o total de débitos e créditos informados para cada unidade é igual (DE);
  4. Se o total de débitos e créditos informados para cada unidade é igual (PARA).

Protótipos de Tela:

Funcionalidades da Tela:


Para a geração do log de validação será criado um novo domínio para a interface DE/PARA de Planos no menu >>> Interfaces, com a finalidade de incluir o local de salvamento do log de validação. 

ABA Importação: destinada a importação, validação, geração e reversão dos saldos contábeis oriundos da alteração do plano contábil.

  • Campo DE – exibe todos os planos cadastrados que aparecem na abrangência com exceção do logado no acesso, para que se selecione o plano origem.
  • Campo PARA – exibe o plano logado na abrangência e que deve ser o plano destino.
  • Exercício – exibe o próximo exercício posterior ao último fechamento.

>Botão Importar - Requisito inicial ter a planilha preenchida e transportada para um arquivo txt de acordo com o layout descrito na MID de Interface desse processo. Nesse passo apenas o layout é validado, ou seja, nenhuma consistência é efetuada.

>Botão Validar – passo seguinte após a importação, onde ocorrem as consistências para a geração dos saldos. Quando o usuário validar o arquivo, um log será gerado na pasta indicada no cadastro da interface, bem como deve gravar no campo “id_sit_val” da tabela “t405dppl” os dominios definidos para indicar o resultado da validação. Vamos guardar em tabela apenas a última situação do arquivo importado.

Caso haja inconsistências, pode ser efetuada uma nova importação ou os ajustes necessários na aba de manutenção de registros.

✔ Se o total de débitos e créditos do arquivo são iguais;

✔Se o total de débitos e créditos de cada unidade são iguais;

✔Se o histórico incluído no arquivo está cadastrado no sistema básico;

✔Se o tipo do evento é igual “Livre”.

>Botão Gerar Saldos – passo seguinte após a validação, onde todas as consistências foram validadas e os saldos serão gerados nas respectivas contas através de um lote contábil.

Esse lote e seus respectivos lançamentos devem ter as mesmas consistências atuais do sistema (tabelas de lançamentos, lotes e saldos) e não será permitida a exclusão via tela do lote ou do lançamento. Esse lote só poderá ser excluído através da reversão de saldos e atenda às consistências e requisitos para que essa reversão ocorra. No momento na geração o usuário poderá selecionar a data para a criação do lote de abertura (se 31/12 ou 01/01).

Composição do lote - deve ter todas as consistências para a geração do lote:

✔Número de lote;

✔Data do lote;

✔Data contábil;

✔Número de partidas ou linhas;

✔Tipo de evento (LIVRE);

✔Total do lote;

✔Garantir que o total de débitos seja igual ao total de créditos para a empresa e por unidade;

✔Histórico único para todas as partidas.

>Botão Reverter Saldos – Caso se verifique alterações posteriores à geração do saldos identificadas pelo usuário, a reversão pode ser efetuada caso não infrinja nas regras para que a reversão seja possível. Na reversão o lote de abertura dos saldos é excluído e um novo lote será gerado a partir da geração dos saldos.

*****Caso já haja movimentos no novo exercício esse processo não poderá ser revertido e o botão “Reverter Saldo” da tela deve ficar desabilitados para impedir que uma nova geração ocorra.

>Botão Fechar – Esse botão tem ação na aba “Importação” e deve consistir se há algum passo validado não salvo e pergunta ao usuário se deseja salvar antes de fechar a tela.

ABA Manutenção de Registros: destinada à alteração, inclusão ou exclusão de registros importados e validados. A manutenção dos registros não é possível após a geração dos saldos e essa aba deve apresentar uma mensagem informado a impossibilidade devido ao lote gerado.

  • Conta Contábil (DE) – O usuário vai iniciar a pesquisa da conta origem que deseja efetuar algum tipo de manutenção. Nesse campo ao dar duplo click a tela de consulta de contas deve trazer das contas analíticas importadas para seleção. Com a conta selecionada os dados relacionados devem ser exibidos, como: unidades, conta (DE), saldo (DE), conta (PARA) e saldo (PARA).

>Botões:

  • Inserir – inclui linhas para a indicação das informações da grade. Na inclusão a seleção das contas deve abrir com duplo click e trazer as contas importadas;
  • Alterar – ao clicar na linha permite a alteração das informações da grade;
  • Excluir – permite a seleção da linha para a exclusão das informações da grade;
  • Salvar – grava as alterações de inclusão, alteração e exclusão;
  • Abandonar – se a seleção for apenas para visualização e não se deseje efetuar nenhuma ação;
  • Fechar – fechar a seção e nesse passo se deve validar se há alterações e informar ao usuário se deseja salvar antes de fechar.