|
Rotina para visualização dos logs das baixas de títulos por API, gerados via job FINA715 ou via Webhook.
FINA715 x Webhook
- Ao executar o Job FINA715, o Protheus inicia a comunicação com o banco solicitando informações de eventos de baixa de boletos.
- Ao configurar o Webhook é o banco que inicia a comunicação com o Protheus, enviando informações de eventos de baixa de boletos.
Para o Protheus receber as informações enviadas pelo banco via Webhook é necessário um serviço REST habilitado no Protheus e disponibilizado para o banco.
→ Banco do Brasil → Webhook - Para mais detalhes sobre a configuração do Webhook do Banco do Brasil Clique aqui.
→ Itaú → Webhook - Para mais detalhes sobre a configuração do Webhook do Itaú Clique aqui.
|
1) Necessita que seja configurado o Job FINA715 para alimentar os Logs das Baixas Títulos, caso não configurado será exibida um mensagem de alerta encaminhando o usuário para Configuração dos Jobs de boletos.
2) Em Configurações de contas, editar a conta desejada e configurar o Baixa de Títulos (Retorno):
Configurar conforme desejado.
Endereço (URL) de call-back do webhook: Preencher para utilização do Webhook.
Salvar Alterações.
3) Na rotina Parâmetro de Banco (FINA130), preencher com a opção 4=Recebimento on-line no campo Ret. Automat. (EE_RETAUT) para indicar a subconta a ser utilizada para Baixa de Títulos (Retorno):
|
Na execução do Job FINA715 são gravadas tabelas F79 e F7A.
O Job irá requisitar ao banco boletos liquidados(realizado pagamento), baixados(não foi realizado pagamento e o banco deu baixa automaticamente) e protestados no período determinado do parâmetro MV_FNGDTBX até o dia atual, ou do dia anterior até o dia atual caso não informado o parâmetro.
|
Obs: Caso não exista nenhuma ocorrência de baixas/transferência/protesto no período requisitado ao banco, não será gravada F79 nem F7A, somente atualizado o parâmetro MV_FNGDTBX com a última execução do job que é mostrado em tela ao lado do título da rotina.
Nessa tela abaixo podemos acompanhar os processamentos de retorno bancário realizados por API, onde é possível visualizar quantidade de títulos baixados e não baixados e o por qual motivo não ocorreu a baixa.
Na tela só é mostrado os processamentos com algum erro na requisição ao banco ou erro no processamento de baixa/transferência do título.
O cabeçalho do log (F79) será mostrado independente da filial em que o mesmo foi gerado. Haverá filtro de filial somente nos títulos exibidos no detalhe, respeitando as filiais que o usuário tem acesso e a seleção de filiais da rotina NGF.
Para cada execução com sucesso do Job FINA715 será atualizado o título da tela com data e hora da execução. |
Encontre qualquer registro dos logs utilizando o campo Pesquisar.
Para encontrar dados mais específicos, utilize a opção de busca avançada.
Para cada log na grid, é possível expandir os detalhes (Títulos) que o compõe. Clique na seta localizada no inicio da linha do log que deseja expandir e serão exibidos os dados referentes a esse log.
O Status determina a situação do detalhe do Log (Título), onde podemos possuir dois valores:
Este status determina que o detalhe do log (Título) foi corrigido. Para esse status as ações ficam desabilitadas.
Este status determina que o detalhe do log (Título) ainda possui erros. Para esse status as ações ficam habilitadas.
Para cada detalhe na grid, é possível saber mais informações sobre Detalhes do Erro ou também Marcar como resolvido.
|
Esta funcionalidade está disponível em pacotes de expedição contínua com data igual ou superior a 14/04/2023. |
Através dessa funcionalidade é possível realizar a comunicação online com o banco, e baixar os títulos a receber no ERP sem a necessidade do job (FINA715).
Todo o processamento ira ocorrer de forma assíncrona, ou seja, o ERP não irá aguardar a finalização, permitindo a navegação livre do usuário.
|