Introdução


A arquitetura da plataforma TechFin requer a ingestão recorrente de dados para a integração com demais softwares externos, entre eles o Datasul. Neste sentido, os softwares externos enviam os dados para uma área de preparação (staging), cujos dados serão posteriormente transformados e normalizados para estruturas predefinidas pelos aplicativos do TechFin. 

Para assegurar a eficiência e escalabilidade da integração, a extração dos dados no produto Datasul é realizada de forma parcial, isto é, são considerados apenas os dados afetados (modificados) em um dado intervalo de tempo.

Para atender a sincronização de forma automatizada e independente de intervenção do usuário, o Data Sync é o serviço que ficará responsável por executar ciclos de sincronização a cada 5 minutos entre o Datasul  e Smart Link Client.

O Data Sync implementa a estratégia Upstreaming Data Sharing. As informações abaixo abordam somente os componentes necessários para entendimento sobre a integração do Datasul com Data Sync.


A liberação desta solução ocorrerá oficialmente na 12.1.2407 em 01/07/2024

Para conhecimento mais aprofundado sobre o Upstream Data Sharing é disponibilizada a documentação V1 e V2 de uso interno e acesso restrito aos participantes TOTVS. 



A integração Data Sync somente poderá ser utilizada para comunicação entre Smart Link Client com o ERP

Upstream Data Sharing


A estratégia Upstream Data Sharing visa a troca de dados massivos entre os ERPs e a plataforma de aplicações TOTVS. A integração envolve duas versões: integração direta com a plataforma Carol e integração intermediada pelo TOTVS Apps para plataforma Carol. Tecnologias envolvidas:

O produto Datasul é responsável por realizar os processos:

  • Recebimento das entidades provisionadas no TOTVS CAROL;
  • Verificação de novas entidades incluídas ou faixa de data para atualização de dados já integrados;
  • Extração dos schemas e dados a serem sincronizados;
  • Atualização de métricas de envio; 
  • Publicação das métricas de envio via Smart Link Client.

A comunicação Upstream Data Sharing segue num único sentido, sempre do Data Sync para o Datasul, sendo que ocorre diretamente com o Servidor de Aplicação Progress. Isto é, o produto Datasul não realiza requisições para os componentes da integração com Data Sync.



É o serviço de sincronização de dados.

Este serviço intermediará a comunicação entre o Datasul e o Smart Link Client. O Data Sync Service substitui a criação e execução dos agendamentos AU0109 e AU0110, deixando de ser através do RPW.


A comunicação entre os aplicativos hospedados na plataforma TOTVS Apps com o ERP Datasul ocorrerá através do Smart Link Client - (On-premise):

  • Responsável pela comunicação com o produto Datasul.  
  • Infraestrutura mantida no ambiente do cliente.
  • É utilizado o protocolo GRPC para troca de mensagens.
  • É responsável pelos processos:

O modo de operação do Smart Link utilizado na integração com o Datasul é o Single tenant, neste modo a aplicação externa opera com um único tenant na plataforma TOTVS Apps.

É a plataforma de aplicações TOTVS.

A aplicação TOTVS Antecipa é um exemplo de aplicação que faz o uso da estratégia Upstream Data Sharing.

É a plataforma de staging TOTVS.

Onde os dados serão transformados e normalizados para estruturas predefinidas pelos aplicativos do TechFin.