Se o problema de performance for causado devido à limitações de estrutura/banco de dados, neste caso, não é caracterizado uma falha no Produto (de forma que caiba direcionar o caso para correção). Para apoio no diagnóstico e manutenções de seu ambiente e base, caso não possua equipe de DBA / TI Infra, contate a TIS nossa área especializada TOTVS Infra-Services. |
Alguns fatores preciam ser previamente validados, uma vez que, frequentemente são a causa da lentidão. Execute cada um dos passos a seguir (preferencialmente em um ambiente/base de testes no qual seja simulada a lentidão - copiados de ambiente produção).
1. Realize as principais atualizações do sistema e confirar se o problema é apresentado, mesmo num ambiente todo atualizado, para descartar que seja essa a causa do problema.
2. Desative as customizações do ambiente e confira se o problema é apresentado, mesmo num ambiente todo padrão, para descartar que seja essa a causa do problema.
Desativar impreterivelmente pelos 3 métodos: Como desativar customizações no Protheus
3. Verifique as personalizações de seus dicionários e confira se o problema é apresentado, mesmo com dicionários de dados (SXs) nativos, ou seja, realize um teste com os dicionários (completo e diferencial) oficiais disponibilizados no Portal de Downloads sem quaisquer personalizações. Esse procedimento visa identificar se a lentidão ocorre isoladamente em decorrência de alguma particularidade personalizada em seus dicionários, de modo a refinar o foco da análise.
4. Critérios que devem ser avaliados pontualmente de acordo com a rotina/processamento problemático:
|
5. A lentidão ocorre somente com as procedures de processamento ATIVAS?
Se caso a lentidão ocorrer apenas com a utilização das procedures, devera inicialmente solicitar ao seu analista DBA, que efetue um acompanhamento do processamento da rotina, com a coleta do Profiler no banco de dados, afim de identificar se existe a possibilidade de criação de indices adicionais durante a coleta do profiler bem como solicitar que o mesmo valide as questão do ITEM 3 do boletim seguinte: É extremamente importante que seja avaliado os pontos pelo analista DBA, e encaminhado os dados de analise dos indices aplicaveis, e qual a manutenção realizada. Framework - Linha Protheus - Lentidão no Protheus 12 Links Uteis: Como gerar o Trace para monitor a performance de Stored Procedures SQL Server Como gerar o Trace para monitor a performance de Stored Procedures Oracle (TKPROF) |
Providencie criteriosamente os insumos solicitados abaixo na Aba 1ª ETAPA para enviar pra análise do Suporte Técnico. Providencie os artefatos e envie já na abertura do ticket.
Se seu ambiente estiver armazenado no Cloud da TOTVS, e você não tiver acesso para obter algum dos insumos abaixo solicitados, através da plataforma TCloud, então, acione primeiramente o Suporte Cloud solicitando a geração dos insumos. Com eles disponíveis, então solicite o Suporte Técnico da área enviando os dados levantados. |
|