Introdução

Com a atualização tecnológica do Progress 11 para Progress 12, as soluções em Webspeed precisam receber ajustes para continuarem sendo utilizadas.

Esta documentação parte do pressuposto de que o cliente já possui seu PASOE configurado (https://centraldeatendimento.totvs.com/hc/pt-br/articles/360056538414-Framework-Linha-Datasul-TEC-Criando-uma-inst%C3%A2ncia-PASOE-atrav%C3%A9s-do-OpenEdge-Explorer).

Documentação da Progress: https://community.progress.com/s/article/how-to-migrate-classic-webspeed-application-to-pas



Programas em Webspeed sem tela (WebService)

Para programas em Webspeed que funcionam como WebService, apenas respondendo a requisições sem abertura de telas, basta atualizar a URL da sua chamada:

Progress 11

(Webspeed Clássico)

http://<SERVIDOR>/scripts/cgiip.exe/WService=<SERVICO>/<PROGRAMA>.w?<PARAMETRO1>=<VALOR1>&<PARAMETRO2>=<VALOR2>

Onde:

  • SERVIDOR: máquina onde o Webspeed está sendo executado
  • SERVICO: nome do seu servico Webspeed

Progress 12

(PASOE)

http://<SERVIDOR>:<PORTA>/web/<PROGRAMA>.w?<PARAMETRO1>=<VALOR1>&<PARAMETRO2>=<VALOR2>

Onde:

  • SERVIDOR: máquina onde seu PASOE está sendo executado
  • PORTA: porta configurada para requisições http do seu PASOE
  • /web/: esta é uma palavra reservada do PASOE, que não deve ser alterada. Ela indica que o tipo de transport desejado é Webspeed. Por exemplo, se trocar para '/apsv/', ele irá entender que o tipo de transport é AppServer. Detalhes aqui: https://community.progress.com/s/article/What-are-the-PASOE-transports



Programas em Webspeed com tela

Para programas com tela, temos algumas mudanças a nível estrutural, mas os programas não precisam ser alterados:


Utilizando como exemplo o módulo WAC clássico (pode ser outro, inclusive um desenvolvimento próprio do cliente):

  1. Buscar a pasta de imagens e arquivos estáticos, que normalmente fica no IIS neste caminho c:\inetpub\wwwroot\seriouswac:


  2. Copiar a pasta seriouswac inteira para dentro de webapps no seu PASOE (no exemplo, o PASOE foi criado com o nome pasoe_atz): 



  3. Se a aplicação trata a criação de "frames dentro de outros frames", como ocorre com o menu do WAC clássico, será necessário habilitar este recurso:

    Editar o arquivo ...\pasoe_atz\webapps\ROOT\WEB-INF\spring\anonymousLoginModel.xml para adicionar a linha <frame-options policy="SAMEORIGIN"/> dentro da tag <http><headers> (próximo da linha 145):

    Antes:


    Depois:


    Obs: por questões de segurança, esta alteração habilita apenas a execução de frames originados pelo próprio servidor do WAC, mantendo a restrição a páginas externas. Se você utiliza outro método de autenticação diferente de anônimo, aplique esta mesma alteração no seu arquivo de configurações equivalente.

    Obs2: o PASOE precisa ser reiniciado para considerar as alterações acima.



Atenção especial com o módulo WAC

O antigo módulo WAC somente é compatível com o navegador Microsoft Internet Explorer. Não irá funcionar corretamente com Chrome, Firefox e outros navegadores mais modernos.

Abaixo seguem alguns problemas conhecidos com a respectiva solução.


Autorizador Web não loga no Internet Explorer

Se o seu Internet Explorer não está autenticando no Autorizador Web, ficando congelado na tela de login e apresentando as mensagens de erro conforme o print abaixo:

Desative o modo de compatibilidade: