Conteúdo

O Mercado Eletrônico é uma plataforma especialista em comércio B2B  (Business to Business: expressão utilizada para se referir a empresas que vendem produtos e serviços para outras empresas). Nele, as transações comerciais entre empresas são realizadas em um ambiente de alta performance onde a informação é estrategicamente compartilhada e serviços inéditos são oferecidos.


Índice

Para poder utilizar a integração Datasul x Mercado Eletrônico, é necessário realizar a contratação de:

  • Plataforma Mercado Eletrônico
  • HUB de Integração (middleware)

Escopo


No Portal do ME, o comprador tem a visão de suas compras, recebimentos, financeiro, pode cotar ordens de compra recebidas pelo ERP, realizar alterações pertinentes nas informações e diversas outras possibilidades de processos. 

Características e Funcionalidades:  

  • Integrações - Haverá possibilidade de uma integração completa com todos os dados vindos do Datasul para o ME e vice-versa, para garantir a incorporação de todas as informações. Os fluxos contemplados inicialmente são:
    • Compradores - Poderão ser enviados para o Portal do ME os compradores do Datasul.
    • Fornecedores - Poderão ser enviados para o Portal do ME os fornecedores do Datasul assim como também poderão ser enviado os Fornecedores do Mercado Eletrônico os novos Fornecedores escolhidos como vencedores nas etapas de negociação.
    • Produtos -Poderão ser enviados para o Portal do ME os produtos do Datasul.
    • Estabelecimentos - Poderão ser enviados para o Portal do ME os estabelecimentos do Datasul.
    • Ordem de Compra - Será criada no Datasul e enviada ao Mercado Eletrônico como "Requisição" as ordens que irão compor os pedidos de compra. Atualmente, não engloba ordem de compra com contrato.
    • Pedido de Compra - O pedido de compra será criado no Mercado Eletrônico como "Pré-Pedido" e virá para o Datasul para aprovação conforme fluxo parametrizado no cliente.
    • Cotações - As cotações das ordens são todas concentradas no Mercado Eletrônico, justamente porque a plataforma permite ampliar o acesso à cadeia de fornecedores.  Para o Datasul, é enviada a cotação vencedora no momento da criação do pedido de compra.
    • Fluxo de Aprovação - A aprovação dos documentos continua sendo no Datasul, por exemplo, se o cliente utiliza o MLA para aprovação de documentos como cotação e pedidos de compra, estes vão seguir o fluxo normal no momento da criação no Datasul, ficando pendentes para aprovação conforme regras já definidas e utilizadas no ERP.
  • Permissibilidade de alterar registros - Os registros criados no ME como pedidos de compra podem ser alterados conforme necessidade e regras de negócio que a ferramenta de integração irá garantir o envio das informações ao Datasul, garantindo a consistência dos dados.
  • Dashboard Customizável - O Portal do ME tem um dashboard totalmente customizável, onde é possível escolher quais informações serão apresentadas bem como suas métricas.
  • Catálogo de Produtos - O catálogo de produtos apresentará os produtos cadastrados no Datasul e que já estão integrados no ME, permitindo visualizá-los detalhadamente com todas as suas informações.
  • Comunidade de Fornecedores e Compradores - O E-Procurement do Mercado Eletrônico conta com vários fornecedores cadastrados que podem ser acessados de forma segura pelos compradores, aumentando o leque de opções.
  • Filtros - Grande gama de filtros para personalizar as buscas e resultados.
  • Mapa Comparativo - Mapa comparativo apresentado no final da rodada da cotação, sugerindo a melhor opção de compra para a negociação.
  • Notificação Automática do Fornecedor - Quando o pedido de compra é gerado no ME, o fornecedor recebe automaticamente uma notificação por e-mail, onde através de um link , o mesmo consegue acessar a plataforma e fazer o aceite ou recusa do pedido de compra.


Para conhecer mais sobre o Mercado Eletrônico:

UNIVERSO TOTVS 


LINKS DA PLATAFORMA:

Passo a passo da configuração - Datasul


Para utilizar a integração do ERP Datasul com o Mercado Eletrônico, devem ser atendidos os seguintes requisitos:

  • É necessário que o ERP esteja na release 12.1.2411 ou superior.
  • Usuário e senha de acesso ao TOTVS (Linha Datasul)
  • Usuário com permissão no programa "purchOrderLinePublic". As documentações referentes ao cadastro de permissões podem ser consultadas aqui e aqui.
  • No programa cc0104, ativar o parâmetro "Utiliza Integração ME", localizado na aba "Integrações".
  • No programa html.cc0301, ao selecionar uma ordem, clicar no botão "Integrar ME" (essa opção só estará disponível se os passos acima forem realizados).
  • Se for de interesse do usuário utilizar o MLA, ele  precisa estar configurado como aprovador e possuir permissão ao menos no documento Pedido de Compra Normal e Emergencial no MLA - Módulo de Aprovação de Documentos. Para saber como configurar o módulo do MLA clique aqui

Passo a passo da configuração - Mercado Eletrônico


Os dados de acesso (API Keys) para se integrar os produtos e serviços do Mercado Eletrônico são criados por usuários com perfil de desenvolvedores. Os desenvolvedores possuem autonomia para gerir os acessos e Webhooks existentes na integração. O processo para incluir um usuário com perfil de Desenvolvedor está disponível clicando aqui.

Ao configurar as empresas, é obrigatório que elas sejam iguais as que o cliente tem no Datasul (códigos das empresas), devido a importância de manter a consistência dos dados. Sua criação é feita pela própria equipe do Mercado Eletrônico - são as chamadas BORGS - , bem como sua configuração.

As ordem de compra (Datasul) e requisições (Mercado eletrônico) precisam ter a mesma estrutura de Business Organizations para que sejam criadas corretamente.

Exemplo:

  • a ordem de compra número 8000 no Datasul pertence a Empresa com código 10 (Descrição "Datasul Empresa 10")  e Estabelecimento código 15 (Descrição "Datasul Estabelecimento 15") .

Então a requisição quando é criada no Mercado Eletrônico deve ter uma estrutura de BORG da mesma forma:

  • {
        "data": [
            {
                "código": "10",
                "tipo": "empresa",
                "descrição": "Datasul Empresa 10"
            },
            {
                "código": "15",
                "tipo": "estabelecimento.",
                "descrição": "Datasul Estabelecimento 15"
            }
        ]


A forma de realizar o cadastro dos dados referentes a moeda, condição de pagamento e unidade de medida é realizando carga de dados, pois estes dados não são tratados pela integração.

Esses dados podem ser inseridos no sistema por cadastro manual ou via importação de planilhas diretamente no ME.

As moedas, condição de pagamento e unidade de medida devem seguir exatamente a mesma nomenclatura, símbolo e descrição do que já existe no cadastro do ERP Datasul.

No Mercado Eletrônico, o campo "Moeda" é preparado para receber valores no formato ISO-4217. Visando garantir a integridade entre os dados, é necessário realizar o cadastro nesse formato, conforme valores já registrados no ERP ( programa CD0914) pois validaremos no Datasul.

Para saber mais sobre o formato ISO-4217, acesse https://www.iso.org/iso-4217-currency-codes.html.


CADASTRO MANUAL PELO PORTAL ME

Para cadastrar manualmente as moedas, será necessário estar logado com a conta do ME no portal, acessar o ícone de "Mais" localizado no menu superior , ir até a opção de "Workflow" e dentro do menu expansível acessar "Moedas"

Na tela de Moedas, é possível adicioná-las pelo botão  inserindo o tipo da moeda e sua descrição, além da tradução da mesma se for necessário.

Para fazer o cadastro da conversão de determinada moeda, é preciso acessar o botão e dentro da tela apresentada acessar .

Será possível então cadastrar as informações pertinentes a conversão de determinada moeda, sua vigência e taxa. Para salvar, clicar em .

Para cadastrar manualmente condições de pagamento, será necessário estar logado com a conta do ME no portal, acessar o ícone de "Mais" localizado no menu superior e ir até a opção de "Workflow".

Dentro do menu expansível acessar "Condições de Pagamento". 

Na tela de Condições de Pagamento, acessar o botão  onde será apresentada a tela de cadastro e poderão ser feitas as inclusões dos dados desejados.

Clicar em  para salvar.

Para cadastrar manualmente unidades de medida, será necessário estar logado com a conta do ME no portal, acessar o ícone de "Mais" localizado no menu superior , ir até a opção de "Workflow" e dentro do menu expansível acessar "Cadastro de Unidades".

Na tela de Unidade de Medida, cadastrar uma nova unidade pelo botão . Clicar em  para salvar.

CADASTRO POR CARGAS EXCEL

Para realizar carga dos dados de moeda, condição de pagamento e unidade de medida por planilha excel, é necessário acessar o ícone  localizado no menu superior. Na opção de Workflow, acessar "Importação/ Exportação Cargas".

Na tela de Cargas, é possível ver seu histórico de cargas, ou seja, todas as ações relacionadas a carga que foram feitas pelos usuários do mesmo ambiente. São apresentadas informações sobre cada carga: seu ID, quem solicitou, o início do processamento, o final do processamento, o status (se foi processado com sucesso ou houve algum erro) bem como a opção de baixar a carga. O ícone no lado esquerdo de cada linha também muda de cor conforme o status da carga (verde pra sucesso, vermelho pra erro) e a posição da seta indica se foi uma importação ou exportação.

Para realizar uma importação/ exportação de dados para o ME, é preciso clicar no botão  e escolher qual tipo de carga deseja. As cargas que utilizaremos são ,  e .

Utilizando como exemplo a Carga de Moeda, para obter o arquivo clicar em .

Será baixado para a máquina local um template excel contendo os campos necessários. Vai ser preciso preenchê-los conforme os dados existentes no Datasul. Colunas com a marcação vermelha são obrigatórias. Após o preenchimento, inserir o arquivo editado na seção . Caso hajam erros com o preenchimento, serão apresentados no momento após do upload.

Após o upload, acompanhar o andamento do envio no histórico de cargas e realizar demais ajustes se for necessário. Para visualizar os erros detalhadamente, acesse o botão .

Se o upload for finalizado sem erros, vai ser possível ver os dados adicionados no Mercado Eletrônico.


CADASTRO DAS DEMAIS INFORMAÇÕES


O cadastro das demais informações é feito através da própria ferramenta de integração. A carga é realizada por APIs, onde os dados serão enviados conforme fluxos criados. As informações que são contempladas na integração atual estão listadas na aba "Sobre".


Diagrama do Fluxo

O fluxo completo pode ser visto no diagrama, que contém todas as etapas da integração desde a criação da Ordem de Compra até o Pedido, sinalizando se passa pelo ERP Datasul ou Mercado Eletrônico.










Fluxo de Estabelecimento


Para iniciar o fluxo de estabelecimentos, deve se ter finalizado por completo as configurações iniciais.

A integração contempla o envio dos cadastros de estabelecimentos do ERP Datasul para o Mercado Eletrônico. No Mercado Eletrônico, o cadastro de estabelecimento pode ser consultado em Preferências - Locais. Os tipos "Cobrança" e "Entrega" correspondem ao cadastro de Estabelecimento do Datasul.

A integração contempla a inclusão e modificação dos registros do Datasul para o Mercado Eletrônico, logo, se alguma alteração for realizada no ME, esta não será levada para o Datasul, toda alteração de cadastro de estabelecimento deve ser feita no Datasul.




Estabelecimento Datasul → Mercado eletrônico


Os dados do estabelecimento são todos disponibilizados por uma API publica do Datasul ("locationIntegrMePublic") que passam pelo ferramenta de integração para serem devidamente traduzidas e serem encaminhadas para a API ("locations") do Mercado Eletrônico.

Valores encaminhados do Datasul para o Mercado Eletrônico (locationIntegrMePublic)

Campo Datasul

Campo Mercado Eletrônico

Descrição do campo

Necessita de algum tratamento na ferramenta de integração?

country

country

País do local

No Datasul, country é um campo escrito por extenso, porém no ME é salvo em sigla. 

Exemplo:

  • Datasul: Brasil
  • ME: BR

locationName

locationName

Id do “local” no Datasul


address

address

Endereço (Rua) do estabelecimento


city

city

Cidade onde encontra-se o estabelecimento


postalCode

postalCode

CEP do estabelecimento


adressNumber

adressNumber

Número do endereço do estabelecimento


clientLocationId

clientLocationId

Id do estabelecimento no Datasul


neighborhood

neighborhood

Bairro do estabelecimento


locationId


Ele é o Id do local no ME que deverá ser utilizado como pathParam caso seja feita uma atualização (PUT) para ME. Esse campo pode estar vazio (“”) caso o local Datasul não tenha sido cadastrado no ME


transaction


1 - inclusão/2 - alteração/3 - exclusão

Não envia ME, é apenas para identificar se este estabelecimento deve ser incluído, alterado ou excluído no ME


locationType

DeliveryPlace e BillingPlace

Esse campo não virá preenchido na API do Datasul então devera ser criado. Como citado abaixo nas regras, nesse fluxo será necessário mandar duas request's para API do ME, uma com o locationType: “DeliveryPlace” e outra com locationType: “BillingPlace”.

Obs: independente se for para a API de PUT ou de POST do ME.

companyNationalRegistration: Array[ ]

Campo DatasulCampo Mercado EletrônicoDescrição do campoNecessita de algum tratamento na ferramenta de integração?
numbernumberÉ a sequência de números de um CPF ou a um CNPJ do correspondente da empresa
typetypeIdentifica o tipo do documento do correspondente da empresa, CPF ou CNPJ
stateRegistrationNumberstateRegistrationNumberEstado onde encontra-se o estabelecimento

bussinesOrganization: Array[ ]

Campo DatasulCampo Mercado EletrônicoDescrição do campoNecessita de algum tratamento na ferramenta de integração?
entityTypeentityTypeTipo (EMPRESA)
clientBusinessOrganizationIdclientBusinessOrganizationIdCódigo da empresa a qual o estabelecimento está vinculado

Atualização de status


Em todo o processo de cadastro de estabelecimento (Datasul → ME) o Mercado Eletrônico enviará informações de como está o andamento da integração com o Datasul através da tecnologia de WebHook do Mercado Eletrônico. Os dados referentes ao status do cadastro do estabelecimento ficarão gravados em uma tabela no Datasul e também caso ocorra algum erro de integração é possível configurar a ferramenta de integração para que os envolvidos recebam avisos e possam providenciar as devidas ações para normalizar possíveis problemas que possam acontecer.

Existe uma rastreabilidade entre os códigos do Datasul e o Mercado Eletrônico que permite fazer um de-para de cadastro nas ferramentas.

Campos da API de status de Locais do Datasul.

Campo DatasulConteúdo payloadNecessita de algum tratamento na ferramenta de integração?
locationIdMeCódigo do local criado no ME (identificador)
status2
processMessageEnviar campo no payload com conteúdo em branco
lastUpdateDatetimeData/hora atuallastUpdateDatetime

Fluxo de Fornecedor


Para iniciar o fluxo de fornecedores, é necessário ter finalizado por completo as configurações iniciais.

A integração contempla:

  • o envio dos cadastros de fornecedores do ERP Datasul para o Mercado Eletrônico;
  • o envio do cadastro do fornecedor do Mercado Eletrônico para o Datasul quando o Pré-Pedido for de um Fornecedor que ainda não existe no ERP Datasul;

A integração que envia os cadastros dos fornecedores do Datasul -> ME contempla a inclusão e modificação dos registros do Datasul para o Mercado Eletrônico, logo, as alterações dos cadastros originários no Datasul devem ser sempre realizadas no ERP para serem levadas para o ME.

 No Mercado Eletrônico, o cadastro de fornecedores pode ser consultado em “Fornecedores”.



O fluxo de fornecedores é configurado na ferramenta de integração e todos os cadastros (podem ser criados filtros para serem levados só alguns grupos de cadastros) são levados para o Mercado Eletrônico. No ME, eles possuem um código próprio e também possuem o código do Datasul para manter o rastreamento entre os sistemas.



No caso dos cadastros que são levados do ME para o Datasul, não são todos que são levados. Esse cadastro acontece no momento em que o pedido é criado no Datasul, o fluxo de integração verifica se o fornecedor em questão possui cadastro no Datasul e se não possuir, primeiro é criado o cadastro do fornecedor no Datasul, para depois criar a cotação e o pedido.


Campos Enviados na Integração Fornecedor Datasul → Mercado eletrônico


Os dados do fornecedor são todos disponibilizados por uma API publica do Datasul ("supplierIntegrMePublic") que logo passam pela ferramenta de integração para serem devidamente traduzidos e então encaminhados para a API ("suppliers") do Mercado Eletrônico.

Valores encaminhados do Datasul para o Mercado Eletrônico (supplierIntegrMePublic)

Campo DatasulCampo Mercado EletrônicoDescrição do campoNecessita de algum tratamento na ferramenta de integração?
tradingNametradingNameNome comercial
countrycountryPaís do fornecedor

No Datasul country é um campo escrito por extenso, porém no ME é salvo em sigla.

Exemplo:

  • Datasul: Brasil
  • ME: BR
supplierId
Id do fornecedor ME que deverá ser utilizado como pathParam caso seja feita uma atualização PUT para ME. Esse campo pode estar vazio (“”) caso o fornecedor Datasul não tenha sido cadastrado no ME


addressaddressEndereço do fornecedor 


isDesactivatedisDesactivatedInforma se o fornecedor está desativado


citycityCidade do fornecedor


companyNamecompanyNameNome completo do fornecedor


postalCodepostalCodeCEP


stateRegistrationNumberstateRegistrationNumberNúmero da inscrição estadual


languageIdlanguageIdIdioma do fornecedor


phoneNumber [{ }]phoneNumberNúmero de telefone para contato

No ME o campo “phoneNumber” ele é apenas um campo STRING enquanto no Datasul ele é um array, então para solucionar esse problema, foi concatenado os valores separados por pipe no campo do payload da API do ME

contact [{ }]contactContato

No Datasul, os contatos é um array, pois pode ter vários contatos salvos, porém no ME ele é uma string única. Então deverá procurar o primeiro objeto do array “contact” que tem o campo 

“role” ==  “comprador”

e, caso isso não aconteça, mandar o campo “contact” com o valor “Não informado”. Se existir o campo contato com role = comprador então enviar no campo “contact” da api do ME as informações (name, phone email) concatenadas em um único campo, separados por pipe

addressNumberaddressNumberNúmero do endereço


statestateEstado


neighborhoodneighborhoodBairro


clientSupplierIdclientSupplierIdId do fornecedor no Datasul


transaction

1 - inclusão

2 - alteração

3 - exclusão

Não envia ME, é apenas para identificar se este produto deve ser incluído, alterado ou excluído no ME

emailemail

E-mail

Campo obrigatório no ME. Se estiver em branco no Datasul, colocar no payload como “Não Informado”

document: Array[ ]

Campo DatasulCampo Mercado EletrônicoDescrição do campoNecessita de algum tratamento na ferramenta de integração?
numbernumberNúmero do documento
typetypeTipo do documento (CNPJ ou CPF)

accounts: Array[ ]

Campo DatasulCampo Mercado EletrônicoDescrição do campoNecessita de algum tratamento na ferramenta de integração?
numbernumberConta-corrente
bankbankNúmero do bancoNa api do ME esse campo é do tipo string, tem q fazer DE-PARA dos tipos.
checkDigitcheckDigitDígito conta corrente
isActiveisActiveInforma se a conta está ativa
branchbranchAgência


supplierAccountIdId do Fornecedor no ME (supplierId)


groups: Array[ ]

Campo DatasulCampo Mercado EletrônicoDescrição do campoNecessita de algum tratamento na ferramenta de integração?
ep-codigodescription"EMPRESA " + Código da Empresa

Atualização de status Integração Datasul → ME


Em todo o processo de cadastro de fornecedores (Datasul → ME) o Mercado Eletrônico enviará informações de como está o andamento da integração com o Datasul através da tecnologia de WebHook do Mercado Eletrônico. Os dados referentes ao status do cadastro do fornecedor ficarão gravados em uma tabela no Datasul e também caso ocorra algum erro de integração é possível configurar a ferramenta de integração para que os envolvidos recebam avisos e possam providenciar as devidas ações para normalizar possíveis problemas que possam acontecer.

Existe uma rastreabilidade entre os códigos do Datasul e o Mercado Eletrônico que permite fazer um de-para de cadastro nas ferramentas.

De-para da tabela de Status da Integração Datasul → ME

Campo DatasulConteúdo payloadNecessita de algum tratamento na ferramenta de integração?
supplierIdMeCódigo do fornecedor criado no ME (identificador)
status2
processMessageEnviar campo no payload com conteúdo em branco
lastUpdateDatetimeData/hora atuallastUpdateDatetime


Integração Fornecedor Mercado eletrônicoFornecedor Datasul 


Devido a particularidade do ME (Mercado Eletrônico) conter o processo de homologação de fornecedores, não haverá o fluxo de de criação de fornecedores do ME (Mercado Eletrônico) para o Datasul. Apenas depois da etapa de homologação concluída no ME (Mercado Eletrônico), será necessário cadastrar manualmente o fornecedor no sistema Datasul.

Passo a passo para realizar o cadastro de um Fornecedor do Marketplace originado no ME (Mercado Eletrônico), para o Datasul:

  • Realizar o processo de homologação do Fornecedor no ME.
  • Após homologar, cadastrar manualmente o Fornecedor no Datasul.


Fluxo de Produto


Para se iniciar o fluxo de produtos, deve se ter finalizado por completo as configurações iniciais

O cadastro do item é feito diretamente no Datasul via CD0204 e as informações são encaminhadas para o Mercado Eletrônico. Para mais informações referente a inclusão, modificação e cópia de itens, acesse: Manufatura - Linha Datasul - MEN - Fluxo de cadastro de um novo item.

Produto Datasul → Mercado eletrônico

Os dados do produto são todos disponibilizados por uma API publica do Datasul ("itemIntegrMePublic") que logo passam pela ferramenta de integração para serem devidamente traduzidos para serem encaminhados para a API ("products") do Mercado Eletrônico.


Datasul

ME

Descrição

Necessita de algum tratamento na ferramenta de integração?

materialOrigin

materialOrigin

Origem do material


note

note

Narrativa/observação


clientGroupId

clientGroupId

Código do grupo do item


clientGroupDescription

clientGroupDescription

Descrição do grupo do item


isGeneric

isGeneric

true or false


productIdentificationCode:

type

productIdentificationCode:

type

Utilizado para envio dos códigos NCM/NBM


productIdentificationCode:

value

productIdentificationCode:

value

Utilizado para envio dos códigos NCM/NBM


description

description

Descrição do item


groups

groups

Grupos que o item pertence


manufacturerCode

não existe

Código do fabricante, não existe na api do ME, não enviar.


measurementUnit

measurementUnit

Unidade de Medida


productIdMe

productIdMe

Código do produto no ME (quando for post vai vir em branco)


clientReferenceProductId

clientReferenceProductId

Código do produto no Datasul


clientProductId

clientProductId

Código do produto no Datasul


estimatedPrice

estimatedPrice

Preço estimado (no Datasul vem o preço da última compra). Caso não exista histórico de última compra, o preço considerado será o preço de reposição do relacionamento Item x Estabelecimento. E caso o mesmo também esteja zerado, utilizará o preço de reposição do item. 


complement

complement

Descrição complementar


isService

isService

true or false (estoque ou sem estoque)


status

status

true (Apenas são considerados itens ativos para realizar a integração. Itens obsoletos são desconsiderados)


businessOrganization Array[ ]

Campo Mercado EletrônicoCampo DatasulDescrição do campoNecessita de algum tratamento na ferramenta de integração?
code

ep-codigo

cod-estabel

Código da Empresa 

Código Estabelecimento


virtualEntityField

"EMPRESA"

"ESTABELECIMENTO"


descriptionnomeDescrição da empresa/estabelecimento

Todos esses valores são devidamente criados e configurados no próprio modulo padrão de criação e alteração de produto Datasul.

Atualização de status

Em todo o processo de cadastro de produto (dataSul → ME) o mercado eletrônico mandara informações de como está o andamento da integração com o Datasul através da tecnologia de WebHook do Mercado Eltrônico. E com tudo, tera novamente uma tradução dos dados do status do cadastro do usuario do ME para o Datasul.


Nome Campo Dtsul

Conteúdo Payload

Necessita de algum tratamento na ferramenta de integração?

itemIdME

código do produto criado no ME

No ME, esse campo é um inteiro, quando for para enviar no payload do Dtsul, deve ser enviado como char.

status

codigo do status de como foi a transacao no ME,

1 → em processamento no mercado eltronico,

2 → executado sem erroros 

3 → executado com erros


processMessage

informaçoes de erros e caso esteje vazio, significa que a integração ocorreu sem erros


lastUpdateDatetime


Data/hora atual


Fluxo de Usuários/Comprador


Para iniciar o fluxo de usuário, deve ter finalizado por completo as configurações iniciais

O cadastro do usuário é feito diretamente no Datasul via CD1700 e as informações são encaminhadas para o Mercado Eletrônico. Para mais informações referente a manutenção de usuários, acesse: Manutenção de Usuário de Materiais - CD1700.

Apenas os usuários que são compradores tem os cadastros enviados para o Mercado Eletrônico e por consequência o login criado na ferramenta.

Por padrão, os logins são criados como liberados e ativos no ME.

No Mercado Eletrônico, o campo "Usuário" é utilizado como chave para o cadastro utilizando a seguinte nomenclatura: "DTS_{{{cod-usuario}}}".

Antes de integrar, é possível verificar o estado desse campo sem o identificador "DTS_" na tela CD1700.



Usuários Datasul → Mercado eletrônico

Os valores são todos disponibilizados pela API publica do Datasul ("buyerPublic") que logo passam pela ferramenta de integração para serem devidamente traduzidas para só aí serem encaminhados para API ("users") do Mercado Eletrônico.

Valores encaminhados do Datasul para o Mercado eletrônico 

Campo Datasul

Campo Mercado Eletronico

Descrição do campo

Necessita de algum tratamento na ferramenta de integração?

purchasingGroups

purchasingGroups.

clientPurchasingGroupCode

purchasingGroups.

clientPurchasingGroupCode

Código do grupo de compra


purchasingGroups. 

clientPurchasingGroupDescription

purchasingGroups.

clientPurchasingGroupDescription

Descrição do grupo de compra



role

role

Função

O padrão é “Geral”, mas pode ser alterado dependendo da configuração do usuário.

integrationTag

integrationTag

ID cadastrado no Datasul como comprador que será gravado como usuário de integração no Mercado Eletrônico


profile

profile

Perfil

O padrão é “Cadastro” mas pode ser alterado dependendo da configuração do usuário.

languageId

languageId

Idioma padrão do usuário

Idioma possíveis: Português, Inglês e Espanhol.

permission

permission

Permissão do usuário

O padrão é “Geral”, mas pode ser alterado dependendo da configuração do usuário.

buyerId

buyerId

ID do comprador (ME) 


login

login

Login do usuário


isDeactivated

isDeactivated

Indica se o usuário está ativo ou não.


phone

phone

Número do telefone


contact

contact

Nome para contato

Se vier em branco do Datasul, colocar no payload como “Não informado”.

name

name

Nome do usuário


businessOrganizations

businessOrganizations.

code

businessOrganizations.

code

Códigos das empresas as quais o usuário é vinculado 


businessOrganizations.

virtualEntityField

businessOrganizations.

virtualEntityField

Tipo (EMPRESA)



emailemailE-mailÉ um campo obrigatório no Mercado Eletrônico, caso não seja informado no Datasul é necessário incluir como "Não informado".
costCenters

costCenters.

clientCostCenterId

costCenters.

clientCostCenterId

Código do centro de custo


Todos esses valores são devidamente criados e configurados no próprio modulo padrão de cadastro de usuários/comprador Datasul.

Atualização de status

Em todo o processo de cadastro de usuário (Datasul → ME) o Mercado Eletrônico mandará informações de como está o andamento da integração com o Datasul através da tecnologia de WebHook do Mercado Eletrônico. E com isso, passará por uma tradução dos dados do status do cadastro do usuário pela ferramenta de integração.


Nome Campo Dtsul

Conteúdo Payload

Necessita de algum tratamento na ferramenta de integração?

itemIdME

código do produto criado no ME

Conversão de tipos de dados

status

codigo do status de como foi a transacão no ME,

1 → em processamento no mercado eltrônico,

2 → executado sem erros

3 → executado com erros


processMessage

informações de erros e caso esteja vazio, significa que a integração ocorreu sem erros


lastUpdateDatetime


Data/hora atual


Fluxo de Ordem de Compra


Para iniciar o fluxo de ordens de compra, é necessário ter finalizado os demais fluxos de cadastros e configurações iniciais.

A ordem de compra é o primeiro documento do fluxo de compra que integra com o Mercado Eletrônico. 

O fluxo se inicia no Datasul onde é criada a solicitação de compra e a partir desta é gerada a Ordem de Compra. É a ordem de compra que será enviada ao Mercado Eletrônico que dará início ao processo de cotação. 


Envio das Ordens de Compra ao Mercado Eletrônico


Se realizadas as configurações iniciais conforme descrito nesta documentação, o usuário terá disponível no programa html.cc0301, a opção “Integrar ME”.

Tendo disponível esta opção, basta marcar as ordens de compra que deseja enviar para o ME e após, clicar em “Integrar ME”. 



As ordens de compra com as características abaixo, não podem ser enviadas para serem integradas no ME. Ao tentar integrar alguma ordem com alguma dessas características, o programa html.cc0301 irá retornar uma mensagem ao usuário informando que não é possível a integração, por algum dos motivos abaixo:

  • a ordem não pode pertencer a um contrato;
  • a ordem não pode possuir pedido de compra relacionado;
  • a ordem não pode estar atrelada a um pacote de compra;
  • a ordem não pode possuir fornecedor designado e nem cotação;
  • a ordem não pode possuir data de entrega menor que a data atual;
  • a ordem não pode possuir integração com outra aplicação externa. Só podem ser integradas com o ME, as ordens que ainda não estão integradas com outras ferramentas. 


Depois de selecionadas,  as ordens de compras ficam aguardando a ferramenta de integração fazer a tradução e enviar o cadastro das ordens ao Mercado Eletrônico. No ME, estas ordens são criadas com o tipo “requisição”.

Veja na figura abaixo, como exemplo, a ordem de compra 872. Esta foi selecionada no Datasul para integrar no ME. Uma vez integrada no ME ela é criada como requisição, mas mantém o número de origem do Datasul (ordem de compra) e também passa a ter um número de requisição no ME, dessa forma, fica claro e fácil a rastreabilidade entre os sistemas.

Enquanto a ordem de compra não possuir nenhuma cotação no ME e estiver com o status “Não confirmada”, ela pode ser alterada ou cancelada no Datasul. Tendo alguma cotação vinculada e ainda nenhum pedido atrelado ela só pode ser cancelada.

Se a ordem de compra não puder ser alterada ou cancelada, ao tentar fazer a modificação ou exclusão em algum programa do ERP Datasul como por exemplo: cc0301, html.cc0301, entre outros,  o usuário irá receber uma mensagem informando que esta ordem de compra está integrada com o Mercado Eletrônico e que portanto não pode ser alterada ou cancelada.

As alterações e cancelamentos são refletidas no ME pela ferramenta de integração.

Na tela do html.cc0301 também é possível acompanhar o status da integração das ordens de compra pelo campo "Status no ME" e também é possível verificar o número da requisição correspondente no ME pelo campo "ID no ME", vide a figura abaixo.

  1. Registro enviado para processamento: aguardando a ferramenta de integração efetivar o registro no Mercado Eletrônico;

  2. Registro processado com sucesso: registro criado com sucesso no ME;
  3. Registro não processado - erro na integração: ao tentar criar o registro no destino, houve algum erro. Deve ser verificado o log para corrigir e tentar refazer a integração;
  4. Em cotação: ordem de compra está em processo de cotação no ME
  5. Aguardando Aprovação da Cotação: aguardando os responsáveis aprovar a cotação no Datasul
  6. Aguardando Aprovação do Pedido: aguardando todos os responsáveis aprovar o pedido de compra no Datasul
  7. Pedido Aprovado: pedido aprovado no Datasul e enviado status de aprovação para o ME
  8. Pedido Rejeitado: pedido recusado no Datasul e enviado status de recusa ao ME



Tabelas com o de-para dos campos das API's de Ordem de Compra


Campo Datasul

Campo Mercado Eletronico

Descrição do campo

Necessita de algum tratamento na ferramenta de integração?

note


note

observação/narrativa da ordem de compra


isEmergency

emergency

se a ordem de compra é emergencial ou não. Sempre vai sair como false do Datasul pq embora haja o status com prioridade alta, no ME esse campo = true indica que a requisição não terá cotação e está apta para ser gerada um pedido Emergencial.


integrationTag

integrationTag

id do comprador no Datasul que será gravado como usuário de integração no ME

No Datasul é o cod-comprado e no Me é o usuário de integração. então no ME vai receber o mesmo conteúdo do login do Datasul (cod-comprado)

isCanceled

isCanceled

só será true quando a ordem de compra for eliminada no Datasul


clientRequestId

clientRequestId

número da ordem de compra no Datasul


category

category

tipo da ordem de compra, pode ser: Compra, Beneficiamento ou Serviço, enviar conforme json Datasul.


clientDeliveryPlaceId

clientDeliveryPlaceId

Local de Entrega: mesmo código no Datasul e ME.


transaction


1 - inclusão / 2 - alteração / 3 - exclusão

Não envia ME, é apenas para identificar se esta ordem de compra deve ser incluída, alterada ou excluída no ME

statusMe

status

campo status do ME, conforme acordado com o pessoal do ME, deve ser enviado sempre = 0 (submitted)


RequestItems

itemNumber

itemNumber

sequencial do Item (deve ter sempre = 1)


note

note

narrativa/observação do item


quantity

quantity

quantidade total do item solicitado na ordem


clientGroupId

clientGroupId

código do grupo do item (já previamente cadastrado no ME)


clientGroupDescription

clientGroupDescription

descrição do grupo do item (já previamente cadastrado no ME)


isGeneric

isGeneric

define se o item é genérico ou não


description

description

descrição do item, nome completo


clientReferenceProductId

clientReferenceProductId

código do produto no Datasul


clientProductId

clientProductId

código do produto no Datasul


estimatedPrice

estimatedPrice

preço estimado (no Datasul vem o preço da última compra)


measurementUnity

measurementUnity

Unidade de Medida do item da ordem de compra


isService

isService

se a ordem de compra é do tipo serviço precisa enviar para o Me esse campo como true (ver pela category)


Deliveries - Entregas (array)

quantity

quantity

quantidade da entrega da parcela


deliveryDate

deliveryDate

data da entrega da parcela


businessOrganizations

code

businessOrganizations.code

código da empresa da ordem no Datasul, deve ter o mesmo código no ME

ex: possui a BORG empresa com o código 001.

virtualEntityField

businessOrganizations.virtualEntityField

tipo enviado na estrutura “businessOrganization” (empresa, filial) Enviar conforme json gerado no Datasul

ex: "Empresa"

code

businessOrganizations.code

código da filial se houver (estabelecimento), deve ter o mesmo código no ME

ex: possui a BORG filial com o codigo 1001.

virtualEntityField

businessOrganizations.virtualEntityField

tipo enviado na estrutura “businessOrganization” (empresa, filial) Enviar conforme json gerado no Datasul

ex: "Filial"


Atualização de status

Conforme já mencionado anteriormente, em vários momentos da integração da ordem de compra são registrados o status da integração. Esse status é registrado através do uso de Webhooks enviados pelo Mercado Eletrônico e cujo conteúdo são gravados em tabelas de status do Datasul., depois de traduzida por uma API de status no fluxo de integração.


Campos da API Status Integração Ordem de Compra Datasul

 Campo Datasul

Descrição do Campo

Necessita de algum tratamento na ferramenta de integração?

orderLineNumberME

código da ordem de compra criada no ME

No ME, esse campo é um integer, quando for para enviar no payload do Datasul, deve ser enviado como char. Esse código vem no webhook do Me.

status

status do registro processado na integração


processMessage

Mensagem da integração, se houver


Fluxo de Pedido de Compra


Para iniciar o fluxo de pedidos, é necessário ter finalizado os demais fluxos de cadastros e configurações iniciais.


Para melhor entendimento do funcionamento do fluxo de criação do pedido de compra, segue o passo a passo do fluxo de forma resumida:

  1. O processo de compras inicia com o comprador enviando as ordens de compras criadas no Datasul para o ME*;
  2. No ME, o comprador inicia a rodada de negociação de preço das ordens com os fornecedores;
  3. Finalizada a negociação, o comprador escolhe a cotação vencedora no ME;
  4. A partir da cotação vencedora, comprador gera o Pré-pedido no ME;
  5. Os dados do Pré-pedido são enviados para o Datasul, e com base nesse é criado o pedido de compra com o número padrão do Datasul;
  6. No Datasul, dependendo da parametrização, a cotação e/ou pedido de compra ficam pendentes de aprovação aguardando ação do aprovador para continuidade do fluxo.
  7. Depois de aprovados todos os documentos no Datasul, é enviado uma atualização de status para o ME e automaticamente é gerado o pedido no ME.
  8. Este pedido do ME é enviado automaticamente para aceite/recusa do fornecedor.

ME* abreviatura que utilizamos para referenciar a plataforma Mercado Eletrônico.


Inclusão de Pedido de Compra: Mercado Eletrônico → Datasul


Os pedidos de compra são sempre criados no Mercado Eletrônico e posteriormente enviados ao Datasul para inclusão.

Desta forma, toda alteração e cancelamento de pedido sempre deve ser feita no ME e a ferramenta de integração irá refletir a alteração para o Datasul. Essa forma de trabalho é necessária para garantir a consistência das informações. É por esse motivo também que nos programas do ERP Datasul, todo pedido de compra que possui integração com o Mercado Eletrônico possui uma trava que não permite a modificação ou cancelamento pelo comprador no ERP.


Detalhamento do Fluxo de Criação de Pedido de Compra


Após encerrada a apuração das cotações no ME, o comprador pode acessar a tela de Mapa Comparativo, e nesta tela é possível fazer a geração do Pré-pedido:


No Datasul, não existe esse documento denominado Pré-pedido. Trata-se de um processo que só existe no Mercado Eletrônico. 

Podemos entender o Pré-pedido como um Pedido que está em fase de aprovações. O Pré-pedido é um documento intermediário que ficará vinculado ao documento Pedido no ME depois de aprovado. No vídeo a seguir, pode ser visto um exemplo de geração do Pré-pedido no ME.



O Pré-pedido gerado no Me fica com o status "Aguardando Integração no ERP".  Enquanto estiver com esse status, não é possível alterar a cotação e nem alterar o Pré-pedido no ME.



Outra ação que ocorre quando um Pré-pedido é gerado no ME, é o envio dos dados desse documento para a ferramenta de integração. Com os dados desse documento será criado o pedido de compra no Datasul.

No Datasul, dependendo da parametrização do cliente, o pedido pode ser criado em duas etapas:

  • Se o cliente possuir aprovação ativa para o documento de Cotação de Materiais, então, é possível que a cotação fique pendente de aprovação aguardando a aprovação do responsável para que seja criado o pedido. Somente após a ação do usuário é que será dado continuidade na criação do pedido de compra. Neste cenário, a ferramenta de integração irá tentar integrar o pedido durante um tempo (depende de configuração) até que a cotação seja aprovada.

Apenas a cotação vencedora é enviada para o Datasul, as demais cotações que fizeram parte do processo de negociação ficam no Mercado Eletrônico e podem ser consultadas na ferramenta quando necessário. Assim, como acontece com o pedido de compra, as cotações oriundas do ME não podem ser modificadas no ERP Datasul, se elas possuem integração, ao tentar modificar ou excluir pelos programas , é mostrada uma mensagem ao usuário informando que a cotação possui integração e portanto não pode ser alterada. Caso seja necessário reabrir a negociação ou alterar pedido, estes devem ser feitos pelo ME.

  • Se o cliente possuir aprovação ativa somente para o documento de pedido, seja total ou por item, então o pedido e cotação são criados no mesmo momento no Datasul, e se for o caso, o pedido fica pendente para aprovação, aguardando  a aprovação dos responsáveis conforme parametrizado pelo usuário.

Depois que o pedido é totalmente aprovado no Datasul, é enviada uma atualização para o Mercado Eletrônico informando o número do pedido do Datasul e avisando que este pedido está aprovado. O Pré-pedido então, tem seu status alterado para aprovado. As telas do ME passam a mostrar o número do pedido criado no Datasul junto com o número do Pré-pedido do ME.

Além disso, o ME recebendo o status de pedido aprovado no ERP, gera automaticamente seu pedido de compra, e este também fica vinculado ao número do pedido do Datasul existente, vide a figura abaixo para melhor entendimento:



Quando o pedido é gerado no ME, este fica com o status de "Não lido". Isso acontece porque no momento da geração é enviado uma notificação por e-mail ao Fornecedor solicitando que este acesse a plataforma do ME e faça a recusa ou aceita do pedido de compra. Nesse momento, o fornecedor também pode alterar as datas de entrega se assim o desejar.

Qualquer alteração que é realizada no pedido de compra no Mercado Eletrônico é refletida no Datasul, ou seja, é enviada a alteração para o Datasul.

Após o aceite do pedido pelo fornecedor, o status do pedido é alterado para “Confirmado”.




Alteração de Pedido de Compra: Mercado Eletrônico → Datasul


Toda alteração de pedido de compra deve ser feita no Mercado Eletrônico, a ferramenta de integração se encarrega de levar as alterações para o Datasul para consistir os dados do pedido. Por isso que no Datasul, se o comprador tentar modificar algum pedido de compra pelos programas do menu (ex: cc0300), não será possível, recebendo  uma msg de aviso informando que o pedido está integrado e que portanto, a modificação não é possível. Apenas a aprovação/reprovação de pedido de compra é possível no ERP.

No ME, enquanto o Pré-Pedido estiver com o status "Aguardando Integração no ERP" , este não pode ser alterado ou cancelado, este fica aguardando o retorno do Datasul que pode ser:

  • Aprovado : neste caso é gerado um pedido no ME e este pedido pode ser alterado se necessário; 
  • Recusado: neste caso o Pré-pedido muda para o status “Recusado” e pode ser cancelado ou alterado.

O comprador pode fazer várias modificações no pedido de compra gerado no ME, como por exemplo:

  • Alterações no cabeçalho do pedido: frete, local de entrega, transportadora, tipo de frete, condição de pagamento, moeda, observações.
  • Alterações nos itens do pedido (ordens): preço, data de entrega, impostos, observações.
  • Cancelamento de item: um item ou requisição pode ser cancelado.
  • Informar recebimento: pode ser adicionado o recebimento dos itens.

Reiterando que, todas as alterações feitas no ME são refletidas para o Datasul pela integração das API's.


No ME, dependendo do tipo de alteração feita no pedido, valem as seguintes regras:

  • Se uma alteração não impactar no fluxo de aprovação no Datasul, o status do Pré-Pedido e Pedido não serão alterados no Mercado Eletrônico.
    Exemplo: Alterar o valor de um item para um valor inferior.
  • Se a alteração impactar o fluxo de aprovações no Datasul, o Pedido no ME será cancelado e voltará ao status de Pré-Pedido com o status: "Aguardando Integração ERP", sendo que a ferramenta de integração deverá reenviar o pedido para nova aprovação no Datasul.
    Exemplo: Alteração na condição de pagamento do Pedido.




Aceite/Recusa do Pedido de Compra pelo Fornecedor


Conforme já mencionado, quando o pedido é criado, o fornecedor recebe uma notificação por e-mail para acessar a plataforma do Mercado Eletrônico, ler os dados do pedido e então fazer o aceite ou recusa.

No caso de recusa, o fornecedor atualmente tem a opção de recusar o pedido inteiro. No entanto, o pedido não é cancelado automaticamente, neste caso o comprador pode alterar e submeter o pedido novamente ou cancelar e iniciar um novo pedido.

Nas alterações realizadas pelo comprador, valem as mesmas regras já explicadas anteriormente no tópico “Validação das Alterações”.

A exceção ocorre se o fornecedor for alterado, situação em que o pedido no Datasul será cancelado, pois não é possível alterar o fornecedor de um pedido.

Alteração de data de entrega pelo fornecedor:

Quando o fornecedor recebe o pedido para aceite, ele pode também alterar a data de entrega dos itens. Entretanto, para efetivar essas modificações, o comprador deverá acessar o pedido no ME para aprovar ou recusar as novas datas. Caso contrário, a alteração não será efetivada no sistema.


Vale lembrar que todas as informações trocadas entre o ERP Totvs e o Mercado Eletrônico depende de uma ferramenta de integração que troca informação entre a API dos dois sistemas. Portanto, podem ocorrer erro nessa troca de informação, em virtude de erros de cadastros, tipos de campos incompatíveis , entre outros problemas. Quando a integração é implementada são configuradas formas de receber os alertas e mensagens para determinar e sanar os problemas que podem ocorrer durante a troca de dados nos fluxos dos processos.



Tabelas com o de-para dos campos das API's de Cotação e Pedido de Compra


Os valores dos campos que compõe a cotação e pedido são todos disponibilizados pelas API's  do Mercado Eletrônico e passam pela ferramenta de integração para serem devidamente traduzidas e então serem enviadas para as API's da Totvs que irá criar os dados no ERP.

De-para da API de cotação

Campo Datasul

Campo Mercado Eletrônico

Descrição do campo

Necessita de algum tratamento na ferramenta de integração?

PreOrderId

PreOrderId

Código do pré-pedido no ME


userCode

integrationTag

Código do comprador/login no Datasul


vendorID

clientSupplierId

ID do fornecedor do Datasul


paymentTermId

paymentTermId

Forma de pagamento

No Mercado Eletrônico, esse campo é tratado como char, enquanto no Datasul ele é armazenado como número.

freight

freightValue

Valor total do frete


freightPaymentType

icoTerm

Tipo do pagamento do frete, pode ser FOB/CIF

No ME, o campo é tratado como char, mas no Datasul ele é salvo como um número, onde 1 indica que já está pago e 0 que ainda não foi pago. Assim, se o valor vindo do ME for 'FOB', ele deve ser convertido para 0, e se for 'CIF', deve ser convertido para 1.

carrierCode

carrierCode

Esse campo atualmente não esta vindo do Mercado Eletrônico pois será acrescentado ao payload de resposta da API PO em uma atualização posteriormente.


orderDate

creationDate

Data de criação do pedido


currency

currency

Moeda (mesmo símbolo Datasul)


requestId

purchaseOrderLines

requestItems.requestId

purchaseOrderLines

ID do pedido


measurementUnit

purchaseOrderLines

measurementUnit

purchaseOrderLines

Unidade de Medida


unitPrice

purchaseOrderLines

unitPrice

purchaseOrderLines

Preço Unitário


clientProductId

purchaseOrderLines

clientProductId

purchaseOrderLines

Código do fornecedor Datasul


ipiTax

purchaseOrderLines

taxe[{}]

purchaseOrderLines

Taxa IPI

No ME, esse valor é armazenado em um array de objetos, enquanto no Datasul é um campo char isolado. Desta forma, é necessário buscar no objeto 'taxes' da requisição da API de pré-order items onde type == 'IPI' e capturar o valor de 'taxRate' para atribuí-lo à variável ipiTax.

icmTax

purchaseOrderLines

taxe[{}]

purchaseOrderLines

Taxa ICMS

No ME, esse valor é armazenado em um array de objetos, enquanto no Datasul ele é um campo char isolado. Desta forma, é necessário buscar no objeto 'taxes' da requisição da API de pré-order items onde type == 'ICMS', capturar o valor de 'taxRate' e atribuí-lo à variável icmTax.

issTax

purchaseOrderLines

taxe[{}]

purchaseOrderLines

Taxa ISS

No ME, esse valor é armazenado em um array de objetos, enquanto no Datasul ele é um campo char isolado. Desta forma, é necessário buscar no objeto 'taxes' da requisição da API de pré-order items onde type == 'ISS', capturar o valor de 'taxRate' e atribuí-lo à variável issTax.

requestId

purchaseOrderLinesDeliveries

requestItems.requestId

purchaseOrderLinesDeliveries

Número da requisição do Mercado Eletrônico


quantity

purchaseOrderLinesDeliveries

deliveries.quantity

purchaseOrderLinesDeliveries

Quantidade do item da parcela da entrega


deliveryDate

purchaseOrderLinesDeliveries

deliveries.deliveryDate

purchaseOrderLinesDeliveries

Data de entrega da parcela


isEmergencial

-

Indica se o pedido é emergencial ou não

Como não há um campo específico, uma alternativa é consultar o número da ordem. Pedidos emergenciais não se originam no Datasul, portanto, se o número da ordem não existir, o pedido deve ser considerado emergencial.

De-Para dos Campos da api de pedido de compra :


Campo Datasul

Campo Mercado Eletronico

Descrição do campo

Necessita de algum tratamento na ferramenta de integração?

preOrderId

preOrderId

ID do pré-pedido criado no ME


integrationTag

integrationTag

Comprador que realizou a criação do pré-pedido


clientSupplierId

clientSupplierId

ID do fornecedor no Datasul


clientPaymentConditionId

clientPaymentConditionId

Forma de pagamento


grossValue

grossValue

Valor bruto do pedido


note

note

Narrativa


freightPaymentType

freightPaymentType

Frete Pago ou A Pagar


creationDate

creationDate

Data de criação do pedido


currency

currency

Símbolo da moeda


clientDeliveryPlaceId

clientDeliveryPlaceId

Local de entrega


clientBillingPlaceId

clientBillingPlaceId

Local de cobrança


clientPaymentConditionId

clientPaymentConditionId

Código da Condição de Pagamento


carrierCode

carrierCode

Código da Transportadora


isEmergencial


Indica se o pedido é emergencial (0 para 'Não' e 1 para 'Sim')


statusME


Confirmed (Impresso ou Não Impresso no Datasul)


purchaseOrderLines

purchaseOrderLines

Array com os dados das Ordens de Compra do Pedido


requestId

purchaseOrderLines

requestId

ID de requisição do Mercado Eletrônico (fica relacionada ao número da ordem de compra no Datasul)


measurementUnit

purchaseOrderLines

measurementUnit

Unidade de Medida


unitPrice

purchaseOrderLines

unitPrice

Preço unitário do item


clientProductId

purchaseOrderLines

clientProductId

Código do Item no Datasul


freight

purchaseOrderLines

freight

Valor do frete


ipiTax

purchaseOrderLines

ipiTax

Percentual IPI


icmTax

purchaseOrderLines

icmTax

Percentual ICMS


issTax

purchaseOrderLines

issTax

Percentual ISS


purchaseOrderLinesDeliveries


Array com os dados dos Prazos de Entregas das Ordens do Pedido


requestId

purchaseOrderLinesDeliveries

requestId

ID de requisição do Mercado Eletrônico (fica relacionada ao número da ordem de compra no Datasul)


quantity

purchaseOrderLinesDeliveries

quantity

Quantidade


deliveryDate

purchaseOrderLinesDeliveries

deliveryDate

Data de entrega



Todos esses valores fazem parte das API's e são devidamente configurados na criação do fluxo na ferramenta de integração entre Totvs Datasul e Mercado Eletrônico..

Atualização de status

A atualização de status da integração do Datasul x ME atualmente existe somente no programa html.cc0301, conforme pode ser visto na figura a seguir:


No campo "Status no ME", pode ser verificado quando a ordem é enviada para processamento , quando a cotação está pendente, entre outras etapas do fluxo.

Perguntas Frequentes (FAQs)

A partir da release 12.1.2411 esta novidade estará disponível.

Para poder utilizar a integração Datasul x ME, será preciso contratar a plataforma Mercado Eletrônico bem como uma ferramenta de integração. 

Para a integração com o Mercado Eletrônico, só será permitida a alteração de informações no sistema de origem, ou seja: ao criar a ordem de compra no Datasul e integrá-la com o Mercado Eletrônico, ela não poderá sofrer alterações via Mercado Eletrônico, apenas no Datasul.

O mesmo serve para o Pedido de Compra. Ele será criado no Mercado Eletrônico e por sua vez não poderá sofrer alterações no Datasul.

Não, haverá um tempo definido inicialmente em minutos para que a ordem possa ser integrada com o ME, ou seja, enviada para o sistema deles. Porém o cliente pode customizar esse período de tempo conforme sua necessidade

As credenciais de acesso ao Mercado Eletrônico são criadas automaticamente pela integração do cadastro de compradores existente no Datasul. Todos os compradores existentes no Datasul são enviados ao Mercado Eletrônico para criação de usuário e senha de acesso, estes recebem o mesmo login já existente no Datasul. Também é possível criar manualmente no Mercado Eletrônico um usuário e senha por um usuário que já seja administrador ou pelo próprio contato do pessoal do Mercado eletrônico.

<!-- esconder o menu --> 
<style> 
div.theme-default .ia-splitter #main { 
margin-left: 0px; 
} 

.ia-fixed-sidebar, .ia-splitter-left { 
display: none; 
} 

#main { 
padding-left: 10px; 
padding-right: 10px; 
overflow-x: hidden; 
} 

.aui-header-primary .aui-nav, .aui-page-panel { 
margin-left: 0px !important; 
} 

.aui-header-primary .aui-nav { 
margin-left: 0px !important; 
} 

#header {
display: none;
}

</style>