Detalhamento:

Este procedimento deve ser utilizado para a criação e importação do plano contábil que entrará em vigor à partir de Janeiro de 2025.

  1. O Plano Contábil inserido nesse documento foi extraído das Instruções Normativas BCB 426 a 433 de 01/12/2023 e atualizado com a Instruções Normativas BCB 493 a 500 de 27 de  julho de 2024. https://tdn.totvs.com/x/yqzoM


Itens abordado nessa página:

Considerações Importantes:

A seguir foi incluída uma imagem ilustrativa do leiaute preenchido com as contas COSIF e gerenciais criadas de acordo com a máscara definida  e copiadas para o notepad++ com a configuração ANSI e pronto para importação no sistema. 

Configurações:

PASSO 1 – Criação da carteira contábil

Acessar o ambiente de homologação do Módulo Parâmetros >> Principal>>Configuração do Sistema>>Carteira e incluir uma linha contendo:

Ou

Acessar o BD Básico em homologação e inserir o registro:

INSERT INTO t400capl (cd_emp, cd_mdl, sg_car_pln, de_car_pln, id_sit, cd_usu_atu, dh_atu)

VALUES (1, 'MC', 'IF', 'IFSR9_2025', 'A', NULL, NULL)

Observação: Usamos como exemplo a sigla "IF", mas, cada cliente pode ter uma sigla diferente desde que seja criada com dois caracteres.


PASSO 2 – Acessar o Sistema Contábil

Acessar o ambiente de homologação do Sistema Contábil e selecionar o novo plano contábil criado no passo 1.

Lembrando que estamos utilizado a última versão expedida e que haverá versões desenvolvidas para operacionalização deste novo plano.

PASSO 3 – Preparar o Plano Contábil

Utilizamos o Plano Contábil liberado nas Instruções Normativas indicadas nesta pagina para que sejam adicionadas as contas analíticas a partir do 7° nível para atender às necessidades de cada entidade.

Na planilha em formato Excel anexa a este documento, foram criadas as abas para facilitar a adequação principalmente dos clientes que estavam com as contas divulgadas em dezembro de 2023:

CONSIDERAÇÕES IMPORTANTES:

O Layout deve ter cinco coluna conforme especificado, dessa forma sugerimos que o plano seja trabalhado no excel e em seguida copiado para texto. Qualquer coluna a mais ou a menos no layout causará erro ao importar.

Demonstração do leiaute preenchido










PASSO 4 – Configurar a Máscara do Plano Contábil

Acessar a Configuração Empresa>>Empresa e criar a máscara do Plano Contábil até o 6° nível e cálculo de dígito verificador até o 6° nível (conforme imagem), indicar também e os demais níveis analíticos de acordo com as necessidades internas de cada cliente. 

Observação importante - o campo "Código Reduzido"→ Forma, possui duas possíveis parametrizações, onde:

Sugestão - caso se deseje aproveitar as contas reduzidas utilizadas até dezembro de 2024, a opção da forma deve ser "Empresa".

Clicar no botão "Variáveis" e preencher os diretórios de logs.


PASSO 5 – Configurar o Centro Contábil

Aba - Configuração Empresa>>Centro Contábil

Em homologação a data de abertura deve ser em 2024, mas, o mapeamento de produção essa data deve ser 01/01/2025.














PASSO 4 – Importar o Plano Contábil

Na planilha anexada no final dessa página (Doc_Config-Plano IFRS9_TDN), na aba ,Exemplo Completo> tem o leiaute para que as contas sejam adicionadas para importação. Para efetuar a importação, é necessário que todas as contas estejam inseridas para que em seguida se copie o conteúdo e cole em um bloco de notas ou notepad++ com formatação ANSI e sem linhas em branco ao final do arquivo. 

Importante que neste arquivo já estejam incluídas as contas analíticas para que sejam importadas.

O Arquivo é meramente um exemplo e as contas devem ser apagadas para a inclusão das contas contábeis de cada instituição.

O arquivo de modelo esta com as contas COSIF liberadas em 01/12/2023 e temos mapeada uma atualização das contas contábeis em julho de 2024 (Planilha anexa nos anexos dessa página).

NÃO AJUSTAR O ARQUIVO TXT, POIS, NÃO É POSICIONAL.

Imagem do arquivo em texto:


Acessar - Planos>>Importar


ANEXOS:

Anexo 1  - COSIF 1.5 com a alteração de julho de 2024 e o leiaute de importação

Observação - a planilha do anexo 1, possui cinco abas, onde:



Anexo 2 - Vídeo explicativo