CONTEÚDO

  1. Visão Geral
  2. Geração de movimento financeiro/caixa no ato do registro de atendimento
  3. CNES
  4. Grupos de convênio 
  5. Padrão de informações 
  6. Registro ANS
  7. Fonte remuneração
  8. Código singular 
  9. Dados de faturamento
  10. Tabelas utilizadas

01. VISÃO GERAL

Cadastro do convênio utilizado no TOTVS Gestão Hospitalar. Todos os campos em negrito são de preenchimento obrigatório.

02. GERAÇÃO DE MOVIMENTO FINANCEIRO/CAIXA NO ATO DO REGISTRO DE ATENDIMENTO


Este parâmetro está disponível somente para o Grupo de convênios "PARTICULAR".

Esse parâmetro é responsável para realizar duas rotinas abaixo:

1) Recebimento do paciente

A primeira parte realiza o recebimento do paciente, ela ocorre somente quando o registro de atendimento é feito através da tela de agendamento, nesta hora será criado um registro no financeiro/caixa para que o atendente faça o recebimento.

Ao clicar no Registro de Atendimento do Painel Eletivos, será apresentada a informação "Atendimento aguardando operação de caixa".

2) Criação de uma nova parcial

Com a confirmação do recebimento, neste momento será encerrada automaticamente a parcial 1 e o sistema irá criar a parcial 2 para que possam ser incluídos novos itens.

Caso não houver nenhum item a ser cobrado, a parcial 2 deverá ser encerrada normalmente.


03. CNES

Usado para identificação do número do Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde,composto por sete dígitos, sendo os seis primeiros seqüenciais e um dígito verificador.

04. GRUPOS DE CONVÊNIOS 

Define em qual Grupo o Cadastro será inserido. Utilizado principalmente para definir os convênios do tipo particular e Sus

05. PADRÃO DE INFORMAÇÕES 

Padrão de Informação de Faturamento do convênio. Alguns Convênios possuem seus próprios Padrões, utilizando-os para o Faturamento Eletrônico.
Impacta nos seguintes pontos do sistema:

06. REGISTRO ANS

Código do registro junto a ANS – Agência Nacional de Saúde Suplementar – da operadora responsável pela internação. Esta informação é utilizada no arquivo de Exportação para o Ministério da Saúde - Comunicação de Internação Hospitalar – CIH.
Tipo Faturamento (Fatura, Nota Fiscal ou Sem ônus)
Define qual Tipo de Faturamento o Convênio utiliza.
Fatura: Utilizado para Convênios que emitem o seu faturamento no papel ou em arquivo
Nota Fiscal: Utilizado para Convênios Particulares do Prestador Principal.
Sem ônus: Tipo de convênio próprio do Prestador Principal que não gera ônus.
Quando o 'Grupo de Convênios' selecionado for "Particular", o tipo de faturamento NÃO poderá ser "Fatura". Uma mensagem informativa será exibida alertando o usuário caso ele tente fazer esta parametrização.Para Grupos de Convênios do tipo Particular, o tipo de faturamento poderá ser do tipo "Nota Fiscal" ou "Sem ônus".

07. FONTE REMUNERAÇÃO

Fonte de remuneração/financiamento da Internação. Esta informação é utilizada no arquivo de Exportação para o Ministério da Saúde – Comunicação de Internação Hospitalar e Ambulatorial – CIHA.

08. CÓDIGO SINGULAR

Para todos os prestadores de sistemas de saúde, que utilizam padrão de faturamento Unimed - BH, o preenchimento deste campo torna-se obrigatório, para efeito de fauramento de contas.

09. DADOS DE FATURAMENTO


A tela é acessada como anexo do cadastro de convênios e tem a finalidade de calcular a data de vencimento de uma fatura, baseada no dia em que o faturamento foi gerado.

Caso não exista ou o sistema não encontre nenhuma regra para o dia da geração da fatura, a data de vencimento será a data atual.


A parte superior (1) deste cadastro, consiste em informar o(s) dia(s) de entrega/geração do faturamento. Baseado nessas configurações é que o sistema fará o cálculo da previsão de recebimento da fatura.

Dia de entrega:


Tipo de entrega

Antecipar se dia não útil: Caso esteja selecionado a opção “Dia do mês” no campo “Dia de entrega” e o dia da entrega seja em dia não útil, se marcado, antecipa em 1 dia.


Regra de Recebimento

Tipo regra:


Mês controle:

10. TABELAS UTILIZADAS