Cadastro do convênio utilizado no TOTVS Gestão Hospitalar. Todos os campos em negrito são de preenchimento obrigatório.
Este parâmetro está disponível somente para o Grupo de convênios "PARTICULAR". |
Esse parâmetro é responsável para realizar duas rotinas abaixo:
1) Recebimento do paciente
A primeira parte realiza o recebimento do paciente, ela ocorre somente quando o registro de atendimento é feito através da tela de agendamento, nesta hora será criado um registro no financeiro/caixa para que o atendente faça o recebimento.
Ao clicar no Registro de Atendimento do Painel Eletivos, será apresentada a informação "Atendimento aguardando operação de caixa".
2) Criação de uma nova parcial
Com a confirmação do recebimento, neste momento será encerrada automaticamente a parcial 1 e o sistema irá criar a parcial 2 para que possam ser incluídos novos itens.
Caso não houver nenhum item a ser cobrado, a parcial 2 deverá ser encerrada normalmente.
Usado para identificação do número do Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde, Composto por sete dígitos, sendo os seis primeiros sequenciais e um dígito verificador.
Define em qual Grupo o Cadastro será inserido. Utilizado principalmente para definir os convênios do tipo particular e Sus.
Existem muitas regras diferentes para esses dois tipos, portanto a correta definição dos mesmos é fundamental.
Padrão de Informação de Faturamento do convênio. Alguns Convênios possuem seus próprios Padrões, utilizando-os para o Faturamento Eletrônico.
Impacta nos seguintes pontos do sistema:
A alteração desta informação pode impactar nos pontos acima, pois alguns campos passam a ser exibidos ou obrigatórios, dependendo do padrão informado. Portanto é importante que essas definições estejam corretas para a correta geração da fatura para o convênio.
Código do registro junto a ANS – Agência Nacional de Saúde Suplementar – da operadora responsável pela internação. Esta informação é utilizada no arquivo de Exportação para o Ministério da Saúde - Comunicação de Internação Hospitalar – CIH.
Tipo Faturamento (Fatura, Nota Fiscal ou Sem ônus)
Define qual Tipo de Faturamento o Convênio utiliza.
Fatura: Utilizado para Convênios que emitem o seu faturamento no papel ou em arquivo
Nota Fiscal: Utilizado para Convênios Particulares do Prestador Principal.
Sem ônus: Tipo de convênio próprio do Prestador Principal que não gera ônus.
Quando o 'Grupo de Convênios' selecionado for "Particular", o tipo de faturamento NÃO poderá ser "Fatura". Uma mensagem informativa será exibida alertando o usuário caso ele tente fazer esta parametrização. Para Grupos de Convênios do tipo Particular, o tipo de faturamento poderá ser do tipo "Nota Fiscal" ou "Sem ônus".
Fonte de remuneração/financiamento da Internação.
Esta informação é utilizada no arquivo de Exportação para o Ministério da Saúde – Comunicação de Internação Hospitalar e Ambulatorial – CIHA.
Ele é utilizando somente na rotina do CIHA, portanto não possui impacto no faturamento das contas.
Para todos os prestadores de sistemas de saúde, que utilizam padrão de faturamento Unimed - BH, o preenchimento deste campo torna-se obrigatório, para efeito de faturamento de contas.
A tela é acessada como anexo do cadastro de convênios e tem a finalidade de calcular a data de vencimento de uma fatura, baseada no dia em que o faturamento foi gerado.
Caso não exista ou o sistema não encontre nenhuma regra para o dia da geração da fatura, a data de vencimento será a data atual.
A parte superior (1) deste cadastro, consiste em informar o(s) dia(s) de entrega/geração do faturamento. Baseado nessas configurações é que o sistema fará o cálculo da previsão de recebimento da fatura.
Dia de entrega:
Tipo de entrega
Antecipar se dia não útil: Caso esteja selecionado a opção “Dia do mês” no campo “Dia de entrega” e o dia da entrega seja em dia não útil, se marcado, antecipa em 1 dia.
Regra de Recebimento
Tipo regra:
Mês controle: