CONTEÚDO

  1. Visão Geral
  2. Movimentação de Tabelas
  3. Integrações
  4. Parâmetros
  5. Pontos de Entrada
  6. Documentações Relacionadas



A rotina de Transferências tem como principal objetivo efetuar transferências de funcionários entre empresas, filiais, matrícula, centros de custo, departamentos, processo,  postos e item contábil e/ou classe de valor.  
O sistema disponibiliza os seguintes tipos de Transferências (padrão):

  • Transferências entre Empresas/Filiais
    Neste tipo de transferência, toda movimentação do funcionário permanece na Empresa/Filial de origem e será feita uma inclusão do funcionário na Empresa/Filial destino.
    Com algumas exceções, verificar aba Movimentação de Tabelas.

  • Transferências entre Centro de Custo
    Neste tipo de transferência, o sistema utiliza o mesmo registro do Cadastro de Funcionários (origem) para o funcionário destino, efetuando apenas a troca do centro de custo.

  • Transferências entre Matrícula
    Este tipo de transferência permite apenas no mês de admissão do funcionário, e enquanto não houver movimentação acumulada. Além disso, será permitido apenas quando não foi efetuado outro tipo de transferência ou movimentação do funcionário.

  • Transferência de Funcionários por Departamentos
    Neste tipo de transferência, o sistema utiliza o mesmo registro do Cadastro de Funcionários (origem) para o funcionário destino, efetuando apenas a troca do Departamento.
    Ressalvo quando é utilizado o ambiente de Arquitetura Organizacional é é realizada também a movimentação de Departamentos e ou Postos.
     

Ao final de cada transferência, um histórico desta movimentação é gerado no Arquivo de Transferências (SRE). 

Para isso devemos seguir algumas premissas básicas:

  • Para que o controle das Transferências seja efetuado corretamente, o arquivo de Transferências (SRE)  deve estar no modo de acesso compartilhado entre empresas, unidade de negócio e filiais, ou seja, deverá ser configurado no dicionário SX2 para modo de acesso compartilhado e, além disso, se existir mais de uma empresa, o mesmo arquivo deve ser indicado para ambas as empresas,

  • Para efetuar a transferência de Item contábil e ou Classe de valor, é necessário que o parâmetro MV_ITMCLVL esteja   preenchido com 1 - Utilização de item contábil e classe de valor ou 3 - Utilização de item/classe sem obrigatoriedade de ambos,

Para efetuar a transferência de  Postos, é necessário que o parâmetro MV_ORGCFG esteja preenchido com 1- Utiliza com controle de Postos ou 2-  Utilizada sem controle de Postos.


Importante:

=======

1 - Tabela SRV

Ao realizar a transferência, os dados das tabelas SRD são também transferidos, as verbas dessa tabela irão assumir a configruação da tabela SRV "DESTINO", por essa razão é necessário que, caso as tabelas sejam exclusivas, seja feito um estudo das diferenças entre as tabelas de Origem e Destino

Por exemplo, a Verba AAA é DSR na filial origem, na filial Destino a AAA é uma verba de base. Nos cálculos e conroles feitos a partir da transferência a verba AAA será tratada como uma verba de base

O usuário poderá utilizar nossos pontos de entrada para efetuar um DE→PARA entre as verbas Destino e Origem


Dicas:

====

1 - Cliente que utiliza somente o PONTO

Para realizar a transferência é necessário utilizar o campo PROCESSO, onde esse processo não pode estar atrelado a nenhum período ou calendário, isso desobriga o preenchimento dessas tabelas.


Para conferir as tabelas movimentadas durante o processo de transferência acesse:

Movimentação de Tabelas em Transferência entre Empresas/Filiais

A rotina de Transferência permite realizar a transferência da Ficha Médica do funcionário.

Para ativar essa integração é necessário configurar os parâmetros abaixo:

  • MV_MDTGPE
    Deve estar configurado com a opção S - Sim.

  • MV_ARQTRAN
    Informe os arquivos externos da Folha de Pagamento que devem fazer parte da transferência do Funcionário.  Os arquivos devem conter Filial e Matrícula.
    Para maiores detalhes sobre o uso desse parâmetro acesse Como transferir outros arquivos de outros módulos além do SIGAGPE?
     

Importante:

  • Para realizar o bloqueio da transferência das tabelas (TM0/ TM5/ TMT/ BAU/ REP) do módulo Medicina e Segurança do Trabalho, é necessário que a tabela TMO esteja configurada como Exclusiva. As tabelas do módulo Medicina e Segurança do Trabalho que necessitem de transferência, devem ser ajustadas manualmente.

  • Antes de qualquer alteração no modo de acesso de uma tabela, deve-se analisar cuidadosamente os impactos que esta alteração poderá ocasionar, uma vez que ao configurá-lo como C (compartilhado), indica que o arquivo será acessado por todas as filiais, enquanto que E (exclusivo), será acessado apenas os registros da filial utilizada no momento.

Para maiores informações acesse:
Influência do MV_MDTGPE no SIGAMDT

A rotina de Transferência permite a integração com o módulo SIGATAF e com o Middleware para geração dos eventos S-2299/S-2399S-2200/S2300S-2205/S-2206 do eSocial.

Para ativar essa integração com o módulo SIGATAF é necessário configurar os parâmetros abaixo:

  • MV_RHTAF
    Habilita a integração de dados do eSocial com TAF.

  • MV_FASESOC
    Responsável por gerenciar o faseamento do eSocial
     
  • MV_TAFVLES
    Versão do leiaute e-Social.

Quando a transferência é realizada entre empresas diferentes, para que a geração dos eventos S-2299/S-2399S-2200/S2300S-2205/S-2206 ocorra com sucesso, é necessário que a empresa destino esteja devidamente configurada no TAF, e também deve ter sido feita a carga de seus principais cadastros.

Então, durante o processamento da integração o sistema irá verificar se a empresa Destino está configurada no TAF por meio da análise das Tabelas C1E e C9R. De acordo com o resultado dessa análise, o sistema poderá ou não gerar os eventos, seguindo os critérios:

  1. Caso a empresa destino esteja configurada no TAF, e a integração de algum dos eventos falhar, os demais também serão cancelados. Ou seja, nenhum dos eventos serão gerados até que o cadastro das empresas estejam corretos.

  2. Caso a empresa destino não esteja configurada no TAF, o sistema irá gerar somente o evento S-2299 na empresa Origem. Ou seja, não haverá a geração do início do vínculo e nem o registro de Sucessão de Vínculos para o trabalhador na empresa Destino.

Para ativar essa integração com o Middleware é necessário configurar os parâmetros abaixo:

  • MV_MID
    Habilita a integração de dados do eSocial com o Middleware.


Para maiores informações sobre os processos de transferência com o eSocial acesse:

eSocial - Transferência de empregados no eSocial
eSocial - Transferência de Empregado Afastado
eSocial - Evento S-2299 Desligamento/Transferência de empregado



A rotina de Transferência permite a integração com o módulo SIGATEC, ativando a validação de alocação de Atendente que é um Funcionário no SIGAGPE.

Para ativar essa integração é necessário configurar o parâmetro abaixo:


A rotina de Transferência permite a integração com o módulo SIGATMS - Gestão de Transportes, realizando a atualização dos dados do  Motorista que é um Funcionário no SIGAGPE.

Para ativar essa integração é necessário configurar o parâmetro abaixo:

  • MV_INTTMS
    Deve estar configurado com a opção .T.

Para maiores informações sobre os processos de integração com o módulo SIGATMS acesse:
Integração TMS x SIGAGPE


A rotina de Transferência permite a integração com Totvs Controle de Acesso (TSA).

Para ativar essa integração é necessário configurar o parâmetro abaixo:

  • MV_TSREP
    Deve estar configurado com a opção .T.

Para maiores informações sobre os processos de integração com o TSA acesse:
Integração TSA e SIGAGPE

A rotina de Transferência permite a integração com o sistema Quírons da NG.

Para ativar essa integração é necessário configurar o parâmetro abaixo:

  • MV_RHNG
    Deve estar configurado com a opção .T.

Para maiores informações sobre os processos de integração com o sistema Quírons da NG acesse:
Integração Quírons e SIGAGPE


A rotina de Transferência permite a integração entre os cadastros de Usuários e/ou Funcionários, utilizados pelos ambientes do Quality e do Gestão de Pessoal.

Para ativar essa integração é necessário configurar os parâmetros abaixo:

  • MV_QGINT
    Deve estar configurado com a opção S - Sim.

  • MV_QVLUSAR
    Deve estar configurado com a opção 1 para que o sistema verifique as tabelas do ambiente Quality na execução da transferência de funcionários. Desta forma, caso tenha pelo menos uma movimentação no ambiente de Qualidade, não permite a transferência do funcionário.

  • MV_QGEMAIL
    Deve ser preenchido com o endereço eletrônico do funcionário responsável que, recomendamos, seja da área da qualidade, para receber um aviso por e-mail das transferências realizadas.
    A mensagem desse e-mail contém a seguinte frase:

    "Foi realizada uma Transferência do Funcionário pelo ambiente Gestão de Pessoal. Verifique, se houver necessidade, e transfira as pendências nos ambientes de Controle de Qualidade - Quality."

A integração entre os ambientes permite a independência do Cadastro de Usuários e do Cadastro de Funcionários, de Departamentos/Centros de Custos e de Funções/Cargos.

Para essa integração, o sistema utiliza as seguintes tabelas:

TabelaRelacionamento
Usuários (QAA)Desvinculada do Cadastro de Funcionários (SRA).
Departamentos (QAD)Desvinculada do Cadastro de Centro de Custos (CTT).
Funções (QAC)Desvinculada do Cadastro de Funções (SRJ).


A manutenção dessas tabelas é realizada através do ambiente Controle de Documentos SIGAQDO).

Quando ativada a integração entre os ambientes, os dados do Cadastro de Usuários nos ambientes de Controle de Qualidade são "alimentados" pelo Gestão de Pessoal, que identifica os registros com o tipo Funcionário, sendo que a gravação do código é realizada da seguinte forma:

CC CC CCCCCC, sendo:

CC Empresa

CC Filial

CCCCCC - Código (Matrícula, Departamento ou Função)


Nesta regra ocorre integração com as Transferências realizadas no ambiente Gestão de Pessoal integrando a tabela SRE Transferências (SIGAGPE) para QAB Transferências (Quality) e, além disso, integram-se dados de FilialEmpresa e Centro de Custo.

No ambiente Gestão de Pessoal, o funcionário é classificado conforme status a seguir, registrado no campo Situação na Folha:

Status SIGAGPESituação Folha (RA_SITFOLH)
branco Situação normal
AAfastado temporariamente
DDemitido
FFérias
TTransferido


No ambiente Quality, os dados da situação do funcionário considerados na integração são:

Status SIGAGPESituação Quality Descrição
DInativoFuncionário inativo
“branco”AtivoSituação Normal
AAtivoSituação Normal
FAtivoSituação Normal
TAtivoSituação Normal

A rotina de Transferência permite a integração com a Gestão de Folha Pública

Para ativar essa integração é necessário configurar o parâmetro abaixo:

  • MV_GSPUBL
    Deve estar configurado com a opção 2 - Sim.

Para maiores informações sobre a Gestão de Folha Pública acesse:
Gestão de Folha Pública - Protheus



ParâmetroDescriçãoConteúdo Padrão

MV_RHTAF

Habilita a integração de dados do eSocial com TAF.
Conteúdo válido:
 .T.  - Passa a integrar dados de eventos não periódicos do SIGAGPE com o SIGATAF.
 .F.  - Não realiza integração dos dados com o SIGATAF.
(vazio)
MV_FASESOC

Responsável por gerenciar o faseamento do eSocial
Conteúdo válido:
(Vazio) - 1a Fase
1 - 1a Fase + 2a Fase
2 - 1a Fase + 2a Fase + 3a Fase                                  

(vazio)
MV_TAFVLES

 Versão do leiaute e-Social.

(vazio)
MV_RHNG

Habilita a integração de Quírons - NG com o módulo de SIGAGPE do Protheus.
Conteúdo válido:
.T.  - Habilita integração
.F.  - Integração desabilitada

.F.


MV_ORGCFG

Configura o modo de uso do módulo Arquitetura Organizacional (SIGAORG)
Conteúdo válido:
0 - Não utiliza
1 - Utiliza com controle  de Postos
2 - Utiliza sem controle de Postos; 

0
MV_ITMCLVL

Configuração da obrigatoriedade de uso dos campos Item Contábil e Classe Valor.
Conteúdo válido:
1 - Utilização do Item Contabil e Classe de valor
2 - Para não utilizar,
3 - Para utililizar item/classe sem obrigatoriedade de ambos.    

Documentação de Apoio:
Parâmetro MV_ITMCLVL para utilização de Item Contábil e Classe de Valores    

2
MV_MATRICU

Indica como será o controle de numeração da Matricula.
Conteúdo válido:
0 - Usuário informará
1 - Automática por Filial
2 - Automática porpor Empresa
3 - Automática porpor Grupo de Empresa               

0
MV_REUTMATCaso já exista a matrícula no destino da transferência em lote e individual, define se efetuará ou se a mesma não será realizada.  
Conteúdo válido:
.T. -  Reutiliza matrícula.
.F. -  Não reutiliza matrícula.
Documentação de Apoio:
Parâmetro MV_REUTMAT - Transferência com a matrícula já existente no destino
.F.
MV_QGINTIndica se os módulos Quality estão integrados com módulo SIGAGPE.
Conteúdo válido:
S  - Sim
N - Não
N
MV_QVLUSARIndica se o sistema deve verificar as tabelas do ambiente Quality na execução da transferência de funcionários. 
Conteúdo válido:
1  - Sim
2 - Não           
2
MV_MDTGPEIndica se o módulo SIGAMDT está integrado com módulo SIGAGPE. 
Conteúdo válido:
S  - Sim
N - Não            
N
MV_MDTADICPercentual de insalubridade/periculosidade virá do módulo SIGAMDT?
Conteúdo válido:
.T. -  Percentual virá do módulo SIGAMDT
.F. -  Percentual não virá do módulo SIGAMDT
Documentação de apoio:
Parâmetro MV_MDTADIC - Cálculo de periculosidade/insalubridade por piso do sindicato
.F. 
MV_TECXRHIndica se o módulo SIGATEC está integrado com módulo SIGAGPE. 
Conteúdo válido:
.T.  - Habilita integração
.F.  - Integração desabilitada            
Documentação de apoio:
Parâmetro MV_TECXRH - Integração com Módulo SIGATEC  
(vazio)
MV_TSREPIndica se o aplicativo TSA (Totvs Controle de Acesso)  está integrado com módulo SIGAGPE. 
Conteúdo válido:
.T.  - Habilita integração
.F.  - Integração desabilitada   
.F.
MV_TSADEPHabilita o envio de Departamento para Unidade de Lotação ao invés da Filial.        
Conteúdo válido:
.T.  - Habilita envio para Unidade de Lotação.
.F.  - Habilita envio para Filial.
.F.
MV_ARQTRANIndica quais arquivos externos a Folha de Pagamento devem fazer parte da transferência do funcionário.
Documentação de apoio:
Parâmetro MV_ARQTRAN - Transferência de arquivos de outros módulos
(vazio)
MV_BLOQMATIndica se na transferência do funcionario permite mudar de matrÍcula ( não trata transf. em lote ).
Conteúdo válido: 
T - Mantém matrícula.
F - Permite trocar matrícula
(vazio)
MV_VALIDTRDefine se valida acesso do usuário ao selecionar a Empresa Destino na rotina de Transferências.         
.T. - Realiza validação.
.F. - Não realiza validação.
.F.
MV_MATUNICIndique a partir de qual matrícula deve iniciar a sequência automática de Funcionários e Autônomos.
Exemplo: "000000".    
Documentação de apoio:               
Parâmetro MV_MATUNIC - Sequencial Automático de Matrícula             
(vazio)
MV_INTTMSIdentifica se o módulo do TMS está integrado aos outros módulos.                    
Conteúdo válido:
.T.  - Habilita integração
.F.  - Integração desabilitada                  
.T.
MV_TRFDELMAlias dos arquivos a terem seus registros eliminados da filial origem.                      (vazio)
MV_TRFNOCCAlias dos arquivos a terem seus Centros de Custos modificados                                (vazio)
MV_FNOTTRFAlias dos arquivos a não serem movimentados na transferência (para transferência de Empresa/Filial).                                     (vazio)
MV_QTDTRRecebe a quantidade de funcionarios a serem consideradospela transf. em lote.
Valor maximo 200.           
Documentação de apoio:  
Parâmetro MV_QTDTR - Transferência em Lote
(vazio)
MV_GSPUBLDetermina se e Gestão Pública.
Conteúdo válido:
1  - Não
2 - Sim 
Documentação de apoio:
Parâmetros SIGAGFP - Gestão de Folha Pública
(vazio)
MV_ALTSALAltera C.B.O. e Salário quando alterar a Função   
Conteúdo válido:
S  - Sim
N - Não
S

PE GP180MEN e GP18FILT - Inclusão de Botão em Outras Ações e e Retorno de Matrículas Filtradas
PE GP180TRA Transferência de Funcionário
PE GP180MSG - Pergunta antes de processar a Transferência
PE GP180VALID - Validação no processamento de Transferência
PE GP180VDP - Validação de Departamento x Posto
PE GP180HEA - Montagem Cabeçalho
PE GP010AGRV - Validação após Gravação da Transferência
PE GP180CPOS - Gravação de Campos Customizados


<style>
div.theme-default .ia-splitter #main {
    margin-left: 0px;
}
.ia-fixed-sidebar, .ia-splitter-left {
    display: none;
}
#main {
    padding-left: 10px;
    padding-right: 10px;
    overflow-x: hidden;
}

.aui-header-primary .aui-nav,  .aui-page-panel {
    margin-left: 0px !important;
}
.aui-header-primary .aui-nav {
    margin-left: 0px !important;
}

.aui-tabs.horizontal-tabs>.tabs-menu>.menu-item.active-tab a::after { 
	background: #FF9900; !important 
}

.menu-item.active-tab { 
	border-bottom: none !important; 
}

</style>