A DES é uma rotina municipal cujo objetivo é informar a prefeitura o registro dos serviços prestado e contratados pelas pessoas jurídicas para que possam gerenciar de forma eficaz, o recolhimento do Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza – ISSQN. Neste documento iremos demonstrar o processo para a extração das informações no Gestão Fiscal para a geração do arquivo e importação no portal da prefeitura de São José dos Campos.
Neste processo o foco é a geração das informações dos serviços tomados e acobertados por documentos fiscais e sujeitos à incidência do ISSQN.
Glossário de termos técnicos e siglas:
O DECRETO Nº 1.584, DE 26 DE JANEIRO DE 2022 Institui o novo Sistema Eletrônico de Gestão do ISSQN, estabelece obrigações acessórias relativas ao ISSQN – Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza e dá outras providências.
Em substituição aos livros fiscais previstos na legislação vigente, todo prestador que emita nota fiscal de prestação de serviços e todo tomador de serviços ficam obrigados a escriturar eletronicamente, por meio do programa SIG ISS, os fatos geradores do ISSQN, por meio do preenchimento dos seguintes livros
fiscais:
I – Livro de Registro de Prestação de Serviços; e
II – Livro de Registro de Serviços Tomados de Pessoas Físicas e Jurídicas.
Neste processo de extração dos dados para a geração das informações a prefeitura iremos gerar eletronicamente as informações para atender ao Livro de Registro de Serviços Tomados de Pessoas Físicas e Jurídicas.
03. Geração do arquivo
A geração da DES deve ser executada a partir de Obrigações Acessórias | Gerador de Saídas. Sendo necessário obter o layout mais recente do arquivo "FISLAY0033 - DES-SãoJoséDosCampos-SP.TotvsGen (Alterar nome do layout correto, pois ainda não foi publicado)" pelo TOTVS Compartilhamento.
O arquivo é gravado no diretório selecionado na tela de geração.
Para a geração do arquivo, devem ser informados:
As guias de recolhimento do ISSQN deverão ser geradas e obtidas pelos contribuintes e responsáveis tributários por meio do software da DES.
A seleção dos Lançamentos Fiscais de Entrada serão feitos conforme os parâmetros informados no TOTVS Gestão Fiscal (Processo 03.02 - "Apuração de Tributos" → 03.02.03 - "ISS" → "Apur. por Filial" → Datas Apuração do ISS). As opções são:
Utilizando a opção "Data de Pagamento/Vencimento", o sistema se comportará da seguinte forma:
Essa parametrização deve ser feita para operação de Entrada.
Importante! Se a Filial estiver parametrizada para utilizar município por item, as informações de Alíquota, Tipo de Recolhimento, Base de Cálculo e Valor do Imposto serão preenchidos conforme os dados informados na aba "Outros Tributos" dos Itens do Lançamento Fiscal. Se a Filial for parametrizada para não usar o município por item, esses campos serão preenchidos conforme os dados informados na aba "Outros Tributos" do Lançamento Fiscal.
Os demais registros serão gerados de acordo com as regras detalhadas abaixo.
|
Disponível a partir do Release 12.1.2402 |