|
A rotina de Auditoria Interna consiste em uma análise detalhada das contas liberadas pelo faturamento, garantindo que o setor de auditoria possa revisar todos os serviços prestados, como exames, medicamentos, procedimentos médicos e outros itens cobrados, antes que a conta seja enviada para a operadora. Essa etapa é fundamental para evitar erros, disputas com convênios e glosas.
Esse processo é geralmente realizado por uma equipe dedicada da operadora ou por um time independente do setor de faturamento do prestador, trazendo uma perspectiva imparcial aos processos. Essa abordagem ajuda a distribuir o trabalho de forma mais eficiente, evitando o conflitos de responsabilidades entre o time de Faturamento e Auditoria.
O módulo de Auditoria Interna pode ser acessado em Faturamento > Particular e Convênios > Auditoria Interna.

Ao acessar a tela, serão exibidos os seguintes campos para realizar o filtro:
Convênio (obrigatório): Define o convênio para a pesquisa.
Período (obrigatório): Define o início e o fim do período. Por padrão, é definido entre o primeiro e o último dia do mês atual.
Unidade de Faturamento (opcional)
Status da Auditoria (opcional): Com as opções Todos, Pendente, Iniciada e Concluída.
Tipo de Paciente (opcional): Com as opções Todos, Internos e Externos.
Após preencher os filtros, basta clicar em "Filtrar" para carregar os registros. Os dados exibidos incluem atendimento, parcial, paciente e o status da auditoria.

Após efetuar a pesquisa, é possível abrir um formulário para o registro selecionado.

Neste formulário serão exibidas todas as informações contidas na visão anterior como somente leitura, um campo editável para informar alguma observação da auditoria (habilitado apenas após efetuar a auditoria) e uma lista dos itens da conta.

Para realizar a auditoria, é necessário selecionar uma conta (apenas uma por vez), então executar o processo "Realizar Auditoria".

Na tela de processamento da auditoria, há um cabeçalho exibindo dados da conta, como o paciente, atendimento e o total da conta. Esse total é recalculado automaticamente à medida que se alteram as seleções de registros ou os valores dos campos de quantidade e valor unitário.
Logo abaixo, estão listados todos os itens do anexo da visão principal. Um painel adicional, com campos editáveis, permite a manipulação detalhada do registro atualmente focado.
Para auditar um item, é necessário alterar a quantidade e/ou o valor unitário, além de especificar o Tipo de Auditoria Pré-Glosa e o Motivo de Auditoria Pré-Glosa. O campo de observações é opcional.
Para facilitar o preenchimento dos campos de quantidade e valor, há uma opção de replicação. Por exemplo, se um item teve seu valor alterado de 10,00 para 15,00 e foi lançado na conta 10 vezes, basta clicar em "Replicar Valores" para aplicar essa alteração a todos os lançamentos do item.
Há também uma opção de reverter a auditoria, que restaura os valores dos campos "Qtd. Alterada" e "Valor Un. Alterado" para os valores originais ("Qtd. Original" e "Valor Un. Original") registrados na conta do paciente.
A coluna de Status identifica quais itens sofreram alguma alteração e o valor alterado fica com o fundo amarelo claro, facilitando a identificação dos mesmos.

Ao clicar em "Executar", a auditoria é aplicada aos registros selecionados e aos campos preenchidos, com um log detalhado dos itens processados ou de eventuais erros

Para retornar uma parcial para auditoria, o status da auditoria de estar como Concluída e o status da parcial como liberada. Somente nessas condições é que é possível retornar a parcial para correção.
A parcial não pode ser alterada quando seu status estiver faturada, uma vez que a mesma já pode ter sido enviada para o convênio.
Caso esteja faturada, é necessário retornar a conta para correção, retornar a conta para auditoria, fazer as alterações necessárias e liberá-la novamente.
