01. VISÃO GERAL

Este documento tem por objetivo demonstrar uma visão geral da configuração, do fluxo para a geração do Pix e a conciliação dos movimentos utilizando o TPI (Totvs Pagamento Instantâneo).

02. CONFIGURAÇÃO

Abaixo estão descritas as configurações necessárias para a geração do Pix Comum e Pix Cobrança, além da configuração para o processo de conciliação dos recebimentos.

As configurações de comunicação entre ERP Protheus e a plataforma RaaS são realizadas no cadastro de estação, conforme imagem abaixo:


IMPORTANTE:

No TOTVS PDV, para o funcionamento do TOTVS Pagamentos Digitais é necessário que o TEF esteja ativo no Cadastro da Estação utilizada, caso não trabalhe com nenhum TEF não é necessário o preenchimento dos demais campos, somente deixar como habilitado, conforme o exemplo abaixo:

Maiores detalhes acessar o link da documentação TOTVS Pagamentos Digitais

As configurações de comunicação entre ERP Protheus e a plataforma RaaS é realizada através do Wizard FINA893, que cria o Schedule e Agendamento para o Job FINA892()

Caso essa rotina não esteja cadastrada no menu, será necessário a inclusão via configurador.

Maiores detalhes acessar o link da documentação Wizard de configuração de API's (FINA893)

Wizard

Para que seja possível realizar a importação dos movimentos de conciliação dos recebimentos do Pix, será necessário realizar a configuração da conexão com o TOTVS Pagamento Instantâneo através do Wizard FINA921 (Conexão Totvs Pagamento Instantâneo).

A rotina está disponível no módulo Financeiro pelo menu Atualizações → Conciliador de Vendas e Recebimentos → Conexão Totvs Pagamentos Digitais.

A execução do Wizard deve ser feita em cada uma das filiais que realiza as transações de Pix, sempre informando no campo Código Externo da Unidade de Negócio o respectivo código da Unidade de Negócio cadastrado na plataforma Raas.

Schedule

Após a configuração do Wizard FINA921 (Conexão Totvs Pagamento Instantâneo) será criado o schedule da rotina FINA914A (Importação da Conciliação Totvs Pagamento Instantâneo), que será responsável pela importação dos movimentos de conciliação.

Se houver mais de uma filial para configuração, podemos selecioná-las para execução em um único schedule conforme exemplo abaixo, independentemente da empresa/filial que é informada no campo Rotina.

image-2024-12-9_15-9-7.png

03. PROCESSO DA GERAÇÃO DO PIX

A seguir estão descritos os processos para a geração do Pix Comum pelo módulo SIGALOJA e Pix Cobrança pelo módulo SIGAFIN.

Para a geração do PIX, no momento da finalização da venda, deve escolher a forma de pagamento PIX, onde será apresentada na tela o QR-Code gerado pela plataforma RaaS.


Maiores detalhes acessar o link da documentação TOTVS Pagamentos Digitais

Para a geração de um Pix Cobrança pelo financeiro, serão necessárias as etapas abaixo:

  • Informar no Título a Receber que o recebimento poderá ser feito via Pix.

Na rotina FINA040 (Contas a Receber), buscar o título e clicar em Outras Ações.
Alterar o campo Gera Pix (FKF_RECPIX) da aba PIX para Sim para que o título fique disponível no Monitor Pix (FINA890).

  • Gerar o Pix

Na rotina do Monitor Pix (FINA890) clicar em Gerar.
Selecionar o banco no qual deseja receber o Pix.
Selecionar os Títulos a Receber para os quais se deseja gerar o Pix.

  • Transmitir o Pix

A transmissão do Pix será feita automaticamente pelo job da rotina FINA892 que foi configurada previamente, conforme item "02. CONFIGURAÇÃO" na aba "Pix Cobrança - SIGAFIN" deste documento.
Quando o Pix for gerado, a legenda do registro será alterada para "QR Code Gerado". A partir deste momento pode-se gerar o QR Code pelo botão Outras Ações --> Pix Copia e Cola / QR Code.

Quando o acesso ao ERP Protheus for via webApp é obrigatório a utilização do webAgent para a correta visualização do QR Code na funcionalidade "Pix Copia e Cola /  QR Code".

Para maiores informações sobre o uso do webAgent, consultar a documentação 2. WebApp - WebAgent


Maiores detalhes acessar o link da documentação Pagamentos instantâneos - PIX

04. PROCESSO DA CONCILIAÇÃO

Os recebimentos originados das transações Pix realizadas pelo TPI (Totvs Pagamento Instantâneo) podem ser importados e conciliados com os Títulos a Receber.

O processo consiste em:

  1. Importar os movimentos de conciliação do Pix via schedule ou manualmente
  2. Realizar a conciliação

Importação dos movimentos

A importação via schedule é realizada pela rotina FINA914A (Importação da Conciliação Totvs Pagamento Instantâneo) descrita no item "02. CONFIGURAÇÃO" deste documento.

A importação manual é realizada pela rotina FINA914 (Importação) disponível no módulo Financeiro pelo menu Atualizações → Conciliador de Vendas e Recebimentos → Importação.

Mais detalhes dos passos para importação manual podem ser consultados no item "03. EXEMPLO DE UTILIZAÇÃO" na aba "PIX / Pagamentos Digitais" do documento FINA914 (Importação).

Conciliação dos movimentos

A conciliação dos movimentos Pix com os Títulos a Receber deve ser feita pela rotina FINA918 (Conciliação Recebimentos) disponível no módulo Financeiro pelo menu Atualizações → Conciliador de Vendas e Recebimentos → Conciliação Recebimentos.

Clicar no botão Conciliação, selecionar a opção PIX / Pagamentos Digitais e informar os parâmetros. Detalhes dos parâmetros estão descritos no item "02. EXEMPLO DE UTILIZAÇÃO", sub-item "Conciliação" na aba "PIX / Pagamentos Digitais" do documento FINA918 (Conciliação Recebimentos).

Ao abrir a tela de conciliação os movimentos que estiverem aptos para conciliação poderão ser visualizados na aba Conciliados.

Para prosseguir com a conciliação, marcar os registros que deseja conciliar e clicar em Gravar. Os títulos conciliados serão baixados automaticamente pela rotina.

05. TABELAS UTILIZADAS

F71 - Monitor PIX - Receber

FIF - Arquivo Conciliação SITEF

SE1 - Contas a Receber