CONTEÚDO

  1. Visão Geral
  2. Auditoria Interna
  3. Itens da Auditoria Interna
  4. Realizar Auditoria Interna
  5. Retornar para Auditoria


  1. Para incluir novos itens na Parcial, deve-se utilizar a rotina de Elaboração de Contas, retornando a Parcial para o status de Elaboração. Essa ação é essencial, pois a rotina de Elaboração de Contas garante que todas as regras de negócio sejam seguidas, conforme as condições contratuais do convênio. Caso seja necessário incluir um item fora dessas regras, isso deve ser feito através da aba Especial. 
  2. O parâmetro de "Permite auditar contas em elaboração" foi descontinuado na release 12.1.2406

01. VISÃO GERAL

A rotina de Auditoria Interna consiste em uma análise detalhada das contas liberadas pelo faturamento, garantindo que o setor de auditoria possa revisar todos os serviços prestados, como exames, medicamentos, procedimentos médicos e outros itens cobrados, antes que a conta seja enviada para a operadora. Essa etapa é fundamental para evitar erros, disputas com convênios e glosas.

Esse processo é geralmente realizado por uma equipe dedicada da operadora ou por um time independente do setor de faturamento do prestador, trazendo uma perspectiva imparcial aos processos. Essa abordagem ajuda a distribuir o trabalho de forma mais eficiente, evitando o conflitos de responsabilidades entre o time de Faturamento e Auditoria.

02. AUDITORIA INTERNA

O módulo de Auditoria Interna pode ser acessado em Faturamento > Particular e Convênios > Auditoria Interna.

Ao acessar a tela, serão exibidos os seguintes campos para realizar o filtro:

Após preencher os filtros, basta clicar em "Filtrar" para carregar os registros. Os dados exibidos incluem atendimento, parcial, paciente e o status da auditoria.

03. ITENS DA AUDITORIA INTERNA

Após efetuar a pesquisa, é possível abrir um formulário para o registro selecionado.

Neste formulário serão exibidas todas as informações contidas na visão anterior como somente leitura, um campo editável para informar alguma observação da auditoria (habilitado apenas após efetuar a auditoria) e uma lista dos itens da conta.

04. REALIZAR AUDITORIA INTERNA

Para realizar a auditoria, é necessário selecionar uma conta (apenas uma por vez), então executar o processo "Realizar Auditoria".

Na tela de processamento da auditoria, há um cabeçalho exibindo dados da conta, como o paciente, atendimento e o total da conta. Esse total é recalculado automaticamente à medida que se alteram as seleções de registros ou os valores dos campos de quantidade e valor unitário.

Logo abaixo, estão listados todos os itens do anexo da visão principal. Um painel adicional, com campos editáveis, permite a manipulação detalhada do registro atualmente focado.

Para auditar um item, é necessário alterar a quantidade e/ou o valor unitário, além de especificar o Tipo de Auditoria Pré-Glosa e o Motivo de Auditoria Pré-Glosa. O campo de observações é opcional.

Para facilitar o preenchimento dos campos de quantidade e valor, há uma opção de replicação. Por exemplo, se um item teve seu valor alterado de 10,00 para 15,00 e foi lançado na conta 10 vezes, basta clicar em "Replicar Valores" para aplicar essa alteração a todos os lançamentos do item.

Há também uma opção de reverter a auditoria, que restaura os valores dos campos "Qtd. Alterada" e "Valor Un. Alterado" para os valores originais ("Qtd. Original" e "Valor Un. Original") registrados na conta do paciente.

A coluna de Status identifica quais itens sofreram alguma alteração e o valor alterado fica com o fundo amarelo claro, facilitando a identificação dos mesmos.

Ao clicar em "Executar", a auditoria é aplicada aos registros alterados e aos campos preenchidos, com um log detalhado dos itens processados ou de eventuais erros.

Mesmo que existam itens selecionados na grid, através da coluna de check, todos os itens modificações serão enviados para serem salvos. A coluna de check, serve para a réplica de valores e para reverter auditoria dos itens.


05. RETORNAR PARA AUDITORIA

Para retornar uma parcial para auditoria, o status da auditoria de estar como Concluída e o status da parcial como liberada. Somente nessas condições é que é possível retornar a parcial para correção.

A parcial não pode ser alterada quando seu status estiver faturada, uma vez que a mesma já pode ter sido enviada para o convênio.

Caso esteja faturada, é necessário retornar a conta para correção, retornar a conta para auditoria, fazer as alterações necessárias e liberá-la novamente.