A DES é uma rotina municipal cujo objetivo é informar à prefeitura o registro dos serviços prestado e contratados pelas pessoas jurídicas para que possam gerenciar, de forma eficaz, o recolhimento do Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza – ISSQN. Neste documento iremos demonstrar o processo para a extração das informações no Gestão Fiscal para a geração do arquivo e importação no portal da prefeitura de São José dos Campos.
Neste processo o foco é a geração das informações dos serviços tomados e acobertados por documentos fiscais e sujeitos à incidência do ISSQN.
Glossário de termos técnicos e siglas:
A prefeitura municipal de Campinas através do DECRETO Nº 15.356 DE 26 DE DEZEMBRO DE 2005 Regulamenta a Lei 12.392, de 20/10/2005, que "Dispõe sobre o Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza - ISSQN e dá outras providências".
Para cumprir as obrigações acessórias conforme o DECRETO Nº 15.356 DE 26 DE DEZEMBRO DE 2005, CAPÍTULO VII - DAS OBRIGAÇÕES ACESSÓRIAS , § 2º Os contribuintes e responsáveis obrigados ao credenciamento nos sistemas de gestão do ISSQN, nos prazos estabelecidos pela Administração Tributária, deverão emitir e escriturar os documentos fiscais conforme estabelecido nos atos normativos que regulam referidos sistemas, o IMA - Informática de Municípios Associados disponibilizou um layout para importação de lançamentos dos serviços tomados.
O processo é feito através dos lançamentos fiscais de entrada que se encontra no Totvs. Estes lançamentos serão extraídos utilizando a ferramenta gerador de saídas. Será gerado um arquivo texto para ser importado no sistema da prefeitura.
A geração da DES deve ser executada a partir de Obrigações Acessórias | Gerador de Saídas. Sendo necessário obter o layout mais recente do arquivo "FISLAY0038 - DES-Campinas.TotvsGen" pelo TOTVS Compartilhamento.
O arquivo é gravado no diretório selecionado na tela de geração.
Para a geração do arquivo, devem ser informados:
As guias de recolhimento do ISSQN deverão ser geradas e obtidas pelos contribuintes e responsáveis tributários por meio do software da DES.
A seleção dos Lançamentos Fiscais de Entrada serão feitos conforme os parâmetros informados no TOTVS Gestão Fiscal (Processo 03.02 - "Apuração de Tributos" → 03.02.03 - "ISS" → "Apur. por Filial" → Datas Apuração do ISS). As opções são:
Utilizando a opção "Data de Pagamento/Vencimento", o sistema se comportará da seguinte forma:
Essa parametrização deve ser feita para operação de Entrada, para natureza não fiscal e notas de serviço de outro município.
As informações de Alíquota, Tipo de Recolhimento, Base de Cálculo e Valor do Imposto serão preenchidos conforme os dados informados na aba "Outros Tributos" dos Itens do Lançamento Fiscal .
Os demais registros serão gerados de acordo com as regras detalhadas abaixo.
|