Produto:

Microsiga Protheus

Versões:

12

Release:

12.1.XXX - Em homologação interna

Módulos:

Todos

Ambientes:

Todos

Observações:

Melhoria de processo em atendimento as legislações da Nota Fiscal Eletrônica - AJUSTE SINIEF 07/05 e o Convênio ICMS 115/03

.




Sobre a Melhoria.


A Primary Key (PK), ou Chave Primária dos documentos fiscais (Tabelas SF1 e SF2), desde a criação do Protheus  é composta pelos campos: 

F1_FILIAL + F1_DOC + F1_SERIE + F1_FORNECE + F1_LOJA + F1_FORMUL  para Documentos Fiscais de Entrada, e

F2_FILIAL + F2_DOC + F2_SERIE + F2_CLIENTE + F2_LOJA  para Documentos Fiscais de Saída.

Estes campos representam as informações Filial +  Número do Documento + Série + Código do Cliente/Fornecedor + Loja, e no caso dos Documentos Fiscais de Entrada + Fomulário Próprio. Esta identificação única dos documentos fiscais tinha como base a legislação nacional brasileira da época.

Porém, com as mudanças do Governo na legislação, passou a ser previsto a reinicialização da numeração do documento fiscal por período de apuração para os setores de Comunicações e Energia Elétrica embasado nas legislações do Convênio ICMS 115/03 e da Nota Fiscal Eletrônica, ambos tornando legal este procedimento à todos os contribuintes nacionais que operam nestes setores. 

Esta alteração na legislação gerou dificuldade aos clientes Protheus que operam nos setores de Comunicações e Energia Elétrica para reiniciarem os numeradores de seus documentos de saídas, normalmente a cada mês, e aos demais clientes Protheus para entrarem com estes documentos no sistema, pois em ambos os casos há violação da chave primária das tabelas, hora, emitindo os documentos de saída, hora recebendo os documentos emitidos pelas prestadoras de serviços de telecomunicação ou energia elétrica caso o fornecedor emita documentos fiscais em períodos diferentes com a mesma numeração e série não sendo possível a inserção dos dados no sistema.


Exemplo:

Existindo a nota fiscal de número 000000001, série 1, fornecedor 000001, loja 01, data de 01/02/2012,  já gravada no Protheus.

Ao tentar inserir uma nota fiscal com os mesmos dados, o que é previsto pela legislação, porém em outra data, (mês ou ano) o sistema impede a gravação dos dados e acusa duplicidade nas informações, pois já possui esses dados salvos


                       

                      

Tanto na emissão quanto no recebimento dos documentos, esta violação da chave primária era contornada através de uma solução sistêmica que possibilitava a inserção de caracteres como "." (PONTO) somado a série do documento com o proposito de distinguir a PK e possibilitar a emissão e ou entrada do documento no sistema.

Para uma solução efetiva deste problema seria necessário uma alteração acrescentando mais campos a chave primaria das tabelas SF1, SF2 e todas as demais tabelas relacionadas a estas, contudo, esta alteração causaria um impacto muito grande nos códigos fontes, exigindo um grau elevado de codificação tanto no código padrão como nos códigos customizados por clientes.

A TOTVS procurou uma forma de alterar a chave primaria das tabelas de forma a minimizar o máximo possível a codificação das customizações de nossos clientes, promovendo assim uma solução que encontra-se um equilíbrio ideal entre custo x beneficio, haja visto que a alteração da legislação afeta de forma direta os clientes que operam nos setores de Comunicação e Energia Elétrica, mas também de forma indireta todos os demais clientes podem receberem documentos fiscais deste setor com dados que violam a chave primaria atual.


Detalhes da solução:


A solução refere-se em  alterar a chave primária dos documentos fiscais através da modificação do conteúdo gravado nos campos _SERIE e similares, das tabelas dos documentos fiscais e todas as demais tabelas relacionadas a partir destas.

Foram mantidos os mesmos campos na chave  (Número do documento + Série + Cliente/Fornecedor + Loja), porém, uma identificação única passa a ser gravada nos campos _SERIE, com o conteúdo no formato: SSSMMAAAAEEEEE onde:


SSS      = Serie Do Documento Fiscal

MM       = Mês da emissão do documento         

AAAA   = Ano da emissão do documento Fiscal

EEEEE = Espécie do Documento Fiscal

 

Exemplo do novo conteúdo: “UNI122014NFCEE”

 

Para tornar tal alteração possível, tomamos algumas medidas com relação a estrutura do sistema:


Campos _SDOC

Foram criados novos campos, “_SDOC”, para armazenar a série real dos documentos fiscais.

A utilização deste campo, varia de acordo com a funcionalidade, um exemplo seria na impressão de relatórios e demais documentos impressos.

Poderá ser utilizado também na construção de filtros, para que a busca possa ser feita com o conteúdo REAL da série.

Estes campos _SDOC serão gravados no mesmo momento em que os campos _SERIE forem gravados.

Para cada campo _SERIE no sistema, foi criado um respectivo _SDOC, baseado na nomenclatura do original.


Exemplo:

Tabela SD2 

Campo Original

Respectivo _SDOC

D2_SERIE

D2_SDOC

D2_SERIORI

D2_SDOCORI

D2_SERIREM

D2_SDOCREM

D2_SERMAN

D2_SDOCMAN

 ! Os novos campos, têm as mesmas características dos campos _SERIE atuais, tamanho, título, descrição, etc.


Grupos de Campo 

Foram criados 2 novos grupos de campos (SXG):

094 - Utilizado nos campos _SERIE atual para vincular à todas as tabelas do ERP que tenham relação com a Série do Documento Fiscal; 

Obs. Estes campos terão seu tamanho alterado para o tamanho da Série Oficial do referido país somado a quantidade de posições necessárias para criar o identificador de controle da duplicidade, passando a ser utilizado somente como relacionamento interno no sistema;

095 - Este grupo de campos será atribuído aos novos campos denominados _SDOC, pois caso haja a necessidade de uma alteração futura, todos estes já estarão amarrados ao mesmo grupo.


Índices (SIX)

Foram criados novos índices utilizando os campos _SDOC. Estes índices são uma réplica dos indicies que continham os campos _SERIE, e serão utilizados para filtros e consultas. Os índices que possuem o campo _SERIE, não estarão mais disponíveis para realização de consultas ou filtros quando a melhoria for  implantada pelo usuário, as consultas do sistema serão feitas através dos índices que contenham os campos _SDOC;


Picture

A Picture dos campos _SERIE e _SDOC, passam a ser !!!, com isso todas as Classes e objetos gráficos do ADVPL obedecerão essa PICTURE para manipulação, edição e visualização destes campos mesmo que o novo conteúdo “UNI122014NFCEE” seja gravado nos campos com o novo tamanho de 14 posições, esta solução possibilita que todos os códigos fontes não necessitem ser reescritos ao referenciar os campos.


Exemplo:





A quem se destina esta Melhoria.



Sobre a Legislação...

O Convênio ICMS 115/03 é o dispositivo legal, a nível nacional, que dispõe sobre a uniformização e disciplina a emissão, escrituração, manutenção e prestação das informações dos documentos fiscais emitidos em via única por sistema eletrônico de processamento de dados para contribuintes prestadores de serviços de comunicação e fornecedores de energia elétrica.


Para maiores informações consulte os Links disponíveis na internet sobre as legislações

http://www1.fazenda.gov.br/confaz/confaz/convenios/icms/2003/CV115_03.htm

http://www1.fazenda.gov.br/confaz/confaz/ajustes/2005/AJ_007_05.htm



Pré-Requisitos.



Restrições.



Utilização.


A ativação desta Melhoria é opcional, portanto medidas foram tomadas para que usuários que não desejem utiliza-la, não sejam afetados pelas alterações realizadas.

Sendo assim, o sistema terá um comportamento diferente para cada modelo de dicionário de dados:


Dicionário padrão anterior a versão 12.1.009  

Os campos _SERIE ainda terão o tamanho 3, e os campos _SDOC não existirão na base de dados, portanto a gravação ocorre da maneira NORMAL, sem alteração no conteúdo nos campos _SERIE


Dicionário padrão superior ou igual a versão 12.1.009

Nos dicionários 12.1.009 em diante, os campos _SDOC passam a existir, portanto teremos duas situações diferente neste caso:

          Exemplo: F1_SERIE = “UNI” e F1_SDOC = “UNI

          Exemplo: F1_SERIE = “UNI122015NFCEE” e F1_SDOC = “UNI


Importante

Vale lembrar que após a atualização do dicionário de dados para a versão 12.1.009 ou superior, os 2 campos de série SEMPRE serão gravados simultaneamente, independente da ativação da melhoria.

 

Passo a Passo para a Ativação.


             Importante!

            Antes de processar o UPDATE, faça um backup da sua base de dados e aplique em modo exclusivo, seguindo todas as orientações da documentação disponível no TDN.

             http://tdn.totvs.com/pages/viewpage.action?pageId=181965468






Com a Ativação desta melhoria, qual será a nova chave primária (PK) das tabelas SF1 e SF2 (Documentos Fiscais de Entrada e Saída)?


Após a ativação da melhoria, os campos  _SERIE das tabelas do tópico Lista de Tabelas e Campos Tratados tem o seu tamanho alterado de para 14 e passam a conter 4 informações concatenadas nesta ordem: Série + Mês + Ano + Espécie do Documento Fiscal.

 Exemplo de conteúdo: “UNI122014NFCEE”.


Com isso é importante ressaltar que nas tabelas SF1/SD1 SF2/SD2, embora não tenham sido acrescentados NOVOS campos a chave primária destas tabelas, novas informações foram inseridas na chave primária, e neste caso para se relacionar com elas será necessário utilizar a seguinte chave de relacionamento:

FILIAL + NÚMERO DO DOCUMENTO + SÉRIE + MÊS DA EMISSÃO + ANO DA EMISSÃO + ESPÉCIE DO DOCUMENTO + CÓDIGO FORNECEDOR / CLIENTE + LOJA


Lembre-se:

Não será necessário alterar nos códigos fonte das customizações, instruções como DbSeek() , MsSeek(), Chaves em Whiles, WHERE ou JOINs em querys de relacionamento,  pois os ÍNDICES quem contem os campos _SERIE das tabelas já possuem as informações da nova chave primária. 


Uso de Rotinas Automáticas do Protheus em Customizações.


Em construções onde a operação que envolve a rotina automática for INCLUSÃO, é possível enviar na posição de array do campo _SERIE apenas a série real do documento, por exemplo: "UNI", pois as rotinas de gravação dos documentos trata a gravação correta do ID de controle nos campos _SERIE e a série real no campo _SDOC.

Em construções onde a operação que envolve a rotina automática for ALTERAÇÃO ou EXCLUSÃO, o conteúdo do campo _SERIE, deverá ser enviado com o ID COMPLETO (série+mês de emissão+ano de emissão+espécie do documento) , pois essa informação de chave é necessária para o posicionamento correto de qual documento será alterado ou excluído.


Exemplo:



Utilização dos campos _SERIE do DICIONÁRIO PADRÃO em Customizações.


Todos os campos _SERIE do dicionário padrão são tratados pela função SerieNFId(), caso a customização utilizar operações de visualização, edição ou geração de registros nas tabelas tratadas na melhoria, o usuário pode fazer uso dos recursos da função.

Para detalhes quanto ao uso da função SerieNFId() e quais tabelas e campos são tratados no sistema consulte os tópicos: Funcionamento da Função SerieNFId() Lista de Tabelas e Campos Tratados no Sistema.


Atenção! A função SERIENFID() NÃO deve ser utilizada em campos que NÃO Constam na Lista de Tabelas e Campos Tratados no Sistema


Customizações, o que deve ser analisado e alterado.


Cada forma de desenvolvimento em um RDMAKECustomização ou Ponto de Entrada, é muito particular, o que nos impede de termos uma visão singular e um padrão definido como proposta. Nos concentramos neste tópico em apresentar exemplos de possíveis situações e sugestões de como adequar cada situação.

Tenha em mente que antes de ativar a nova funcionalidade, TODAS as customizações deverão ser analisadas e previamente alteradas caso haja a necessidade.


TABELAS DE USUÁRIO

Caso possua tabelas de usuário que se relacionem com as tabelas tratadas na lista deste manual, você pode alterar os campos que se referem a série do documento fiscal para o mesmo padrão adotado para a melhoria (Campo _SERIE Tamanho 14, Picture "!!!" ) e criar um novo campo para armazenar a série real do documento fiscal.

Este modelo é opcional no caso de sua customização NÃO se relacionar com as tabelas do sistema, caso opte por ele, códigos onde o campo do usuário grava o conteúdo dos campos padrão _SERIE  ex: ZZZ_SERIE := F1_SERIE não necessitarão de alteração em instruções como dbSeek(), Whiles,  JOINs, WHEREs F1_SERIE = ZZZ_SERIE, e também as DIALOGs que utilizam classes  e objetos gráficos do Protheus não necessitarão de alterações pois obedecerão a PICTURE !!! do campo, mesmo que o tamanho e conteúdo do campo sejam maiores, poupando assim um esforço maior de reescrita do código em alguns casos.

É importante ressaltar é que as tabelas de usuário que necessitam se relacionar com as tabelas tratadas pela melhoria necessitam ter os campos e ou informações que satisfaçam a nova chave primaria (PK) dos documentos fiscais de entrada e saída. a saber:  

FILIAL + NÚMERO DO DOCUMENTO + SÉRIE + MÊS DA EMISSÃO + ANO DA EMISSÃO + ESPÉCIE DO DOCUMENTO + CÓDIGO FORNECEDOR / CLIENTE + LOJA


O QUE DEVE SER ALTERADO


 

Funcionamento da Função SerieNfId().

 

Importante!

Lembrando que esta função só terá efeito para as tabelas PADRAO do sistema, não podendo ser utilizada em tabelas CUSTOMIZADAS.

E as tabelas a serem utilizadas, deverão estar posicionadas no registro desejado, a função não faz nenhum tipo de posicionamento, somente retorna o conteúdo, tamanho, demais características, dos registros posicionados.

 

A função SerieNFId() é responsável pela manutenção dos campos _SERIE, tanto na gravação, visualização, ou retorno de propriedades:


LISTA DE PARÂMETROS.


cAlias       -> Alias da tabela do campo _SERIE

bOpcao    -> 1 - Gravação (sempre gravará 2 campos o _SERIE e o correspondente _SDOC quando existir no dicionário de dados)

                      2 - Visualização (Retorna o conteúdo gravado nos campos _SERIE ou _SDOC

                      3 - Retorna uma string com  o nome do campo série a ser utilizado Exemplo: F1_SERIE ou F1_SDOC

                      4 - Retorna a chave de pesquisa ID ou serie Real para utilizar em validações dbSeek() ANTES da gravação dos dados editados

                      5 - Retorna o Criavar do campo _SDOC em casos onde o campos _SERIE já esteja com tamanho 14 para gravar o novo modelo

                      6 -  Retorna o TamSX3 do campo _SDOC em casos onde o campos _SERIE já esteja com tamanho 14 para gravar o novo modelo

                      7 -  Retorna o RetTitle do campo _SDOC em casos onde o campos _SERIE já esteja com tamanho 14 para gravar o novo modelo

cCpoOrig -> String contendo o nome do campo da serie Original da tabela padrão Exemplo: F1_SERIE

dEmissao -> Data de Emissão do Documento Fiscal (OPCIONAL Usar somente com opção "1" - Gravação e "4" - Validação)

cEspecie  -> Espécie do Documento Fiscal (OPCIONAL Usar somente com opção "1" - Gravação e "4" - Validação )

cSerieGrv -> Variável Conteúdo da Serie do documento fiscal  a ser gravada (OPCIONAL Usar somente com opção "1" - Gravação e "4"  - Validação)

cNewIdPai-> Campo da série original da tabela PAI ao gravar a tabela FILHO, o foco da utilização é herdar o ID gravado na tabela pai para as tabelas filho sem a necessidade de compor o ID novamente,

Exemplo: F1_SERIE = "UNI122014ESPEC", D1_SERIE, F3_SERIE, FT_SERIE com o mesmo conteúdo 


 

Exemplos de uso da função utilizando cada opção.


OPÇÃO 1 - GRAVAÇÃO -  Uso em rotina de gravação do campo série utilizando a função SerieNfId(), substituir a gravação direta do campo F1_SERIE onde a função gravará os 2 campos F1_SERIE e F1_SDOC


 


Neste exemplo, a gravação direta do campo F1_SERIE foi substituída pela utilização da função com a opção 1

Foram passadas as variáveis dDtEmissao, cEspecie e cSerie, e a função se encarrega de montar o ID e realizar a gravação nos campos F1_SERIE e F1_SDOC simultaneamente


 

OPÇÃO 2 - VISUALIZAÇÃO – Rotina de geração de um arquivo magnético onde a serie do documento fiscal faz parte do layout da obrigação.

 

 


 A opção 2 retorna o CONTEÚDO do campo que possui o valor da série REAL, ou seja a série de tamanho 3.

Esta opção pode ser utilizada em relatórios, arquivos magnéticos, ou em qualquer momento em que o conteúdo da série real tenha de ser apresentado.



OPÇÃO 3 – Nome do Campo - Exemplo de substituição de Query em filtro de uma Pergunte com parâmetro Série utilizando a função SerieNfId() com a opção 3

 



O usuário digita a série real nos parâmetros MV_PAR14 e MV_PAR15, porém a busca deve ser feita no campo onde ela foi gravada, e a opção 3 retorna qual o campo contém a série real.



OPÇÃO 4 – NOVO ID ou SERIE  – Retorna o novo ID ou a Serie Real do documento fiscal conforme o cenário utilizado pelo usuário através da passagem dos parâmetros dEMISSAO, cSERIE e cESPECIE 

 

 

 

Utilizar esta opção quando for necessário montar um ID, para que não haja a necessidade de montar manualmente Exemplo  (validar a inclusão de documento na tabela ANTES da gravação do mesmo.



OPÇÃO 5 – CriaVar – Em caso de necessidade de se obter o CriaVar() do campo que contenha a serie real do documento fiscal mesmo estando com o novo formato de gravação do ID de Controle ativo.



OPÇÃO 6 – TAMSX3()[1]- Exemplo de substituição da função TamSX3()[1] para obter o tamanho do campo Série real, utilizar somente quando houver a necessidade de obter o tamanho da serie real em qualquer cenário de configuração.



OPÇÃO 7 – RetTitle - Exemplo para obter o LABEL do campo _SDOC estando o cliente utilizando o novo formato de gravação do Id de Controle ou não.

Como são tratados os campos _PREFIXO (Financeiro) com a ATIVAÇÃO da Melhoria.


Embora os campos _PREFIXO herdem a série do documento fiscal quando os títulos financeiros são gerados a partir do documento fiscal, estes NÃO sofrerão alterações por conta da nova funcionalidade, devido à complexidade e o impacto desta alteração no modulo SIGAFIN.

 

Existem diversos campos que utilizam várias informações, entre elas o prefixo, para poder gravar uma chave composta, tornando assim impraticável as alterações do tamanho e características dos campos _PREFIXO

 

A solução adotada, foi a utilização de uma função auto incremental no momento da gravação dos campos _PREFIXO (SOMA1)

 

Quando um documento fiscal de entrada e ou saída for incluído gerando títulos financeiros vinculados aos documentos fiscais, haverá uma verificação se já existe essa mesma chave nas tabelas SE1 ou SE2.

 

Se não houver duplicidade, o sistema fará a gravação normalmente, sem qualquer alteração de como já é feito hoje.

 

Se encontrar títulos já existentes com a mesma chave, aplicará a função auto incremental SOMA1() no momento da gravação evitando assim a colisão na inclusão do novo título e o seu conteúdo também será gravado nos seus pares F1_PREFIXO e F2_PREFIXO para que a relação seja mantida.


 

Exemplo:

 

Existindo na base o seguinte título na SE2:

 


 

Ao incluir um documento fiscal de número 000007, série AAA, fornecedor 3, loja 1, o numerador

 

SOMA1(“AAA”) permitirá a gravação do novo título desta forma:


O campo F1_PREFIXO do documento fiscal incluído estará “AAB” e o campo série F1_SERIE e ou F1_SDOC na tabela SF1 estará “AAA”

 


 

Este é um exemplo de como os campos ficarão gravados no banco após a implantação da solução. O exemplo mostra a inclusão de 2 documentos fiscais de entrada com o mesmo número e serie em datas diferentes gerando títulos financeiros na tabela SE2.


 

 

ATENÇÃO!

 

Quando se procura um título financeiro (SE1/SE2) vinculado a uma NF a partir de uma nota fiscal (SF1/SF2), NÃO utilizar como parte da chave, o campo _SÉRIE (F1_SERIE / F2_SERIE) para posicionar nas tabelas SE1 ou SE2, isso é um ERRO, pois segundo a possibilidade aberta nos parâmetros MV_1DUPREF e MV_2DUPREF é possível que outro conteúdo seja gravado nos campos E1_PREFIXO e E2_PREFIXO. 

 

Da mesma forma ocorre quando se procura uma nota fiscal que esteja vinculada a um título a partir de um título financeiro (SE1/SE2) usando o campo E1_PREFIXO / E2_PREFIXO como parte da chave de busca.

 

Quando a ATIVAÇÃO da funcionalidade entrar em vigor o tamanho dos campos atuais de série será alterado para 14 posições e o prefixo continuará com 3 posições, fazendo com que essa relação não tenha mais efeito

 

Portanto os códigos fonte customizados que possuem esta relação precisam ser conforme o exemplo abaixo:

 

Posicionamento utilizando a tabela SE1 para posicionar a tabela SF


 

Código INCORRETO:


Deverá ser substituído por:

 

Exemplo 2:

 

Posicionando uma nota fiscal a partir de um título financeiro

 

Deverá ser substituído por: 

Obs. A ordem 1 do índice da tabela SF2 contém o campo F2_SERIE e não o campo F2_PREFIXO, logo deverá ser substituída por uma query:


Reinicializar o Número do Documento quando se utiliza o controle de número pela tabela SD9 - MV_TPNRNFS = 3.


Quando o cliente, usuário do Protheus se enquadra na legislação que determina a reinicialização da numeração do documento fiscal por período de apuração para os setores de Comunicações e Energia Elétrica,  Convênio ICMS 115/03  e o mesmo também utiliza o controle de numeração dos documentos fiscais realizado pela tabela SD9 (Identificado quando o parâmetro MV_TPNRNFS = 3), será necessário reiniciar a numeração dos documentos fiscais através da rotina MATA470A - "Reiniciar Numeração dos Documentos Fiscais controlados pela tabela SD9" localizada no menu do modulo SIGAFAT.

O reinicio do numerador se dará através da seleção da série desejada. A cada vez que o numerador de uma determinada série for reiniciado os registros desta série na tabela SD9 serão EXCLUÍDOS gerando um novo controle do numerador para o período.  




Lista de Tabelas e Campos Tratados no Sistema.

AliasDescriçãoCampo Série Atual Utilizado como ID de ControleCampo Novo contendo a SÉRIE REAL
AA3Assistência TécnicaAA3_ULTSERAA3_SDOC
AD0FaturamentoAD0_SERIEAD0_SDOC
AFNPMS - Gestão de ProjetosAFN_SERIEAFN_SDOC
AFOPMS - Gestão de ProjetosAFO_SERIEAFO_SDOC
AFSPMS - Gestão de ProjetosAFS_SERIEAFS_SDOC
AGHFaturamentoAGH_SERIEAGH_SDOC
B19Plano de SaudeB19_SERIEB19_SDOC
BM1Plano de SaudeBM1_SERSF2BM1_SDOCF2
BMNPlano de SaudeBMN_SERSF2BMN_SDOCF2
BTVPlano de SaudeBTV_SERIEBTV_SDOC
CB0Automacao coleta de dadosCB0_SERIEECB0_SDOCE
CB0Automacao coleta de dadosCB0_SERIESCB0_SDOCS
CB6Automacao coleta de dadosCB6_SERIECB6_SDOC
CB7Automacao coleta de dadosCB7_SERIECB7_SDOC
CB8Automacao coleta de dadosCB8_SERIECB8_SDOC
CBEAutomacao coleta de dadosCBE_SERIECBE_SDOC
CBGAutomacao coleta de dadosCBG_SERIEECBG_SDOCE
CBGAutomacao coleta de dadosCBG_SERIESCBG_SDOCS
CBKAutomacao coleta de dadosCBK_SERIECBK_SDOC
CBLAutomacao coleta de dadosCBL_SERIECBL_SDOC
CCXLivros FiscaisCCX_SERIECCX_SDOC
CD0Livros FiscaisCD0_SERENTCD0_SDOCE
CD0Livros FiscaisCD0_SERIECD0_SDOC
CD2Livros FiscaisCD2_SERIECD2_SDOC
CD3Livros FiscaisCD3_SERIECD3_SDOC
CD4Livros FiscaisCD4_SERIECD4_SDOC
CD5Livros FiscaisCD5_SERIECD5_SDOC
CD6Livros FiscaisCD6_SERIECD6_SDOC
CD7Livros FiscaisCD7_SERIECD7_SDOC
CD8Livros FiscaisCD8_SERIECD8_SDOC
CD9Livros FiscaisCD9_SERIECD9_SDOC
CDALivros FiscaisCDA_SERIECDA_SDOC
CDBLivros FiscaisCDB_SERIECDB_SDOC
CDCLivros FiscaisCDC_SERIECDC_SDOC
CDDLivros FiscaisCDD_SERIECDD_SDOC
CDDLivros FiscaisCDD_SERREFCDD_SDOCRF
CDELivros FiscaisCDE_SERIECDE_SDOC
CDELivros FiscaisCDE_SERREFCDE_SDOCRF
CDFLivros FiscaisCDF_SERIECDF_SDOC
CDGLivros FiscaisCDG_SERIECDG_SDOC
CDKLivros FiscaisCDK_SERIECDK_SDOC
CDKLivros FiscaisCDK_SERECPCDK_SDOCEC
CDLLivros FiscaisCDL_SEREXPCDL_SDOCEX
CDLLivros FiscaisCDL_SERIECDL_SDOC
CDLLivros FiscaisCDL_SERORICDL_SDOCOR
CDMLivros FiscaisCDM_SERIEECDM_SDOCE
CDMLivros FiscaisCDM_SERIESCDM_SDOCS
CDQLivros FiscaisCDQ_SERIECDQ_SDOC
CDRLivros FiscaisCDR_SERIECDR_SDOC
CDSLivros FiscaisCDS_SEREMBCDS_SDOCEM
CDSLivros FiscaisCDS_SERIECDS_SDOC
CDTLivros FiscaisCDT_SERIECDT_SDOC
CDXLivros FiscaisCDX_SERIECDX_SDOC
CE2Livros FiscaisCE2_SERINFCE2_SDOC
CE5Livros FiscaisCE5_SERIECE5_SDOC
CE8Livros FiscaisCE8_SERIECE8_SDOC
CF4Livros FiscaisCF4_SERIECF4_SDOC
CF6Livros FiscaisCF6_SERIECF6_SDOC
CG8Livros FiscaisCG8_SERIECG8_SDOC
CKQLivros FiscaisCKQ_SERIECKQ_SDOC
CL5Livros FiscaisCL5_SERCL5_SDOC
COGGestão de ContratosCOG_SERIECOG_SDOC
D07WMS - Gestao de armazenagemD07_SERIED07_SDOC
D12WMS - Gestao de armazenagemD12_SERIED12_SDOC
D13WMS - Gestao de armazenagemD13_SERIED13_SDOC
DAIDistributionDAI_SERIEDAI_SDOC
DAIDistributionDAI_SERREMDAI_SDOCRM
DB2ComprasDB2_SERIEDB2_SDOC
DBBComprasDBB_SERIEDBB_SDOC
DCFWMS - Gestao de armazenagemDCF_SERIEDCF_SDOC
DCFWMS - Gestao de armazenagemDCF_SERORIDCF_SDOCOR
DCNWMS - Gestao de armazenagemDCN_SERIEDCN_SDOC
DCXWMS - Gestao de armazenagemDCX_SERIEDCX_SDOC
DD9TMS - Gestao de TransporteDD9_SERIEDD9_SDOC
DD9TMS - Gestao de TransporteDD9_SERNFCDD9_SDOCNF
DEBTMS - Gestao de TransporteDEB_SERIEDEB_SDOC
DEFTMS - Gestao de TransporteDEF_SERIEDEF_SDOC
DF1TMS - Gestao de TransporteDF1_SERIEDF1_SDOC
DF6TMS - Gestao de TransporteDF6_SERIEDF6_SDOC
DFNTMS - Gestao de TransporteDFN_SERIEDFN_SDOC
DFPTMS - Gestao de TransporteDFP_SERDCSDFP_SDOCS
DFPTMS - Gestao de TransporteDFP_SERDCTDFP_SDOCT
DFRTMS - Gestao de TransporteDFR_SERDCTDFR_SDOCT
DFSTMS - Gestao de TransporteDFS_SERDCTDFS_SDOCT
DFVTMS - Gestao de TransporteDFV_SERIEDFV_SDOC
DI9TMS - Gestao de TransporteDI9_SERIEDI9_SDOC
DIATMS - Gestao de TransporteDIA_SERIEDIA_SDOC
DIBTMS - Gestao de TransporteDIB_SERIEDIB_SDOC
DICTMS - Gestao de TransporteDIC_SERIEDIC_SDOC
DIHTMS - Gestao de TransporteDIH_SERIEDIH_SDOC
DIITMS - Gestao de TransporteDII_SERIEDII_SDOC
DIJTMS - Gestao de TransporteDIJ_SERIEDIJ_SDOC
DIKTMS - Gestao de TransporteDIK_SERIEDIK_SDOC
DIMTMS - Gestao de TransporteDIM_SERIEDIM_SDOC
DINTMS - Gestao de TransporteDIN_SERNFCDIN_SDOCC
DT5TMS - Gestao de TransporteDT5_SERIEDT5_SDOC
DT6TMS - Gestao de TransporteDT6_SERDCODT6_SDOCOR
DT6TMS - Gestao de TransporteDT6_SERIEDT6_SDOC
DT6TMS - Gestao de TransporteDT6_SERMANDT6_SDOCMN
DT8TMS - Gestao de TransporteDT8_SERIEDT8_SDOC
DTATMS - Gestao de TransporteDTA_SERIEDTA_SDOC
DTCTMS - Gestao de TransporteDTC_SERDPCDTC_SDOCPC
DTCTMS - Gestao de TransporteDTC_SERIEDTC_SDOC
DTCTMS - Gestao de TransporteDTC_SERNFCDTC_SDOCC
DTETMS - Gestao de TransporteDTE_SERNFCDTE_SDOCC
DTXTMS - Gestao de TransporteDTX_SERMANDTX_SDOCMN
DU1TMS - Gestao de TransporteDU1_SERIEDU1_SDOC
DU1TMS - Gestao de TransporteDU1_SERNFCDU1_SDOCC
DU7TMS - Gestao de TransporteDU7_SERIEDU7_SDOC
DUATMS - Gestao de TransporteDUA_SERIEDUA_SDOC
DUBTMS - Gestao de TransporteDUB_SERIEDUB_SDOC
DUDTMS - Gestao de TransporteDUD_SERBXEDUD_SDOCBX
DUDTMS - Gestao de TransporteDUD_SERIEDUD_SDOC
DUDTMS - Gestao de TransporteDUD_SERMANDUD_SDOCMN
DUUTMS - Gestao de TransporteDUU_SERIEDUU_SDOC
DV4TMS - Gestao de TransporteDV4_SERIEDV4_SDOC
DV4TMS - Gestao de TransporteDV4_SERNFCDV4_SDOCC
DVSTMS - Gestao de TransporteDVS_SERIEDVS_SDOC
DVVTMS - Gestao de TransporteDVV_SERIEDVV_SDOC
DVXTMS - Gestao de TransporteDVX_SERIEDVX_SDOC
DXMTMS - Gestao de TransporteDXM_SERIEDXM_SDOC
DXSTMS - Gestao de TransporteDXS_SERNFSDXS_SDOC
DY4TMS - Gestao de TransporteDY4_SERIEDY4_SDOC
DY4TMS - Gestao de TransporteDY4_SERNFCDY4_SDOCC
DYCTMS - Gestao de TransporteDYC_SERIEDYC_SDOC
DYJTMS - Gestao de TransporteDYJ_SERIEDYJ_SDOC
DYNTMS - Gestao de TransporteDYN_SERMANDYN_SDOCMN
ED2Easy Drawback ControlED2_SERIEED2_SDOC
ED8Easy Drawback ControlED8_SERIEED8_SDOC
ED9Easy Drawback ControlED9_SERIEED9_SDOC
EDHEasy Drawback ControlEDH_SERIEEDH_SDOC
EE9Easy Export ControlEE9_SERIEEE9_SDOC
EEMEasy Export ControlEEM_SERIEEEM_SDOC
EESEasy Export ControlEES_SERIEEES_SDOC
EEZEasy Export ControlEEZ_A_SEREEZ_SDOCA
EEZEasy Export ControlEEZ_SEREEZ_SDOC
EI1Controle de ImportaçäoEI1_SERIEEI1_SDOC
EI2Controle de ImportaçäoEI2_SERIEEI2_SDOC
EI3Controle de ImportaçäoEI3_SE_NFCEI3_SDOC
ELAEasy Export ControlELA_SERIEELA_SDOC
EW1Easy Export ControlEW1_SERNFEW1_SDOC
EW2Easy Export ControlEW2_SERNFEW2_SDOC
EWIEasy Export ControlEWI_SERIEEWI_SDOC
EYYEasy Export ControlEYY_SERSAIEYY_SDOCS
EYYEasy Export ControlEYY_SERENTEYY_SDOCE
FN6Ativo FixoFN6_SERIEFN6_SDOC
FN8Ativo FixoFN8_SERIEFN8_SDOC
FR3FinanceiroFR3_SERIEFR3_SDOC
FRFFinanceiroFRF_SERDOCFRF_SDOC
FRKFinanceiroFRK_SERIEFRK_SDOC
GW1Gestão de Frete EmbarcadorGW1_ORISERGW1_SDOCOR
GW1Gestão de Frete EmbarcadorGW1_SERDCGW1_SDOC
GW4Gestão de Frete EmbarcadorGW4_SERDCGW4_SDOCDC
GW8Gestão de Frete EmbarcadorGW8_SERDCGW8_SDOCDC
GWBGestão de Frete EmbarcadorGWB_SERDCGWB_SDOCDC
GWEGestão de Frete EmbarcadorGWE_SERDCGWE_SDOCDC
GWEGestão de Frete EmbarcadorGWE_SERDTGWE_SDOCDT
GWHGestão de Frete EmbarcadorGWH_SERDCGWH_SDOCDC
GWLGestão de Frete EmbarcadorGWL_SERDCGWL_SDOCDC
GWMGestão de Frete EmbarcadorGWM_SERDCGWM_SDOCDC
GWUGestão de Frete EmbarcadorGWU_SERDCGWU_SDOC
GWWGestão de Frete EmbarcadorGWW_SERDCGWW_SDOC
GXAGestão de Frete EmbarcadorGXA_SERDCGXA_SDOC
HB6Sem OwnerHB6_SERIEHB6_SDOC
HD1Sem OwnerHD1_SERORIHD1_SDOCO
HD2Sem OwnerHD2_SERIEHD2_SDOC
HF1Sem OwnerHF1_SERIEHF1_SDOC
HF2Sem OwnerHF2_SERIEHF2_SDOC
JJ2Gestao EducacionalJJ2_SERIEJJ2_SDOC
MAXSistema de FidelizaþÒo e Anßlise de CrÚditoMAX_SERIEMAX_SDOC
MB1Sistema de FidelizaþÒo e Anßlise de CrÚditoMB1_SERIEMB1_SDOC
MBJSem Owner - LojaMBJ_SERIEMBJ_SDOC
MBNSem Owner - LojaMBN_SERIEMBN_SDOC
MBRSem Owner - LojaMBR_SERIEMBR_SDOC
MBZSem Owner - LojaMBZ_SERIEMBZ_SDOC
MDDSem Owner - LojaMDD_SERIRMDD_SDOCRC
MDDSem Owner - LojaMDD_SERIVMDD_SDOCVD
MDJSem Owner - LojaMDJ_SERIEMDJ_SDOC
MDKSem Owner - LojaMDK_SERIEMDK_SDOC
MDLSem Owner - LojaMDL_SERIEMDL_SDOC
MDUSem Owner - LojaMDU_SERIEMDU_SDOC
ME4Sem Owner - LojaME4_SERIEME4_SDOC
MFISem Owner - LojaMFI_SERIEMFI_SDOC
NNTEstoque/CustosNNT_SERIENNT_SDOC
NOAGestao AgricolaNOA_SERDOCNOA_SDOC
NPAGestao AgricolaNPA_NFSSERNPA_SDOC
NPMGestao AgricolaNPM_SERNFSNPM_SDOC
NXAGestão JurídicaNXA_SERIENXA_SDOC
QEKInspeþÒo de EntradasQEK_SERINFQEK_SDOC
QELInspeþÒo de EntradasQEL_SERINFQEL_SDOC
QEPInspeþÒo de EntradasQEP_SERINFQEP_SDOC
QERInspeþÒo de EntradasQER_SERINFQER_SDOC
QEYInspeþÒo de EntradasQEY_SERINFQEY_SDOC
QEZInspeþÒo de EntradasQEZ_SERINFQEZ_SDOC
RHUGestäo de PessoalRHU_SERIERHU_SDOC
SB6Estoque/CustosB6_SERIEB6_SDOC
SB7Estoque/CustosB7_SERIEB7_SDOC
SB8Estoque/CustosB8_SERIEB8_SDOC
SC5FaturamentoC5_SERIEC5_SDOC
SC5FaturamentoC5_SERSUBSC5_SDOCSUB
SC6FaturamentoC6_D1SERIEC6_SDOCSD1
SC6FaturamentoC6_SERDEDC6_SDOCDED
SC6FaturamentoC6_SERIEC6_SDOC
SC6FaturamentoC6_SERIORIC6_SDOCORI
SC9FaturamentoC9_SERIENFC9_SDOCNF
SC9FaturamentoC9_SERIREMC9_SDOCREM
SCUComprasCU_SERNCPCU_SDOCNCP
SCUComprasCU_SERNFCU_SDOCNF
SD1ComprasD1_SERIED1_SDOC
SD1ComprasD1_SERIORID1_SDOCORI
SD1ComprasD1_SERIREMD1_SDOCREM
SD1ComprasD1_SERVINCD1_SDOCVNC
SD2FaturamentoD2_SERIED2_SDOC
SD2FaturamentoD2_SERIORID2_SDOCORI
SD2FaturamentoD2_SERIREMD2_SDOCREM
SD2FaturamentoD2_SERMAND2_SDOCMAN
SD5Estoque/CustosD5_SERIED5_SDOC
SD7Estoque/CustosD7_SERIED7_SDOC
SD8Estoque/CustosD8_SERIED8_SDOC
SD9Estoque/CustosD9_SERIED9_SDOC
SDAEstoque/CustosDA_SERIEDA_SDOC
SDBEstoque/CustosDB_SERIEDB_SDOC
SDEComprasDE_SERIEDE_SDOC
SDSComprasDS_SERIEDS_SDOC
SDTComprasDT_SERIEDT_SDOC
SDTComprasDT_SERIORIDT_SDOCORI
SE1FinanceiroE1_SERIEE1_SDOC
SE1FinanceiroE1_SERRECE1_SDOCREC
SE3FinanceiroE3_SERIEE3_SDOC
SE5FinanceiroE5_SERRECE5_SDOCREC
SEFFinanceiroEF_SERIEEF_SDOC
SEMFinanceiroEM_SERIEEM_SDOC
SEUFinanceiroEU_SERCOMPEU_SDOCCOM
SEUFinanceiroEU_SERIEEU_SDOC
SEXFinanceiroEX_SERRECEX_SDOCREC
SF1ComprasF1_SERIEF1_SDOC
SF1ComprasF1_SERORIGF1_SDOCORI
SF1ComprasF1_SERMANF1_SDOCMAN
SF2FaturamentoF2_NEXTSERF2_SDOCNXT
SF2FaturamentoF2_SERIEF2_SDOC  
SF2FaturamentoF2_SERIORIF2_SDOCORI
SF2FaturamentoF2_SERSUBSF2_SDOCSUB
SF2FaturamentoF2_SERMANF2_SDOCMAN
SF2FaturamentoF2_SERMDFF2_SDOCMDF
SF3Livros FiscaisF3_SERIEF3_SDOC
SF3Livros FiscaisF3_SERMANF3_SDOCMAN
SF6Livros FiscaisF6_SERIEF6_SDOC
SF8Livros FiscaisF8_SEDIFREF8_SDOCFRE
SF8Livros FiscaisF8_SERORIGF8_SDOCORI
SF9Livros FiscaisF9_SERNFEF9_SDOCNFE
SF9Livros FiscaisF9_SERNFSF9_SDOCNFS
SFEFinanceiroFE_SERIEFE_SDOC
SFEFinanceiroFE_SERIECFE_SDOCC
SFSLivros FiscaisFS_SERIEFS_SDOC
SFTLivros FiscaisFT_SERIEFT_SDOC
SFTLivros FiscaisFT_SERORIFT_SDOCORI
SFULivros FiscaisFU_SERIEFU_SDOC
SFXLivros FiscaisFX_SERIEFX_SDOC
SL1Sem Owner - LojaL1_SERIEL1_SDOC
SL1Sem Owner - LojaL1_SERPEDL1_SDOCPED
SL1Sem Owner - LojaL1_SERRPSL1_SDOCRPS
SL1Sem Owner - LojaL1_SUBSERIL1_SDOCSUB
SL2Sem Owner - LojaL2_SERIEL2_SDOC
SL2Sem Owner - LojaL2_SERPEDL2_SDOCPED
SL6Sem Owner - LojaL6_SERIEL6_SDOC
SLQSem Owner - LojaLQ_SERIELQ_SDOC
SLQSem Owner - LojaLQ_SERPEDLQ_SDOCPED
SLQSem Owner - LojaLQ_SERRPSLQ_SDOCRPS
SLQSem Owner - LojaLQ_SUBSERILQ_SDOCSUB
SLRSem Owner - LojaLR_SERIELR_SDOC
SLRSem Owner - LojaLR_SERPEDLR_SDOCPED
SLSSem Owner - LojaLS_SERIELS_SDOC
SLXSem Owner - LojaLX_SERIELX_SDOC
SN1Ativo FixoN1_NSERIEN1_SDOC
SN4Ativo FixoN4_SERIEN4_SDOC
SN7Ativo FixoN7_SERIEN7_SDOC
SNMAtivo FixoNM_SERIENM_SDOC
STLManutençäo IndustrialTL_SERIETL_SDOC
STTManutençäo IndustrialTT_SERIETT_SDOC
SUATelemarketingUA_SERIEUA_SDOC
SW6Controle de ImportaçäoW6_SE_NFW6_SDOC
SW6Controle de ImportaçäoW6_SE_NFCW6_SDOCC
SWDControle de ImportaçäoWD_SE_NFCWD_SDOCC
SWDControle de ImportaçäoWD_SERIEWD_SDOC 
SWDControle de ImportaçäoWD_SE_DOCWD_SDOCSE
SWNControle de ImportaçäoWN_SERIEWN_SDOC
SWNControle de ImportaçäoWN_SERORIWN_SDOCORI
SWWControle de ImportaçäoWW_SE_NFCWW_SDOC
TE0Assistência TécnicaTE0_SERIETE0_SDOC
TE1Assistência TécnicaTE1_SERIETE1_SDOC
TE2Assistência TécnicaTE2_SERIETE2_SDOC
TEWAssistência TécnicaTEW_SERENTTEW_SDOCE
TEWAssistência TécnicaTEW_SERSAITEW_SDOCS
TR7Manutençäo IndustrialTR7_SERIETR7_SDOC
VD2VeiculosVD2_SERNFIVD2_SDOC
VDDOficinaVDD_SERNFIVDD_SDOC
VDROficinaVDR_NFESERVDR_SDOCE
VDROficinaVDR_NFSSERVDR_SDOCS
VDUOficinaVDU_SERDOCVDU_SDOC
VDVOficinaVDV_ESERNF VDV_SDOCE 
VDVOficinaVDV_SSERNF VDV_SDOCS
VE6OficinaVE6_SERNFIVE6_SDOC
VECOficinaVEC_SERNFIVEC_SDOC
VECOficinaVEC_SERORIVEC_SDOCOR
VEOOficinaVEO_SERNFIVEO_SDOC
VF3OficinaVF3_SERNFIVF3_SDOC
VG5OficinaVG5_SERENTVG5_SDOCE
VG5OficinaVG5_SERIENVG5_SDOCS
VG6OficinaVG6_SERENTVG6_SDOCE
VG6OficinaVG6_SERNFIVG6_SDOCS
VG8OficinaVG8_SERENTVG8_SDOCE
VG8OficinaVG8_SERNFCVG8_SDOCC
VG8OficinaVG8_SERNFIVG8_SDOCS
VGAOficinaVGA_SERFECVGA_SDOCC
VGAOficinaVGA_SERIENVGA_SDOCE
VGCOficinaVGC_SERFECVGC_SDOC
VI0OficinaVI0_SERNFIVI0_SDOC
VI6OficinaVI6_SERNFIVI6_SDOC
VI7OficinaVI7_SERIEVI7_SDOC
VI7OficinaVI7_SERNFIVI7_SDOCNF
VIAOficinaVIA_SERNFIVIA_SDOC
VIEOficinaVIE_SERNFIVIE_SDOC
VIKOficinaVIK_SERNFIVIK_SDOC
VIKOficinaVIK_SERORIVIK_SDOCOR
VINOficinaVIN_SERNFIVIN_SDOC
VIPOficinaVIP_SERIEVIP_SDOC
VIPOficinaVIP_SERNFIVIP_SDOCNF
VIQOficinaVIQ_SERNFIVIQ_SDOC
VIVOficinaVIV_SERNFIVIV_SDOC
VIWOficinaVIW_SERNFIVIW_SDOC
VJ3OficinaVJ3_SERNFIVJ3_SDOC
VJ5OficinaVJ5_SERNFIVJ5_SDOC
VJCOficinaVJC_SERNFIVJC_SDOC
VJIOficinaVJI_SERNFIVJI_SDOC
VMBOficinaVMB_SRANTEVMB_SDOCA
VMBOficinaVMB_SRVSNFVMB_SDOC
VO3OficinaVO3_SERNFIVO3_SDOC
VO4OficinaVO4_SERNFIVO4_SDOC
VOOOficinaVOO_SERNFIVOO_SDOC
VQ1VeiculosVQ1_SERNFIVQ1_SDOC
VQ2VeiculosVQ2_SERNFIVQ2_SDOC
VQ4VeiculosVQ4_SERNFIVQ4_SDOC
VRFVeiculosVRF_SERNFIVRF_SDOC
VS1OficinaVS1_SERNFIVS1_SDOC
VSCOficinaVSC_SERNFIVSC_SDOC
VSYOficinaVSY_SERNFIVSY_SDOC
VSZOficinaVSZ_SERNFIVSZ_SDOC
VV0OficinaVV0_SERNFIVV0_SDOC
VV0OficinaVV0_SNFFDIVV0_SDOCFD
VV0OficinaVV0_SNFCOMVV0_SDOCCO
VV9OficinaVV9_SERNFIVV9_SDOC
VVDOficinaVVD_SERNFIVVD_SDOC
VVFOficinaVVF_SERNFIVVF_SDOC
VZKVeiculosVZK_SERNFIVZK_SDOC
CNGGESTÃO DE CONTRATOSCNG_SERIECNG_SDOC
CNIGESTÃO DE CONTRATOSCNI_SERIECNI_SDOC
SDHMateriaisDH_SERIEDH_SDOC
MDHLojaMDH_SERIEMDH_SDOC
CFFLivros FiscaisCFF_SERIECFF_SDOC
CPPlocalizado MexicoCPP_SERIECPP_SDOC
CPQlocalizado MexicoCPQ_SERIECPQ_SDOC
SEYlocalizado  EY_SERIEEY_SDOC
GICGestão de Transporte de PassageirosGIC_SERNFSGIC_SDOC