Produto: TOTVS Folha de Pagamento Processo: Atualização Saldo FGTS Versão: 11.8X ou superiores |
1. Acessar o menu Administração Pessoal | Cadastros | Moedas e criar uma moeda com as especificações abaixo:
2. Acessar o caminho Administração Pessoal | Cadastros | Cotações. E mensalmente, deverá cadastrar os fatores de atualização do saldo de FGTS. A cotação deverá ser criada observando as especificações abaixo:
A data do índice deve ser sempre o primeiro dia da competência anterior à atual. Atualmente, a Caixa Econômica Federal. libera os índices com a data do dia 21, mas na Folha de Pagamento o cadastro deve ser feito com a data do dia 01.
Exemplo:
3. Após cadastrar a Moeda e a Cotação, verifique se os campos abaixo estão preenchidos corretamente. Se já houver valores, eles devem corresponder ao valor calculado pela Caixa Econômica Federal.. Para confirmar os dados, entre em contato com a Caixa Econômica Federal. Econômica Federal e solicite o último extrato que contenha o saldo de FGTS do funcionário, datado do dia 10 da competência anterior.
ATENÇÃO:
Para que o sistema calcule os valores a partir da data de admissão, configure o campo "Última atualização de saldo FGTS" com a data de admissão e mantenha os campos "Saldo FGTS na CEF" e "Saldo FGTS Fins Rescisório" zerados.
4. Com a base parametrizada, a rotina poderá ser processada através do menu Administração Pessoal | Alteração Cadastrais | Atualização do Saldo FGTS.
Para entender melhor a regra, segue abaixo um exemplo de como o sistema efetua o cálculo de atualização.
Exemplo:
Memória do cálculo:
Após atualização do Saldo de FGTS do funcionário com o índice do dia 10/01/2025 :
IMPORTANTE:
O saldo do FGTS na folha de pagamento pode apresentar divergências em relação ao saldo do FGTS na Caixa Econômica Federal., pois, periodicamente, a Caixa Econômica Federal. distribui o item "CRED DIST RESULTADO ANO BASE".