Esse documento tem objetivo de apresentar os principais campos do cadastro do convênio utilizado no TOTVS Gestão Hospitalar.
Especifica o grupo em que o convênio será classificado, essencial para diferenciar convênios privados, particulares e do SUS, cada um com regras próprias. A definição correta do grupo garante o correto funcionamento dessas regras no sistema.
Alguns convênios utilizam seus próprios padrões para o Faturamento Eletrônico, o que impacta diretamente os seguintes pontos do sistema:
Alterações nesse padrão podem impactar os pontos acima, pois determinados campos podem tornar-se visíveis ou obrigatórios, conforme o padrão selecionado. Assim, é fundamental que essas definições estejam corretas para garantir a adequada geração das faturas para o convênio.
Esse campo deve ser preenchido para atender às legislações que exigem sua presença na geração do arquivo. O número do CNES é composto por sete dígitos: os seis primeiros são sequenciais e o último é um dígito verificador.
CNES é a sigla para Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde. A gestão desse número é feita pelo sistema do Ministério da Saúde do Brasil que registra e mantém informações sobre todos os estabelecimentos de saúde no país, sejam eles públicos, privados ou filantrópicos. |
Código de registro da operadora junto à ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar), responsável pelo acompanhamento e regulamentação dos planos de saúde no Brasil. Esse campo identifica a operadora responsável pela internação no arquivo de Exportação para o Ministério da Saúde - Comunicação de Internação Hospitalar (CIH). Além disso, esse campo também é utilizado no arquivo XML da TISS (Troca de Informação na Saúde Suplementar), que padroniza a comunicação entre prestadores e operadoras de saúde.
O número de registro da ANS é obrigatório para os convênios de saúde suplementar privados e garante que a operadora esteja devidamente credenciada junto à agência.
Define o tipo de faturamento que o convênio utiliza:
Quando o "Grupo de Convênios" selecionado for "Particular", o tipo de faturamento não poderá ser configurado como "Fatura". Caso essa parametrização seja realizada, o sistema exibirá uma mensagem informativa para alertar o usuário.
Para convênios do tipo Particular, os tipos de faturamento permitidos são "Nota Fiscal" ou "Sem ônus".
Indica a origem dos recursos utilizados para financiar a internação. Essa informação é requerida no arquivo de Exportação para o Ministério da Saúde – Comunicação de Internação Hospitalar e Ambulatorial (CIHA).
Esse campo é utilizado exclusivamente na rotina do CIHA e, portanto, não possui impacto no faturamento das contas.
Para todos os prestadores de serviços de saúde que utilizam o padrão de faturamento Unimed-BH, o preenchimento deste campo é obrigatório para o faturamento das contas.
Esse padrão de faturamento foi descontinuado e substituído pelo padrão ANS TISS, que atualmente padroniza a troca de informações entre prestadores e operadoras de planos de saúde. |
Esse parâmetro realiza as seguintes rotinas:
Recebimento do paciente
A primeira etapa trata do recebimento do paciente, que ocorre somente quando o registro de atendimento é feito pela tela de agendamento. Nesse momento, será criado um registro no financeiro/caixa para que o atendente efetue o recebimento.
Ao acessar o Registro de Atendimento no Painel Eletivos, aparecerá a mensagem: "Atendimento aguardando operação de caixa".
Criação de uma nova parcial
Com a confirmação do recebimento, a parcial 1 é encerrada automaticamente, e o sistema gera a parcial 2, permitindo a inclusão de novos itens. Caso não haja itens a serem cobrados, a parcial 2 deve ser encerrada normalmente.
Esse parâmetro está disponível exclusivamente quando o "Grupo de Convênios" selecionado for "Particular". |
Essa tela, acessada como um anexo do cadastro de convênios, tem a função de calcular a data de vencimento de uma fatura com base no dia em que o faturamento foi gerado. Caso nenhuma regra seja definida ou encontrada, a data de vencimento será a data atual.
O cadastro permite configurar o(s) dia(s) de entrega ou geração do faturamento. O sistema utiliza essas configurações para calcular a previsão de recebimento da fatura.
Dia de entrega:
Tipo de entrega:
Antecipar se dia não útil: Quando a opção “Dia do mês” é selecionada no campo "Dia de entrega" e o dia da entrega cai em um dia não útil, a seleção desta opção permite antecipar a entrega em um dia.
Define as condições para o recebimento da fatura.
Tipo de Regra:
Mês de Controle: