CONTEÚDO
Este documento apresenta uma análise detalhada do processo pelo qual o Protheus extrai informações dos ativos gerados na rotina ATFA251 (Aquisição por Transferência) para o preenchimento dos registros F120 e F130 do EFD Contribuições.
A rotina de Aquisição por Transferência realiza a baixa de um ou mais bens, permitindo sua agregação ou detalhamento conforme a configuração definida pelo usuário. Ao utilizar esse processo, não há vínculo com uma nota fiscal dentro do Protheus. Dessa forma, os novos ativos gerados não possuem associação direta com o documento de entrada (MATA103)para a obtenção de determinados valores. Para atender à legislação e viabilizar a geração dos registros F120 ou F130, o sistema emprega outros mecanismos.
Para preencher o campo CL2_VLEXCL tanto do F120 quanto do F130, o sistema realiza a busca do valor de exclusão utilizando as notas de entrada dos ativos que originaram o Agrupamento/Desmembramento efetuado na rotina ATFA251, exemplo:
As regras utilizadas para buscar os valores da nota, são as mesmas já detalhadas em nossa documentação: EFD Contribuições - Preenchimento do campo CL2_VLEXCL, o que muda para esse caso, é apenas quais bens são utilizados tendo em vista que o bem Destino gerado na rotina ATFA251 não possui nota vinculada.
Para que o sistema consiga efetuar a busca e preencher o Valor de Exclusão dos registros F120 e F130 corretamente, é necessário que todos os bens utilizados na aquisição por transferência tenham sidos gerados através do Documento de Entrada (MATA103). |
Para preenchimento do campo "Valor de De Depreciação(CL2_VLOPER)" do F120, o sistema considerará a depreciação novo ativo (bem destino) gerado pela rotina ATFA251 no mês em que a apuração do EFD será realizada.
Para preencher o campo "Valor de Aquisição (CL2_VLAQUIS)" do F130, o sistema adotará diferentes abordagens conforme a configuração do parâmetro MV_BSCREPC:
Para os campos do F120 e F130, com exceção ao Valor de Exclusão e Valores de Operação/Aquisição, que foram detalhados nos passos anteriores, o sistema considerará sempre o cadastro do novo ativo (bem destino) gerado pela rotina ATFA251, portanto, torna-se importante ao realizar a aquisição por transferência, que os campos relacionados ao EFD estejam corretamente preenchidos na grid, isso definirá algumas questões como se o ativo será utilizado no F120 ou F130, qual será a Alíquota dos impostos e a situação dos mesmos:
