Ao realinhar itens associados ao contrato, cadastra-se novos valores de preço dos itens, que serão utilizados nas novas medições e liberações.

O realinhamento dos itens do contrato não será possível se todos os períodos estiverem medidos e liberados.
O realinhamento será feito através do processo de "Associação de Itens ao Contrato>Realinhar Itens associados ao contrato".

Na tela, ao clicar no botão de Realinhamento será exibido o campo "Multiplicador" onde será possível informar uma índice que será multiplicado sobre o preço atual dos itens selecionados:




Também será possível fazer a alteração diretamente pelo valor realinhado na linha de um item específico.



Observações:

Se o parâmetro do projeto, “Utilizar valor do Reajuste na medição (PI+R)” estiver marcado, a opção de Realinhar Itens associados ao contrato no processo de Associação de Itens ao Contrato, não ficará disponível.

Se o período estiver medido e liberado, o novo valor não irá interferir no valor do item já medido e liberado do contrato. Poderá ser realizada a medição dos demais períodos com base no novo valor realinhado.Se por ventura o período estiver apenas medido, o valor realinhado irá refletir na medição. Porém sempre irá manter a grandeza utilizada para medir.
Exemplo:
Medindo por quantidade, ao realinhar, a quantidade será a mesma e os demais campos: Percentual e valor, irão mudar de acordo com o valor realinhado.
No momento do realinhamento se existir períodos medidos e não liberados, é exibida uma mensagem ao usuário informando que haverá alteração de valores nesses períodos proporcionalmente, informando quais serão os períodos afetados, e dando a opção de confirmar ou cancelar o realinhamento de preços.
Essa mensagem surge na tela para associação de itens do contrato e associação de itens do aditivo.


Atenção:
A mensagem não será apresentada nas seguintes situações:

Isso ocorre, pois conforme dito anteriormente, o realinhamento só afetará os períodos que ainda não foram medidos e nem liberados.