CONTEÚDO
- Visão Geral
- Grupos de Convênios
- Padrão de Informação
- CNES
- Registro ANS
- Tipo Faturamento
- Fonte Remuneração
- Código Singular
- Geração de movimento financeiro/caixa no ato do registro de atendimento
- Dados de Faturamento
- Tabelas utilizadas
01. VISÃO GERAL
Esse documento tem objetivo de apresentar os principais campos do cadastro do convênio utilizado no TOTVS Gestão Hospitalar.

02. GRUPOS DE CONVÊNIOS
Especifica o grupo em que o convênio será classificado, essencial para diferenciar convênios privados, particulares e do SUS, cada um com regras próprias. A definição correta do grupo garante o correto funcionamento dessas regras no sistema.
Alguns convênios utilizam seus próprios padrões para o Faturamento Eletrônico, o que impacta diretamente os seguintes pontos do sistema:
- Registro de atendimento: devido às informações específicas exigidas por cada padrão informado.
- Elaboração de contas: influenciando validações durante o encerramento das parciais e regras de cálculo de valores.
- Faturamento para convênios: alterando a geração dos arquivos de faturas que serão enviados aos convênios.
Alterações nesse padrão podem impactar os pontos acima, pois determinados campos podem tornar-se visíveis ou obrigatórios, conforme o padrão selecionado. Assim, é fundamental que essas definições estejam corretas para garantir a adequada geração das faturas para o convênio.
04. CNES
Esse campo deve ser preenchido para atender às legislações que exigem sua presença na geração do arquivo. O número do CNES é composto por sete dígitos: os seis primeiros são sequenciais e o último é um dígito verificador.
05. REGISTRO ANS
Código de registro da operadora junto à ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar), responsável pelo acompanhamento e regulamentação dos planos de saúde no Brasil. Esse campo identifica a operadora responsável pela internação no arquivo de Exportação para o Ministério da Saúde - Comunicação de Internação Hospitalar (CIH). Além disso, esse campo também é utilizado no arquivo XML da TISS (Troca de Informação na Saúde Suplementar), que padroniza a comunicação entre prestadores e operadoras de saúde.
O número de registro da ANS é obrigatório para os convênios de saúde suplementar privados e garante que a operadora esteja devidamente credenciada junto à agência.
06. TIPO FATURAMENTO
Define o tipo de faturamento que o convênio utiliza:
- Fatura: Utilizado para convênios que realizam o faturamento por meio de documentação impressa ou em arquivo eletrônico.
- Nota Fiscal: Exclusivo para convênios particulares do Prestador Principal.
- Sem ônus: Tipo de convênio próprio do Prestador Principal que não gera cobrança (ônus).
Quando o "Grupo de Convênios" selecionado for "Particular", o tipo de faturamento não poderá ser configurado como "Fatura". Caso essa parametrização seja realizada, o sistema exibirá uma mensagem informativa para alertar o usuário.
Para convênios do tipo Particular, os tipos de faturamento permitidos são "Nota Fiscal" ou "Sem ônus".
07. FONTE REMUNERAÇÃO
Indica a origem dos recursos utilizados para financiar a internação. Essa informação é requerida no arquivo de Exportação para o Ministério da Saúde – Comunicação de Internação Hospitalar e Ambulatorial (CIHA).
Esse campo é utilizado exclusivamente na rotina do CIHA e, portanto, não possui impacto no faturamento das contas.
08. CÓDIGO SINGULAR
Para todos os prestadores de serviços de saúde que utilizam o padrão de faturamento Unimed-BH, o preenchimento deste campo é obrigatório para o faturamento das contas.
09. GERAÇÃO DE MOVIMENTO FINANCEIRO/CAIXA NO ATO DO REGISTRO DE ATENDIMENTO
Esse parâmetro realiza as seguintes rotinas:
Recebimento do paciente
A primeira etapa trata do recebimento do paciente, que ocorre somente quando o registro de atendimento é feito pela tela de agendamento. Nesse momento, será criado um registro no financeiro/caixa para que o atendente efetue o recebimento.
Ao acessar o Registro de Atendimento no Painel Eletivos, aparecerá a mensagem: "Atendimento aguardando operação de caixa".
Criação de uma nova parcial
Com a confirmação do recebimento, a parcial 1 é encerrada automaticamente, e o sistema gera a parcial 2, permitindo a inclusão de novos itens. Caso não haja itens a serem cobrados, a parcial 2 deve ser encerrada normalmente.

10. DADOS DE FATURAMENTO
Essa tela, acessada como um anexo do cadastro de convênios, tem a função de calcular a data de vencimento de uma fatura com base no dia em que o faturamento foi gerado. Caso nenhuma regra seja definida ou encontrada, a data de vencimento será a data atual.
O cadastro permite configurar o(s) dia(s) de entrega ou geração do faturamento. O sistema utiliza essas configurações para calcular a previsão de recebimento da fatura.
Dia de entrega:
- Dia do mês: Especifica que o dia informado corresponde ao mesmo dia do mês em que o faturamento foi gerado.
- Dia útil: Especifica que o dia informado corresponde ao número de dias úteis do mês.
Tipo de entrega:
- Único dia: A fatura deve ser entregue em um dia específico ou após um número definido de dias úteis.
- Intervalo de dias: A fatura pode ser entregue dentro de um intervalo de dias especificado.
- Intervalo de datas: A fatura pode ser entregue dentro de um intervalo de datas específicas. Geralmente, o convênio fornece um calendário de envio das faturas.
Antecipar se dia não útil: Quando a opção “Dia do mês” é selecionada no campo "Dia de entrega" e o dia da entrega cai em um dia não útil, a seleção desta opção permite antecipar a entrega em um dia.
Regra de Recebimento
Define as condições para o recebimento da fatura.
Tipo de Regra:
- Dia do mês/Dia útil: É necessário informar o campo “Previsão de dia de recebimento”, que determina o dia (útil ou não, dependendo do campo Dia de entrega) em que a fatura será paga.
- Número de dias após a data de entrega: O recebimento ocorrerá após a quantidade de dias indicada no campo "Número de dias".
- Data específica: O recebimento será realizado na data específica informada.
Mês de Controle:
- Mês do faturamento: O recebimento será realizado no mesmo mês do faturamento.
- Próximo mês: O recebimento será feito no mês seguinte, no dia informado no campo “Previsão de dia de recebimento”.
- Meses à frente: Define que o recebimento ocorrerá na quantidade de meses especificada no campo "Número de meses" e no dia informado em “Previsão de dia de recebimento”.

11. TABELAS UTILIZADAS
- SZCADGERAL
- SZATENDIMENTO
- SZPARCIALATEND
- SZLOGATENDIMENTO
- SZCADGERALINFORFAT