Objetivo

Descreve de que forma os parâmetros determinados no programa MI0113, impactam na Alocação de Especialidades da Ordem de Manutenção.

Descrição

  • Ordem Contínua: Define se as tarefas da OM devem ser efetuadas de forma contínua ou não, ou seja, se a ordem ao ser iniciada, deve ser executada e terminada sem interrupções. Esta parametrização é efetuada no cadastro de Tipos de Manutenção (MI0113). Na OM esta informação poderá ser alterada.
    Se parametrizado com "Sim", a OM deverá ser iniciada e concluída sem interrupções, caso contrário, esta não será alocada.
  • Ordem Com Interrupções: Define se na execução das tarefas da OM, esta poderá ser interrompida para a execução de outras ordens. Normalmente são ordens de baixa prioridade ou que não exigem urgência no seu término. Esta parametrização é efetuada no cadastro de Tipos de Manutenção (MI0113). Na OM esta informação pode ser alterada.
    Se parametrizado com "Não", a OM pode ser iniciada, mas pode, eventualmente, sofrer interrupções.
  • Recalcula Prioridade da OM: Define se a prioridade da OM permanece fixa ou se é recalculada com o passar do tempo. Esta informação é parametrizada no tipo de manutenção. Na OM esta informação pode ser alterada.
    Se parametrizado com "Sim", a OM tem a prioridade recalculada com o passar do tempo.
    Se parametrizado com "Não", a OM não tem a prioridade recalculada com o passar do tempo, permanecendo a mesma até o final da execução da ordem.

 

Quanto à tarefa de uma ordem de manutenção:

  • Especialidade da tarefa: Define qual especialidade participa da execução da tarefa (não define qual técnico trabalhará da especialidade). Uma tarefa pode ser executada por "N" especialidades.
  • Número de Homens: Número de técnicos da especialidade que participam da execução da tarefa.
  • Defasagem: Serve para o posicionamento da especialidade no tempo em função da data de início ou término da ordem, dependendo da forma de alocação.
    Se Alocação Forward: Número em dias (válidos definidos pelo calendário da especialidade), após o início da ordem, em que o trabalho da especialidade será iniciado.

 

Exemplo:

Defasagem = 0: Início da especialidade na data de início da ordem.

Defasagem = 1: Início da especialidade num dia válido após a data de início da ordem.

Se alocação Backward: Número em dias (válidos definidos pelo calendário da especialidade), antes do fim da ordem, em que o trabalho da especialidade será terminado.

Exemplo:

Defasagem = 0: Término da especialidade na data de término da ordem.

Defasagem = 1: Término da especialidade em um dia válido antes da data de término da ordem. 

  • Duração: Define em dias válidos para a especialidade, a duração do trabalho da especialidade para a tarefa. Este parâmetro é somente utilizado para calculo das datas de início e término da OM, bem como o posicionamento da especialidade no processo de execução da ordem.

Importante:

No cálculo, a duração da tarefa depende da disposição da alocação das especialidades.

  •  Tempo: Define o total em horas, da duração do trabalho em função do número de homens definidos para a execução da tarefa.

Exemplo:

  • Capacidade de cada mecânico: 8 horas;
  • Número de homens da especialidade na tarefa: 2 mecânicos;
  • Tempo definido: 16 horas.
    Neste exemplo, o sistema entenderá que cada mecânico participa com 8 horas (tempo / nr homens) do total de 16 da especialidade na tarefa.
#trackbackRdf ($trackbackUtils.getContentIdentifier($page) $page.title $trackbackUtils.getPingUrl($page))