Como efetuar a entrada de um retorno de beneficiamento reportando o material para a produção? Através do faturamento é inclusa e atualizada a nota fiscal de Remessa para Beneficiamento, nesta nota fiscal é opcional a informação da ordem de produção, ela servirá apenas de sugestão para a nota de retorno. A Natureza de Operação - CD0606 deverá estar parametrizada como Operação de Saída, Operação com Terceiros do Tipo Remessa de Beneficiamento.
A contabilização desta nota será: Débito - Valor Médio Item na Conta Saída Beneficiamento (CD0611 – Estabelecimento Industrial)
- Valor Impostos na Conta de Despesa de Impostos ( CD0309 – Contas Faturamento );
Crédito - Valor Médio Item na Conta Saldo Item (CE0110 - Contas Contabilização)
- Valor Impostos na Conta de Impostos a Recolher (CD0602 – Estabelecimento).
Quando o material retornar para a empresa, virão duas notas fiscais, uma delas é o retorno do beneficiamento e a outra é a cobrança do serviço, ou então será uma única nota constando as duas naturezas de operação (retorno e cobrança do serviço). Nota de Retorno de Beneficiamento: A nota fiscal de Retorno de Beneficiamento contém os itens da nota de remessa, segundo a legislação tudo que sai tem que retornar. A natureza de operação - CD0606 deverá estar parametrizada como Operação de Entrada, Operação com Terceiros do Tipo Retorno de Beneficiamento. Para esta nota fiscal não é possível informar ordem de compra. Como os itens que foram enviados para beneficiamento não devem retornar ao estoque, porque já se transformaram em outro item é preciso informar a ordem de produção nos itens da nota (caso a nota de saída já tenha sido informado a OP a nota de entrada assumirá esta informação) ou então informar a conta contábil que deverá receber os lançamentos à débito. Com a informação da Ordem de Produção ou de Conta Contábil, irá gerar dois movimentos no estoque, um de entrada e outro de saída (REQ) para a conta da ordem de produção ou para a conta contábil informada. NOTA: Caso não seja informado OP ou conta de aplicação o material ficará no estoque sendo necessário fazer a saída dos mesmos posteriormente.
Para esta nota a contabilização será: Débito - Valor Médio Item na Conta Saldo Item (CE0110 – Contas Contabilização);
- Valor Médio Item na conta da Ordem de Prod do item ao custo médio (CP0301);
- Valor Impostos na Conta de Impostos a Recuperar (CD0602 – Estabelecimento);
Crédito - Valor Médio Item na Conta Saldo Item (CE0110 – Contas Contabilização);
- Valor Médio Item na Conta Saída Beneficiamento (CD0611 – Estabelecimento Industrial);
- Valor Impostos na Conta de Despesa de Impostos (CD0309 – Contas Faturamento) .
Nota de Cobrança do Serviço (Material Agregado): A nota fiscal de cobrança do serviço é caracterizada no sistema como "Material Agregado". A natureza de operação - CD0606 deverá estar com o tipo compra igual a "Material agregado", caso contrário poderá gerar looping de estrutura. Esta nota é digitada informando o item Pai, ou seja, o item acabado, e a ordem de produção, ou poderá ser utilizado o item débito-direto. Para esta nota fiscal poderá ser feito um pedido de compra com natureza beneficiamento, esta Ordem de Compra será do item pai. Será feito um lançamento para a ordem de produção somente de valor, para acrescer o valor do produto acabado durante o cálculo do preço médio. Para esta nota existirá a duplicata para pagamento do serviço ao beneficiador. Obs: Quando o tipo compra da natureza não estiver como Material Agregado para este tipo de nota, não será habilitado o botão de Geração do Acabado no Recebimento.
A contabilização desta nota será: Débito - Conta da OP ou conta de aplicação do item da nota (ao valor informado);
Crédito - Conta Transitória de Fornecedores (ao valor informado) .
O produto acabado será gerado no estoque diretamente pelo Recebimento: Nesse caso, os Módulos de produção/manutenção industrial deverão estar implantados: Ainda na nota fiscal de material agregado, poderá ser informado o produto acabado, na pasta "Acabado", é necessário informar o número da ordem de produção, o item e a quantidade, durante a atualização da nota será gerado o movimento de estoque de entrada do acabado (ACA). NOTA: Caso exista a necessidade de desatualização da nota fiscal, haverá a opção de desatualizar o módulo de produção, onde será gerado um movimento de estorno do acabado (EAC) e na nova atualização será gerado um novo ACA. Caso na desatualização da nota seja optado por não desatualizar o módulo de produção não será gerado o movimento EAC e na nova atualização da nota não irá gerar novo movimento de ACA. |