Page tree

Produto:

Microsiga  Protheus

Versões:

 11 e 12 

Ocorrência:

Viagem de Socorro

Assim como na viagem do tipo vazia, não é necessário relacionar documentos. Essa viagem é utilizada para o trânsito de veículos sem carga, para situações de veículos quebrados ou na necessidade de transbordo, por exemplo.

A diferença da viagem socorro entre os outros tipos de viagem é que o sistema, por meio da opção Complemento de Viagem, não valida a inclusão de um veículo do tipo Cavalo, permitindo a inclusão sem o tipo Reboque.

Nos outros tipos de viagem, não é permitida inclusão do tipo Cavalo sem o Reboque. Este tipo de viagem pode ser utilizado em processos de Coleta, Transporte e Entrega.

Viagens que podem utilizar o processo:
  • COLETA A coleta é um serviço regular de transporte entre um terminal de frete e as instalações do consignatário, ou seja, é o processo para efetuar a retirada das mercadorias no endereço determinado pelo cliente solicitante.
  • TRANSPORTE A viagem de transporte rodoviário é utilizada para efetuar a transferência de cargas entre as transportadoras que possuem filiais.
  • ENTREGA A entrega é o processo utilizado para efetuar a distribuição das mercadorias na região destino.

Processos:

Exemplo:

Situação: Viagem '003198' possui um documento relacionado 'CTE', um Cavalo – “CV1”, Carreta (CR1) e Motorista (MT1).

O veículo cavalo (CV1) fica impossibilitado de dar prosseguimento à viagem ‘003198’ sendo necessário a viagem de socorro, deverá ser seguido o seguinte prosseguimento:

  1. Criar uma segunda Viagem 'B' do tipo socorro, no exemplo abaixo, viagem ‘003199’;

    Nesta viagem não serão informados Documentos (CTE's) e deverá ser informado apenas um Cavalo 'CV2', um Motorista qualquer, não sendo será necessário informar uma Carreta.

     
  2. Caso não conste, realizar o apontamento da Saída de Viagem 'A' - no exemplo, viagem ‘003198', esse procedimento deve ser realizado mesmo que este veículo nem tenha saído da empresa.
     
  3. Registrar uma Ocorrência para a viagem 'A' - no exemplo, viagem ‘003198', utilizando uma Tabela de Ocorrência com tipo '08 - Transferência de Viagem'.

    Exemplo da ocorrência lançada:


     

    Nesta ocorrência deverão ser relacionados os 'CTEs' e a Viagem 'B' – 003199, conforme abaixo, preencher os campos “DUA_FILVTR” e “DUA_NUMVTR”.


No exemplo há apenas 01 CTE, caso existam mais documentos, deverá incluir uma nova linha para cada 'CTE' e repetir o processo nos campos “DUA_FILVTR” e “DUA_NUMVTR”.

4. Em seguida o sistema dará as opções para o que será feito com a primeira viagem – cancelar ou encerrar:

5. Após isto, o processo poderá prosseguir normalmente através da viagem de socorro – carregamento, fechamento, lançamento de operações, ocorrências e encerramento, etc.

Variações:

Essa viagem é utilizada para o trânsito de veículos sem carga, porém, deve ser registrada para o cálculo dos custos de transporte e para a liberação do veículo/motorista quando existir controle de portaria (parâmetro MV_CONTVEI = T). 
Parâmetros:

MV_TMSCVIA - Indica ação a ser tomada para a viagem que esta sendo apontada ocorrência de transferência de viagem - (0-Nao utiliza;1-Cancela;2-Encerra;3-Pergunta)    

Links:

http://tdn.totvs.com/display/PROT/TMS0001_Viagem_Rodoviaria

http://tdn.totvs.com/display/public/mp/Viagem+do+Tipo+Socorro