Descrição: Rejeição 486 - Não informado o Grupo de Autorização para UF que exige a identificação do Escritório de Contabilidade na Nota Fiscal Rejeição 487 - Escritório de Contabilidade não cadastrado na SEFAZ De acordo com a NT (Nota Técnica) 2015.002, a rejeição ocorre quando não informado o Grupo de Autorização para obter o XML, para a UF (Unidade Federativa) que exige a identificação do Escritório de Contabilidade na Nota Fiscal, conforme legislação estadual. Ainda de acordo com a NT, a regra de Validação é opcional, a critério da UF. Se a SEFAZ (Secretaria da Fazenda) está exigindo esta informação, será necessário informar o grupo. Este grupo de autorização para obter o XML foi implementado na NT 2013.005 (layout 3.10 da nota eletrônica). Para parametrizar esta informação no Datasul, verificar a Base de Conhecimento abaixo: DNFE0142 - Como funciona a regra para autorizar download de XML?
Importante: A SEFAZ pede o CNPJ (cadastro nacional de pessoa jurídica) do escritório de contabilidade, mas não deixa claro se é o escritório de contabilidade que atende o cliente da nota ou o que atende o emissor da nota. Desta forma, a partir do pacote da NT 2015.002, é possível gerar nesta TAG autXML os contatos do emitente relacionado ao estabelecimento emissor da nota fiscal (Este relacionamento ocorre no CD0602 – Manutenção Estabelecimentos). Para enviar o CNPJ/CPF do escritório de contabilidade que atende ao emitente, é necessário consultar no CD0602 (Manutenção Estabelecimentos)o emitente que está relacionado ao estabelecimento e no CD0704 (Manutenção de Clientes) localizar este emitente. Para este emitente cadastrar escritório de contabilidade como contato (CD0704B – Contatos Emitente) e marcar a Aplicação como "Download XML".
Lembrando que esta opção somente estará disponível após a liberação do pacote NT 2015.002. Sem o pacote, o cliente precisará informar os dados do escritório de contabilidade no cliente da nota fiscal, diretamente no programa CD0704b (Contatos Emitente). Qualquer dúvida com relação a esta exigência, entrar em contato com a SEFAZ. |