Produto:

Datasul.

Ocorrência:

Como compactar os dados dos monitoramentos do Audit Trail?

Passo a passo:

Foi disponibilizado junto a versão 12.1.12 a função de compactar os dados monitorados do Audit Trail, diminuindo assim o consumo de espaço físico junto ao seu banco de dados. Seguem os passos para utilização desta compactação.


  • Para que a compactação seja realizada com sucesso, é necessária que a DLL "ZLIB1.DDL" esteja disponível no diretório SYSWOW64 (para máquinas com Windows 64 bits) e no diretório SYSTEM32 (para máquinas com Windows 32 bits) em todas as estações que acessam o produto Datasul. A DLL, por padrão é disponibilizada junto a instalação do produto Datasul abaixo da pasta "..\ERP\fnd\interfac\ZLIB", porém se não localiza-la, a mesma poderá ser baixada através do site http://www.zlib.net. Para realizar o teste de compactação nas estações, favor acessar a base de conhecimento DBTB2060 - Teste de compactação de registros.
  • Para ambientes Linux/Unix, favor realizar a instalação dos arquivos .SO (libz.so.1 e libz.so.1.2.8). O pacote do libz.1.2.8 foi validado em ambiente Linux e baixado do site oficial http://www.zlib.net/ respeitando a versão para o Linux utilizado. Para o ambiente Linux e Unix, deverá ser obtido o pacote compatível com a sua versão do sistema operacional e testar previamente o processo de compressão e descompressão do Audit Trail.
  • Será necessária a atualização\criação das tabelas "tab_vers_monit_extens" e "param_audit_extens" junto ao banco MGADT. Ambas definições das tabelas estão disponíveis no pacote de atualização para a versão 12.1.12.
  • Acessar o programa "Parâmetros do Audit Trail - AU0009", localizado em Tecnologia > Audit Trail > Cadastros, acessar a aba "Compactação" e marcar a opção "Habilitar compressão".

Após os passos acima citados, novos monitoramentos a serem realizados pelo módulo Audit Trail já serão de forma compactada. Caso optar por compactar também os dados já existentes na base do Audit Trail (MGADT), acesse o programa "Compressão e Descompressão dos Registros - AU0310", localizado em Tecnologia > Audit Trail > Tarefas. Na aba seleção é possível escolher quais dados a serem comprimidos/descomprimidos selecionando qual é a base de dados de origem, a tabela e o período, e na aba Parâmetro é possível selecionar se deseja Compactar ou Descompactar os dados.



Ao final do processamento do programa de compactação/descompactação dos dados, será apresentado um relatório com os registros processados, e se o mesmo foi compactado/descompactado e o estado final do mesmo.


Para realizar a conferência junto ao banco de dados do Audit Trail e identificar se os dados estão compactados ou descompactados, acesse o relatório "Estado do Evento Auditado - AU0309", localizado em Tecnologia > Audit Trail > Relatórios, informe os dados para filtrar os registros desejados na aba Seleção. O relatório apresentará os dados do registro monitorado e o status de compactado.


Observações:

Datasul 12.1.12 e superior.

O Audit Trail esta preparado para comportar monitoramentos compactados e não-compactados numa mesma base de dados.

Após o procedimento de compactação dos dados, caso desejar diminuir o espaço alocado pelo banco MGADT, será necessário realizar um DUMP dos dados do banco, eliminar o banco, cria-lo novamente e realizar o LOAD destes dados. Este processo é necessário, pois o banco, mesmo diminuindo os dados dos registros, ele mantem o espaço já alocado em disco. Detalhes complementares obtidos junto a equipe do CAT (Conversão, Ambiente e Tecnologia.

Atenção a versão do Progress, 64bits ou 32bits, as respectivas DLL's encontram-se nas pastas "Progress32Bits" e "Progress64Bits", no diretório "..\ERP\fnd\interfac\ZLIB".


#trackbackRdf ($trackbackUtils.getContentIdentifier($page) $page.title $trackbackUtils.getPingUrl($page))