Identificado que o bloqueio aplicado pela ANS em algumas movimentações era causada por inconsistência de dados dos beneficiários, onde a solução para estes casos é o envio de retificação com todos os dados atualizados do beneficiário.
Para isso, foi implementado um novo recurso na tela de geração dos dados de movimentação do SIB, que permite a inclusão de beneficiários na remessa. Todo beneficiário incluído passará por validação simples durante a geração da remessa, porém, caso seja incluído após existir uma remessa em aberto, ao reprocessar a movimentação o processo automaticamente agregará os novos beneficiários à remessa.
Todos os beneficiários adicionados na lista de atualização somente serão adicionados à remessa, após passar por duas consistências simples:
- Deve estar ativo e configurado para envio no SIB; e
- Não deve existir na movimentação mensal. Esta consistência foi aplicada para evitar duplicidade de dados no SIB.
Na grade com a lista de beneficiários que serão avaliados e anexados na remessa mensal, inicialmente o beneficiário incluído é apresentada na situação "Disponível p/ Envio", a partir do momento que é verificado e identificada alguma inconsistência, automaticamente é colocado na situação "Desconsiderado" e adicionado um texto com o motivo de rejeição.
Caso não haja inconsistência e o beneficiário foi atribuído na remessa processada, o beneficiário será identificado pela situação "Processado" e somente poderá ser visualizado pelo filtro "Processados".
Ao confirmar a remessa, o beneficiário será identificado pela situação "Enviado" e somente poderá ser visualizado pelo filtro "Enviados".
É possível também excluir beneficiários da lista, mas somente se a situação estiver como "Disponível p/ Envio" ou "Desconsiderado". Se estiver como "Enviado", somente poderá ser excluído da remessa, se a remessa for primeiramente excluída, liberando assim o beneficiário.
Para excluir o beneficiário da lista é através do menu flutuante sobre o registro selecionado na grade. Conforme demonstrando na imagem a seguir:
Caso o motivo pelo qual o beneficiário não tenha sido processado na remessa seja "Beneficiário não foi encontrado em massa anterior", significa que o beneficiário não foi enviado para o SIB através do sistema UNICOO, e deste modo, não será permitido enviar uma retificação de seus dados.