1. SALDO INICIAL REALIZADO
Ao iniciar o uso do módulo Fluxo de Caixa, habitualmente o saldo inicial é informado manualmente. A prática mais comum é apurar os saldos bancários das diversas contas correntes, no fim de um período que já tenha sido conciliado e fechado, e informar este saldo no Fluxo.
1.1 SUGESTÃO PARA IMPLANTAÇÃO DOS SALDOS INICIAIS
a) No módulo Caixa e Bancos, emitir o Relatório Fechamento Caixa (prgfin/cmg/cmg311ab.r) considerando apenas os movimentos Realizados, para o último dia do último período conciliado e fechado (por exemplo: 31/12/2001), afim de obter os saldos finais das contas correntes.
b) Somar (manualmente) o saldo das contas de um mesmo estabelecimento. Para saber quais contas pertencem a um mesmo estabelecimento, basta emitir o Relatório de Contas Correntes (prgint/utb/utb308aa.r), classificado por estabelecimento.
c) No módulo Fluxo de Caixa, acessar a rotina Tarefas - Fluxo de Caixa (prgfin/cfl/cfl700aa.r), posicionar sobre o fluxo 0 (zero) e acessar o botão Movimentos.
d) Incluir um movimento Realizado para cada estabelecimento, no primeiro dia do mês seguinte (por exemplo: 01/01/2002), no tipo de fluxo "Saldo Inicial", com uma Unidade de Negócio genérica qualquer. Informar o valor obtido no passo "b". OBS: o tipo de fluxo "Saldo Inicial" não aparece no zoom, pois os lançamentos neste tipo não são frequentes.
e) Acessar o programa Parâmetros Gerais Fluxo de Caixa (prgfin/cfl/cfl015ta.r). Informar a Data Início Movimentação para 01/01/2002 (por exemplo). Isto impedirá que qualquer movimento Realizado seja gerado em uma data anterior, o que certamente iria corromper o saldo inicial.
f) Para conferir se está tudo certo, basta acessar a Consulta Fluxo Caixa UCF (prgfin/cfl/cfl206ab.r), e informar a data referência 01/01/2002. Sugere-se conferir o saldo inicial de todas as UCFs.
Alguns parâmetros na Consulta UCF também podem distorcer o saldo:
a) Padrão do Fluxo - serve para apresentar as estruturas já expandidas, conforme o gosto do usuário, e também serve para ocultar Tipos de Fluxo como forma de segurança das informações, portanto algum Tipo de Fluxo pode não aparecer e ainda causar distorção do saldo real. Sugestão: para conciliação dos valores do Fluxo, não utilize padrão (deixe em branco). b) UCF - A Unidade de Controle Financeiro é um agrupamento de Unidades de Negócio de diversos Estabelecimentos. É comum criar um Estabelecimento novo ou uma Unidade de Negócio nova, e esquecer de atrelar à devida UCF, o que também causa a distorção do saldo na consulta.
1.2 MOVIMENTAÇÕES ANTERIORES À IMPLANTAÇÃO DOS SALDOS
Deve-se verificar a existência de movimentos realizados com data anterior à implantação dos saldos. Se houver qualquer movimento anterior, o saldo inicial será distorcido. Para que isto não aconteça sugere-se eliminar tais movimentos conforme os passos a seguir: a) No módulo Fluxo de Caixa, acessar a rotina Tarefas - Fluxo de Caixa (prgfin/cfl/cfl700aa.r), posicionar sobre o fluxo 0 (zero) e acessar o botão Movimentos.
b) Acessar o botão Faixa, especificar as datas de 01/01/0001 até 31/12/2001 (ainda no mesmo exemplo) e no tipo de movimento colocar apenas "RE" (realizados).
Assim serão apresentados todos os movimentos Realizados existentes com data anterior à implantação dos saldos. Todos os movimentos apresentados devem ser eliminados, uma vez que o saldo já está sendo informado em uma data posterior. Utilize o botão Elimina para excluir os movimentos um a um.
c) Para eliminar tais movimentos automaticamente, pode-se utilizar o programa Tarefas - Eliminação Saldos/Movimentos (prgfin/cfl/cfl707aa.r) com o propósito de sanear a base de dados. Aqui deve-se eliminar apenas movimentos do fluxo 0 (zero) com data até o fim do último período conciliado (ex: 31/12/2001). Observe que o programa irá gerar movimentos automáticos em 01/01/2002, totalizando todos os movimentos eliminados, e estes movimentos automáticos devem ser eliminados manualmente conforme os passos "a" e "b".
2. SALDO INICIAL PREVISTO
Na prática não existe saldo inicial previsto, por duas razões muito simples: a) Uma previsão para qualquer data, quando for realizada, deixará de existir como previsão. b) Não existe previsão para ontem - ou ela se realizará hoje, ou amanhã, ou depois. Ex: se um cliente não lhe pagou uma duplicata atrasada até hoje, você não pode esperar esse dinheiro para ontem ou anteontem. Na melhor das hipóteses você receberá o montante ainda hoje. Previsão é sempre uma expectativa futura.
2.1 SUGESTÃO PARA CONSULTA DO PREVISTO
A maneira mais correta para consultar as previsões no Fluxo de Caixa é partindo do saldo inicial real, na data de hoje. Para parametrizar a consulta desta forma, proceda da seguinte maneira:
- basta montar um layout de colunas com Realizado e Previsto no cadastro de layout (prgfin/cfl/cfl003aa.r), sendo que na coluna Previsto basta colocar o saldo inicial para buscar do "Final Realizado".
Desta forma, a consulta irá apresentar somente o valor Realizado até a data de hoje, e depois somente o Previsto, sendo que o saldo inicial da coluna "Previsto" é o saldo final da coluna "Realizado" hoje.
|