Microsoft .Net Framework 4.0 ou superior. - Internet Explorer 10 ou Superior, ou Google Chrome, ou Mozilla Firefox. - IIS 6.0 ou superior. Configuração do contexto no IIS Figura 1-Criando o contexto no IIS Abrindo o IIS, deve-se clicar com o botão direito do mouse em Default Web Site, em seguida Adicionar Aplicativo. Será exibida a tela apresentada na Figura 2 abaixo. Figura 2-Informando os dados do contexto No campo Alias informar o nome do contexto da aplicação. Neste caso é sugerido pôr o nome RMSIndicadores, e selecionar a pasta onde se encontram os arquivos da aplicação. Em seguida, clicar no botão OK. Na pasta selecionada no campo Caminho Físico a estrutura deverá ser semelhante a apresentada na figura 3.
Figura 3-Estrutura da pasta da aplicação Ao clicar no botão OK apresentado na tela da figura 2, o IIS irá criar o contexto e a estrutura apresentada na figura 4 deverá aparecer na tela do IIS.
Figura 4-Contexto da aplicação criado no IIS Um ponto importante a verificar, após a criação do contexto, é se o Pool de Aplicativos configurado para a aplicação está na versão correta do .Net Framework. A figura 5 apresenta a tela do IIS, que lista os pools instalados na máquina.
Figura 5-Pool de Aplicativos Voltando novamente para a figura 2, pode-se notar que a aplicação criada foi direcionada para o DefaultAppPool, que conforme apresentado na figura 5, está na versão 2.0 do .Net Framework. Neste caso, será preciso alterar o pool da aplicação para um com a versão 4.0. Figura 6-Alterando o Pool da Aplicação Para alterar o pool da aplicação, deve-se selecionar a aplicação na listagem apresentada na coluna à direita do IIS, e clicar em Configurações Básicas na coluna à esquerda. Na janela que abrir, clicar no botão Selecionar, então o IIS abrirá outra janela com a listagem dos pools disponíveis para selecionarmos o correto. A figura 6 apresenta o processo de alteração do DefaultAppPool para o ASP.NET v4.0. A partir deste momento a aplicação está instalada no IIS, e podemos acessar a aplicação, conforme apresentado na figura 7 a seguir.
Figura 7-Acessando a aplicação Configurando a aplicaçãoAntes de começar a utilizar a aplicação, é preciso configurar algumas informações essenciais, como conexão com banco, pasta de log e contextos e servidor do RMS. A figura 8 abaixo apresenta o trecho appSettings do arquivo Web.config, que fica localizado na pasta raiz da aplicação.
- Na chave conn devemos informar após o texto ID= o usuário do banco de dados. Em Data Source= devemos informar o nome do banco e em Password= a senha do banco.
- Na chave servidor informar o IP do servidor do RMS.
- Na chave pathRMS informar o caminho físico da aplicação na máquina do IIS.
- Na chave contextos devemos informar todos os contextos que vamos disponibilizar para a aplicação, separados por vírgula.
Após isto, a aplicação está configurada e pronta para uso. Manual de Indicadores da LogísticaATENÇÃO: Após realizada a instalação e configuração da aplicação, a mesma pode ser acessada por qualquer dispositivo, sendo computador, tablet ou smartphone, através de um navegador (browser). Não é necessário a instalação de programas auxiliares para o acesso. Tela de Login
Figura 9-Tela inicial da aplicação O primeiro passo para ter acesso à aplicação é abrir o navegador e informar o endereço da aplicação. Informar o LOGIN, SENHA e CONTEXTO. A figura 9 ilustra o acesso à aplicação que está rodando no endereço http://127.0.0.1/RMSIndicadores/. Os dados do usuário informados são os mesmos utilizados no RMS. LEMBRETE: Os contextos são configurados no arquivo Web.config. Para maiores informações sobre como configurá-los, consulte a seção Instalação e Configuração, disponível neste documento. 1. Painel de Indicadores Ao efetuar o login, a aplicação abrirá automaticamente a tela do menu Painel de Indicadores. Nesta tela são apresentadas às informações referentes às entradas (recebimento), saídas (separação), movimentações (recolhe pallet, reserva/doca e ressuprimento) e endereçamentos. As informações são apresentadas em gráficos, do tipo acelerômetro, que apresentam o percentual de atividades concluídas, e sempre à esquerda dos gráficos são apresentadas às tabelas com as quantidades em cada status. Para os quadros Separação, Endereçamento e Recebimento, as quantidades são medidas por embalagens a serem manipuladas. No caso do quadro de Movimentação, estas quantidades são medidas por atividades. É possível filtrar as informações por filial e período. Inicialmente o filtro filial vem preenchido com a filial do usuário autenticado. DICA 1: Não informando o período, será utilizado como valor padrão a data do dia. DICA 2: Na parte superior direita da tela existe uma caixa de seleção, na qual o usuário poderá escolher o intervalo de atualização automática das informações. Figura 10- A tela inicial da aplicação é o Painel de Indicadores FornecedoresClicando sobre o menu Fornecedores, será exibido os indicadores relacionados às operações com fornecedores como Trocas por Fornecedor, Evolução Trocas e Pedidos por Fornecedor. Trocas por FornecedorAcessando o menu Trocas por Fornecedor, é possível visualizar, através de um gráfico de barras, o somatório das quantidades e os custos dos produtos que constam no Depósito de Trocas, agrupados por fornecedor, conforme apresentado na figura 11 abaixo. À direita do gráfico, é apresentada uma tabela com os valores contidos no gráfico. DICA: No canto superior direito da tabela existe um campo denominado Busca Rápida, onde é possível fazer um refinamento nos fornecedores apresentados na tabela. Para isso, basta informar o nome do fornecedor.
Figura 11-Trocas por Fornecedor Estas informações podem ser verificadas no RMS, através do programa Depósito de Trocas (VGDTROCA), ilustrado na figura 12.
Figura 12-Programa do RMS - Depósito de Trocas (VGDTROCA) OTIF - On Time in Full Pré-requisitos: I – Utilizar o agendamento de entrega da logística (VGDMAGDC):
São as informações do programa VGDMAGDC que serão utilizadas como referência para data agendada de entrega. II – Os dados para análise do OTIF são gravados no fechamento da carteira.
On Time In Full Através do menu Fornecedores o usuário tem acesso a opção OTIF.
A composição dos filtros: - Filial (Obrigatório) - selecionar a filial;
- Período (Obrigatório) – selecionar o período;
- Código do fornecedor (Obrigatório) – Código do fornecedor com dígito;
- Tipo de agendamento (Obrigatório) – selecionar o tipo de agendamento.
Com agendamento Em seguida é apresentada as seguintes informações: - Total: totalizados de pedidos;
- OK: os pedidos entregue na data agendada;
- Parcial: Foram entregue na data, no entanto não entregue o pedido completo;
- **Não Entregue: Pedidos que não foram entregues na data.
Sem agendamento - Total: totalizados de pedidos;
- OK: os pedidos entregues na data agendada;
- Parcial: Foram entregues na data, no entanto não entregue o pedido completo.
O gráfico é exibido por semanas de cada mês.
LogísticaNo menu Logística são apresentados indicadores relacionados às informações de dentro do depósito e as operações realizadas. Painel de ExpediçãoO indicador Painel de Expedição, consolida as informações do processo de expedição dos pedidos atendidos. Na tela apresentada pela figura 17, é possível visualizar a quantidade de volumes disponíveis em cada etapa do processo de expedição. Estas informações podem ser filtradas por filial, período e loja. Não informando a loja, as informações são agrupadas pela filial informada. As informações apresentadas por este indicador são extraídas pelo programa Painel de Expedição (VGRFTCON) no RMS.
Figura 17-Painel de Expedição Atendimento de PedidosPor este indicador, é possível visualizar o volume de mercadorias, dos pedidos, que foram atendidas, não atendidas ou tiveram suas quantidades ajustadas no atendimento ou durante o processo de separação. O volume é medido em embalagens pedidas e agrupadas por filial de destino. Na figura 18 é possível visualizar as informações exibidas por este indicador. Do lado esquerdo, é apresentado um gráfico de barras, no qual, para cada loja, são apresentadas duas barras. A barra verde representa a quantidade total de embalagens atendidas, enquanto a barra laranja representa a quantidade não atendida. No lado direito, é apresentada a tabela com os valores apresentados pelo gráfico mais a informação das quantidades ajustadas, com o percentual. O cálculo do percentual é feito em cima da quantidade não atendida. Figura 18-Atendimento de Pedidos Nível de Ocupação de EndereçosNo indicador de Nível de Ocupação de Endereços, é possível verificar o estado de ocupação das ruas de um galpão. Os estados definidos são: - Alocados – endereços que possuem mercadorias alocadas, tanto no sistema como fisicamente.
- Pendentes – endereços cuja a alocação no sistema já foi realizada, porém as mercadorias ainda não estão armazenadas fisicamente no endereço. No RMS são endereços com o status A ALOCAR.
- Livres – endereços sem mercadorias alocadas.
A figura 19, apresenta a lista com o resultado deste indicador. É possível filtrar as informações por galpão e intervalo de ruas. DICA: Não informando as ruas, a aplicação assumirá a rua 1 como inicial e a rua 999 como final.
Figura 19-Nível de Ocupação dos Endereços EstoqueNo menu Estoque, são apresentados indicadores relativos aos produtos armazenados na filial selecionada. Fazem referências a assuntos como validade e volume de entrada e saída. Produtos VencidosPor este indicador, é possível buscar todos os produtos que estão vencidos dentro de um galpão, e obter informações como a localização do item, a quantos dias ele está vencido, quando foi a última entrada e saída deste produto. É possível fazer uma busca geral no galpão ou utilizar o filtro de ruas para restringir a pesquisa, conforme apresentado na figura 20.
Figura 20-Produtos Vencidos As informações contidas neste indicador podem ser conferidas no RMS, através do programa Localização Física de Estoque (VGDULEST).
Figura 21-Programa Localização Física de Estoque do RMS Produtos a VencerO indicador de Produtos a Vencer apresenta um relatório, agrupado por rua, dos produtos que estão a vencer nos próximos 60 dias, classificados por períodos de 15, 30 e 60 dias. Não é o intuito deste indicar mostrar quais e onde estão os produtos. Apenas apresentar uma visão quantitativa por rua. A figura 22 abaixo, apresenta a tela deste indicador.
Figura 22-Produtos a Vencer Entrada e SaídaCom o indicador de Entrada e Saída, é possível verificar a quantidade de produtos que entraram e saíram da filial, agrupados por seção. A informação é apresentada em um gráfico de barras, contendo duas barras, sendo a barra verde a quantidade de entrada e a barra laranja a quantidade de saída. Abaixo do gráfico é apresentada uma tabela com os valores representados no gráfico.
Figura 23-Entrada e Saída Desempenho OperadoresO menu Desempenho Operadores apresenta os indicadores relacionados à produtividade dos operadores que utilizam coletores de dados. São apresentadas informações como quantidade e metragem cúbica (m3), peso, relação caixa/hora e o tempo gasto, em horas, para a realização das atividades. Estão disponíveis os indicadores de desempenho para as seguintes operações: - Movimentação
- Separação
- Recebimento
- Conferência
A principal informação a ser extraída destes indicadores é com relação ao volume de caixas que o operador consegue trabalhar por hora, e poder verificar quais estão abaixo, acima e dentro da média da equipe. A figura 24 apresenta a tela de Desempenho de Separação. Nesta tela, é apresentada ao lado esquerdo um gráfico de barra com duas barras para cada operador. A barra azul apresenta o dado Caixa/Hora e a barra cinza corresponde à quantidade de volumes manipulados.
Figura 24-Desempenho Separação Em desempenho de operadores na opção separação. Inclusão do campo turno do operador.
Colocamos o nome do operador. - Endereços: é a quantidade de endereço que o operador separou;
- End./Hora: é a quantidade de endereços por hora que o operador separou.
|