Definição da Regra de Negócio
Atualmente no processo de criação de romaneio não há opção de alterar um trecho de transportadora redespachante dos documentos de carga vinculados após o embarque, sejam por razões de alterações na transportadora de redespacho ou em função de novo plano estratégico da logística das empresas.
Desta forma, serão realizadas as seguintes alterações no produto SIGAGFE para permitir alterações de redespacho nos documentos embarcados:
- No processo de Manutenção de Romaneios será criado, em Ações Relacionadas, a opção de Redespachantes, que abrirá uma tela com os dados da tabela GWU para permitir a alteração dos dados da Transportadora. Deverá ser selecionada a sequência que será modificada e esta modificação será para todos os documentos de carga assinalados no Romaneio selecionado (na mesma sequencia e assinalados com "*" ).
- Os registros apresentados no Zoom de transportadores será filtrado para trazer apenas as Transportadoras Redespachantes, identificados na tabela GU3 – Cadastro de Emitentes na pasta Transportador, no campo GU3_REDESP - Redespachantes.
- Criado o campo GU3_REDESP - Redespachantes para a identificação do Transportador como Redespachante, na pasta Transportador. Apenas os emitentes assinalados como Transportadores terão o campo habilitado para a seleção de Redespachante.
O programa deverá validar, antes de permitir a alteração do redespachantes:
- Se o documento de carga já está com a data de entrega do primeiro trecho informada.
- Se não está relacionado com documentos de frete, pré-faturas ou com cálculo de provisão relacionado em um lote de provisão contábil diferente de 1 - Não Enviado.
- Se o Romaneio for origem igual 1, identificado pelo campo GWF_ORIGEM == "1", que permite que somente fretes calculados sejam considerados.
- O processo de alteração deve considerar o status do Romaneio diferente de Encerrado.
Para que sejam possíveis as alterações no embarque, para permitir a alteração do redespachante e o recálculo, seguindo os pontos:
- Receber a confirmação da alteração dos trechos de transporte.
- Solicitar recálculo. Caso o usuário não deseje recalcular o romaneio, o mesmo permanecerá com a situação Necessita Recálculo, não podendo ser utilizado para outros processos.
Detalhamento Técnico:
Rotina | Tipo de Operação | Opção de Menu | Regras de Negócio |
GFEA050 | [Alteração] | Outras Ações/Redespachantes | - |
GFEX000 GFEA050C | [Alteração] [Inclusão] | Não Há Não Há | - - |
O campo GU3_REDESP foi criado para identificar se o Transportador é Redespachante, sua identificação será obrigatória nos seguintes casos:
- Através do parâmetro MV_TREDESP assinalado como obrigatório no programa GFEX000, pasta Expedição /Recebim).
- Necessidade de identificação do Transportador como Redespachante para busca na consulta padrão na rotina de Redespachantes.
Foi Criado o parâmetro MV_TREDESP para tratativa da consulta padrão na rotina de Redespachantes, onde a consulta apresentará os emitentes transportadoras da seguinte forma:
- 1 - Não Identifica - não identifica no campo GU3_REDESP a situação de Redespachante, ou seja, trará na consulta todos os transportadores para consulta.
- 2 - Opcional - poderá identificar no campo GU3_REDESP a situação de Redespachante, ou seja, trará na consulta transportadores identificados e não identificados no respectivo campo.
- 3 - Obrigatório - será necessário identificar no campo GU3_REDESP a situação de Redespachante, ou seja, trará na consulta somente os transportadores identificados no respectivo campo.
ALTERAÇÕES SIGAGFE:
GFEA050:
Incluir em Outras Ações, a opção Redespachantes , que executará o programa de manutenção do itinerário, apresentando na tela os dados da tabela GWU, com os seguintes campos abaixo:
- GWU_CDTRP (Transportador).
- GWU_NRCIDD (Cidade Dest.).
- GWU_UFD (UF Dest.).
- GWU_CDTPVC(Tipo de Veiculo).
Na alteração do trecho 01 (seq. 01), o sistema somente permitirá modificar a Cidade Destino, sendo que os demais campos não poderão ser modificados:
- GWU_NRCIDD (Cidade Dest.).
Na Alteração do último trecho de cada documento de carga o sistema permitirá modificar a Transportadora e o Tipo Veiculo; será necessário identificar o último trecho do documento de carga individualmente, para garantir a validação da alteração mencionada. Os demais campos não poderão ser modificados:
- GWU_CDTRP (Transportador).
- GWU_CDTPVC (Tipo de Veiculo);
Validações Já Existentes no Programa GFEA044 - Digitação de Documento de Carga
Deverão consideradas todas as validações já existentes para a tabela GWU - TRECHOS.
Exemplo de Validação Para Iniciar a Rotina Redespachantes:
If lRet.AND.nLine > nFirstLine
// Só permite incluir mais de um trecho se o frete for CIF c/ Redespacho (2), FOB c/ Redespacho (4), Consi c/ Redespacho (6)
If FwFldGet("GW1_TPFRET") != "2".AND.FwFldGet("GW1_TPFRET") != "4".AND.FwFldGet("GW1_TPFRET") != "6"
Help( ,, 'HELP',, STR0022, 1, 0,) //'Só é permitido incluir mais de um trecho quando o tipo de frete for CIF com Redespacho, FOB com Redespacho ou Consignado com Redespacho'
lRet := .F.
EndIf
EndIf
Validação Para Não Permitir a Alteração de Trechos em Romaneios Não Provenientes da Rotina de Embarque:
While (cAliasQry)->(!Eof()) .And. !lRet
If (cAliasQry)->GWF_ORIGEM == "1" .OR. Empty((cAliasQry)->GWF_ORIGEM)
lRet = .T.
EndIf
(cAliasQry)->(dbSkip())
EndDo
If !lRet
Help( ,, 'HELP',," O Romaneio possuí cálculos de origens 2=Informado,3=Apuracao Periodo,4=Simulacao,a alteração de Redespachantes somente é permitda para cálculos de origem 1=Calculados", 1, 0,)
Return .F.
EndIf
O programa será formado por dois Grid's:
- Grid Superior - será para a seleção dos Documentos de Carga para Alteração do redespachante por Lote ou Individual.
- Grid Inferior - será apresentado todos os trechos relacionados aos documentos de carga do Romaneio selecionado.
No Grid Inferior serão selecionados os trechos que devem ser alterados de forma individual e a alteração em Lote será realizada pela seleção dos Documentos de Carga no Grid Superior, por meio da opção Alterar Lote.
Tabelas Utilizadas.
Outras Ações/Redespachantes