Tipos de Taxação da Conta Contábil

O tipo de taxação é um parâmetro determinado para cada conta contábil cadastrada no Datasul EMS 5 que define a forma de conversão para outras finalidades econômicas, ou seja para Moedas de Poder Aquisitivo Constante. 

Os tipos de taxação disponíveis estão de acordo com os conceitos do FASB 52, e possuem as características listadas a seguir: 

 

NÃO MONETÁRIA - Fazem parte desse grupo de contas contábeis, os itens não monetários, os quais são representados por bens, direitos e obrigações que são realizáveis em bens ou serviços e patrimônio líquido, as despesas e as receitas. São classificadas como não monetárias as contas de:

- Estoque;

- Ativo Permanente;

- Receita e Despesas;

- Despesas Antecipadas (Ativo Circulante);

- Adiantamento de Clientes (Passivo Circulante);

- Adiantamento a Fornecedores (Ativo Circulante);

- Resultado de Exercícios Futuros.

Importante:

Todos os lançamentos são controlados com base na taxa histórica, em Moeda FASB, isto é, a taxa da data do movimento. As contas contábeis não monetárias recebem lançamentos tanto em moeda padrão, quanto em moeda forte, mas NÃO sofrem variação.

Exemplo:

Se um bem, comprado para o Ativo Imobilizado, foi lançado por US$ 1.000,00 e nada mais, ao final do mês, o saldo desta conta ainda será de US$ 1.000,00.

 

MONETÁRIA -  Fazem parte desse grupo de contas contábeis, os itens monetários que são expostos à inflação, por sofrerem variação em seu poder aquisitivo. São classificadas como monetárias as contas de:

- Disponibilidades (Ativo Circulante);

- Adiantamentos e Empréstimos a empregados;

- Contas Correntes;

- Depósitos para incentivos fiscais (Realizável a Longo Prazo);

- Empréstimos Compulsórios (Realizável a Longo Prazo);

- Obrigações Trabalhistas;

- Obrigações Fiscais e Tributárias.

Importante:

As contas monetárias são traduzidas com base na taxa do final de mês. Os ganhos e perdas são calculados pela diferença entre o histórico em Moeda FASB e o saldo convertido pela cotação do último dia do mês. As contas monetárias recebem lançamentos, tanto em moeda padrão, quanto em moeda forte; e sofrem variação cambial.

 

MONETÁRIA PRÉ-FIXADA - Fazem parte desse grupo, as contas monetárias cuja expressão nominal não se altera ao longo do tempo, isto é, cujo valor de resgate já inclui uma expectativa inflacionária.

São classificados como monetárias pré-fixada as contas de:

- Clientes;

- Fornecedores.

 

TRADUÇÃO FASB - Tipo utilizado nas contas de tradução, utilizada para o FASB armazenar os ganhos e perdas calculadas.

 

ACERTO CMCAC - Tipo utilizado nas de contas de ajuste ao valor presente para o cálculo CMCAC.

 

VARIAÇÃO CAMBIAL - Tipo utilizado nas contas para armazenar a receita e/ou despesa com a variação cambial.

Importante:

Os tipos de taxação: TRADUÇÃO FASB, ACERTO CMCAC, VARIAÇÃO CAMBIAL  indicam que as contas armazenarão valores só em uma moeda, por exemplo, o valor de tradução do FASB é armazenado só em Dólar. A mesma coisa para a variação cambial, a mesma existe, no caso do Brasil somente na moeda corrente, isto é, reais.

 

OPERACIONAL -  É apenas uma especificação das contas não monetárias para calcular uma variação econômica de acordo com outro critério.

Exemplo:

As contas de receita e despesa podem usar um critério de cálculo FASB diferente das outras contas monetárias. (Calcular a apuração pela média).

 

Registro das Informações:

O cadastro de Papéis deve ser efetuado pelo acesso “Papéis Workflow” na pasta Workflow, da Painel de Controle. 

O relacionamento entre Colaborador e Papéis é efetuado na Função Cadastro de Colaboradores.

Importante:

O mesmo colaborador pode estar relacionado a mais de um papel, conforme as funções que o mesmo desempenha.

#trackbackRdf ($trackbackUtils.getContentIdentifier($page) $page.title $trackbackUtils.getPingUrl($page))