Page tree

Produto:

Protheus 11 e 12.

Ocorrência:

O parâmetro “MV_PERDINF”, identifica qual o conceito deve ser aplicado ao processo de apontamento de produção, quando for informada a quantidade de perda.

Esta implementação foi desenvolvida para atender aos casos de perda nos apontamentos de produção na rotina MATA250.


Passo a passo:

MV_PERDINF = DESABILITADO

O sistema considera que a quantidade de perda, informada nos apontamentos de produção, é apenas “informativa”. Neste caso, a baixa de empenhos é realizada proporcionalmente à quantidade
produzida, desconsiderando a quantidade perdida.

Para os casos em que a quantidade perdida não é contabilizada no saldo da ordem de produção, mas que é necessário efetuar requisições referente à perda, utilize o seguinte processo:
1. Configure o parâmetro “MV_DIGIPER” com conteúdo igual a “S”;
2. Na rotina “Atualizações/Movimentos Produção/Apontamento Perda” (MATA685), configure a pergunta “F12 - Requisita produto origem?” com “Sim”.

Com esta configuração, sempre que realizado apontamento de produção e informada perda, é aberta uma tela para inclusão dos itens perdidos.
Caso o parâmetro “MV_DIGIPER” esteja com conteúdo igual a “N”, a tela, para inclusão dos itens perdidos, não será apresentada e os apontamentos de perda devem ser informados através da
rotina “Atualizações/Movimentos Produção/Apontamento Perda” (MATA685).


MV_PERDINF = HABILITADO

O sistema considera que a quantidade de perda informada nos apontamentos de produção é considerada na composição do saldo da ordem de produção. Neste caso a baixa de empenhos é
realizada proporcionalmente à quantidade produzida mais a quantidade de perda informada.

Neste exemplo, a quantidade perdida é considerada na composição do saldo da ordem de produção e as requisições de matéria-prima foram proporcionais à quantidade produzida mais a quantidade
perdida, sem necessidade de intervenção do usuário.

Observações:

a. Quando o parâmetro “MV_PERDINF” estiver desabilitado e o parâmetro “MV_REQAUT” estiver configurado como “D”, não haverá nenhuma requisição automática de matéria-prima.
Desta forma, somente aplica-se o conceito do encerramento da ordem, quando a produção mais a perda, for maior ou igual a quantidade da OP.

b. Quando o parâmetro “MV_PERDINF” estiver desabilitado, a quantidade máxima a ser requisitada sempre será o saldo do empenho.

c. O valor padrão para o parâmetro MV_PERDINF deve ser “F”, ou seja, desabilitado., Isto para que o sistema assuma o tratamento que era aplicado até então.

d. Para as rotinas “Atualizações/Movimento Produção/Produção PCP Mod. 1” (MATA680) e “Atualizações/Movimento Produção/Produção PCP Mod. 2” (MATA681), o tratamento continua o mesmo, não gerando mudanças.


Observações: