Objetivo:Informar e configurar os filtros que poderão ser utilizados para o Indicador.
Demais funcionalidades:
- A ordem em que os filtros serão apresentados ao usuário pode ser definida através dos botões .
Campos Obrigatórios:
- Código: Código de identificação do filtro. Exemplo: DATAI, para o filtro Data Inicial. O código do filtro é utilizado entre colchetes para fazer referência no Comando SQL (condição). O usuário deve informar um código diferente para cada Filtro do Indicador. (Tamanho do campo: 10 caracteres).
- Descrição: Descrição do Filtro. É a descrição que será apresentada ao usuário para aplicar o filtro na consulta do Indicador. O usuário deve informar uma Descrição diferente para cada Filtro do Indicador. (Tamanho do campo: 50 caracteres).
Demais Campos:
- Cadastro: Indica o cadastro relacionado ao filtro (se aplicável). Quando informado que o filtro está associado a um cadastro, na consulta do Indicador será disponível uma caixa de diálogo para o usuário selecionar o registro a ser filtrado.O campo Cadastro fica desabilitado quando o parâmetro "O Módulo de Indicadores é utilizado pela aplicação PIMS CS" estiver configurado com valor igual a Sim.
- Cadastros disponíveis:
- Ano Agrícola
- Cargo
- Categoria Operacional
- Cenário
- Centro de Custo
- Classe de Fertilidade
- Classe de Manutenção
- Classificação da Ocupação
- Componente
- Conta de Custeio
- Cultura/Ocupação
- Depósito
- Elemento Climático
- Empresa
- Equipamento
- Equipe
- Espaçamento
- Estágio
- Estrato
- Fazenda
- Filial
- Fitossanidade
- Funcionário
- Grupo de Componente
- Grupo de Conta de Custo
- Grupo de Insumo
- Grupo de Material
- Grupo de Operação
- Grupo de Operação de Manutenção
- Grupo de Variedade
- Grupo Operativo
- Insumo
- Material
- Medição
- Modelo do Equipamento
- Motivo de Entrada de Manutenção
- Operação
- Operação de Manutenção
- Parcela
- Período de Produção
- Planta
- Ponto de Abastecimento
- Posto Meteorológico
- Prestador de Serviço
- Projeto de Inventário
- Região Administrativa
- Setor
- Sistema de Colheita
- Sistema de Irrigação
- Sistema de Plantio
- Sistema Veicular
- Subsistema Veicular
- Tabela Auxiliar. Quando informado Tabela Auxiliar há que informar qual é a Tabela.
- Talhão
- Textura de Solo
- Topografia
- Tipo de Cultivo (Sistema de Cultivo)
- Tipo de Lubrificante / Filtro
- Tipo de Parcela
- Tipo de Propriedade
- Tipo de Solo
- Tipo de Terraço
- Unidade Administrativa
- Unidade Receptora
- Variedade
- Tabela Auxiliar: Tabela Auxiliar a que se refere o filtro de Cadastro. Campo obrigatório quando o filtro é do tipo Cadastro e para Tabela Auxiliar. A Tabela Auxiliar deve estar previamente cadastrada. (Tamanho do campo: 10 caracteres).
- Consulta para Filtro: Indicador cujo o Tipo de Resultado é "Consulta para Filtro". O Indicador do tipo "Consulta para Filtro"deve estar previamente cadastrado. Quando informado que o filtro está associado a um Indicador do tipo "Consulta para Filtro", na tela de Consulta de Indicadores será disponível uma caixa de diálogo (pop up) para o usuário selecionar o registro a ser filtrado.Campo habilitado somente quando o filtro não esta relacionado a Cadastro.
- Parâmetro T-Reports: Indica o Filtro que é passado como Parâmetro para o T-Reports. Campo obrigatório quando o Tipo de Resultado é T-Reports, caso contrario o campo ficará desabilitado. O parâmetro informado deve estar previamente cadastrado para o Relatório no T-Reports. (Tamanho do campo: 250 caracteres).
- Tipo: Tipo de dado do Filtro. Quando o filtro estiver relacionado a cadastro esse campo é preenchido com o tipo do Código do cadastro e fica desabilitado. Opções:
- Caracter: Indica que o Filtro é do tipo Alfanumérico. Quando o filtro é do tipo Caracter é necessário informar o tamanho máximo para ser validado e o campo "Decimais" fica desabilitado.
- Data: Indica que o Filtro é do tipo Data. Quando o filtro é do tipo Data, na consulta do indicador é possível selecionar a data através da caixa de diálogo de Calendário. E no campo valor padrão (fórmula) é possível informar fórmula para obter a Data Atual, Data Atual – 30 dias e etc. Quando o filtro é do tipo Data, os campos "Tamanho" e "Decimais" ficam desabilitados.
- Numérico: Indica que o Filtro é do tipo Numérico. Quando o campo é do tipo Numérico é necessário informar o Tamanho (parte inteira) e número de decimais.
- Tamanho: Indica o tamanho máximo para o Filtro. Campo habilitado e obrigatório somente quando o tipo de dado é Caracter ou Numérico, e o filtro não estão relacionado a Cadastro. Se o tipo de dado é numérico, o tamanho representa o número de dígitos da parte inteira. (tamanho do campo: 3 inteiros)
- Decimais: Indica o número de decimais para o filtro. Campo habilitado somente quando o tipo é Numérico e o mesmo não está relacionado a cadastro. (tamanho do campo: 1 inteiro)
- Valor Padrão: Tipo do Valor Padrão à ser utilizado pelo filtro. Opções:
- Nenhum: Indica que não será utilizado Valor Padrão para o filtro. O campo Valor Padrão (fórmula) fica desabilitado.
- Fórmula: Indica que o Valor Padrão será definido através de fórmula. O campo Valor Padrão (fórmula) fica habilitado.
- Unidade Administrativa: Indica que o Valor Padrão será a Unidade Administrativa em que o usuário estiver logado. O campo Valor Padrão (fórmula) fica desabilitado.
- Valor padrão (fórmula): Valor padrão para o filtro. O valor padrão pode ser definido através de fórmula, onde é possível utilizar fórmula para obter a Unidade Administrativa Corrente, Data Atual, Data Atual – 30 dias, texto qualquer e etc.
- Exemplo de sintaxe permitida:
Data Inicial: TODAY()-30
Data Final: TODAY()
Data: DATE(2013;12;31)
- Obrigatório: Indica se o filtro é obrigatório. Quando marcado indica que é obrigatório. Por padrão o campo "Obrigatório" é marcado.
- Visível: Indica se o filtro é visível. Quando marcado indica que é visível e o campo "Habilitado" fica habilitado, caso contrário o campo "Habilitado" fica desabilitado. Por padrão o campo "Visível" é marcado.
- Habilitado: Indica se o filtro fica habilitado. Quando marcado indica que fica Habilitado. O campo "Habilitado" somente fica habilitado se o filtro for Visível.Por padrão o campo "Habilitado" é marcado.
- Comando SQL (condição): Comando SQL utilizado para aplicar o filtro. Os comandos WHERE e AND serão colocados automaticamente em tempo de execução, ou seja, não é necessário ser informado nesse campo. Para realizar referência ao Filtro é necessário informá-lo com seu código entre colchetes, por exemplo, para aplicar o filtro "Data Inicial" que possui o código "DATAI" comparando com o campo "DT_OPERACAO" da consulta informe: "DT_OPERACAO >= [DATAI]".Se o filtro não for obrigatório e na consulta do indicador o mesmo também não for informado, o comando SQL (condição) não será incluído na consulta. (tamanho do campo: 250 caracteres).
Demais Validações:
- Não é permitido filtro obrigatório sem valor padrão, para Indicador relacionado com Painel de Indicadores.
- Quando o Tipo de Resultado do indicador for "T-Reports" o campo "Comando Sql (Condição)" ficará desabilitado.