Page tree

You are viewing an old version of this page. View the current version.

Compare with Current View Page History

Version 1 Next »

MRP - PCPA107

Visão Geral do Programa

O MRP (Material Requirement Planning) tem como objetivo gerar Ordens de Produção e Solicitações de Compras baseado em uma demanda (Pedido/Previsão).

Os números da previsão de vendas são obtidos junto a área comercial com os clientes, a fim de conhecer as informações a respeito da intenção de compras de cada um, num determinado período. As informações, associadas aos dados históricos de vendas e a evolução do mercado, possibilitam quantificar os montantes a serem comercializados num determinado período.

Quando a produção tem demanda elevada, é repetitiva e os produtos têm aceitação no mercado, a empresa pode manter a produção à frente das vendas, deixando certa quantidade à disposição do mercado. É a produção feita para estoque.

Esse tipo de produção tem a vantagem da venda ocorrer efetivamente tão logo o pedido seja feito pelo cliente, mas traz o inconveniente de exigir da empresa um maior capital de giro, devido ao investimento em produção para armazenamento. A capacidade financeira tem de ser compatível com os níveis de produção e estoque.

Quando o produto não apresenta venda uniforme, é requisitado pelo mercado de forma imprevista e com baixa demanda, a empresa não se arrisca a produzir algo que não sabe quando vai vender e a produção só é feita sob encomenda. Nesse caso, os pedidos se antecipam à produção, com planejamento e programação feitos em função do que está sendo encomendado, respeitando as especificações e características de cada pedido.

Ao contrário do que acontece com a produção para estoque, que tem o seu preço de venda previamente estabelecido, a produção sob encomenda normalmente quantifica o preço após apreciação prévia do que está sendo solicitado, por meio de levantamento do custo atualizado.

Exemplo:

  • Um veículo é feito para estoque. Há sempre alguém querendo adquiri-lo e a concessionária informa seu preço imediatamente.
  • Um guarda-roupa residencial é feito sob encomenda. É difícil encontrá-lo nas dimensões desejadas. O preço só é definido depois que o fornecedor tomar conhecimento das especificações.
  • Um produto com demanda elevada deve ter suas características e especificações simplificadas e padronizadas.

Importante:

Caso o Sistema esteja integrado com o TOTVS APS (Solução da Datasul), o recurso MRP, bem como o recurso Carga Máquina, serão substituídos pelo Software Auxiliar, isto é, serão executados fora do Protheus. Mesmo com a existência da integração, essas rotinas permanecerão ativas e inalteradas. No caso dos sistemas que não possuem o recurso de integração TOTVS APS, as rotinas terão a mesma funcionalidade.


MRP Multiempresa

A função PCPA107 é semelhante ao MRP (MATA712), porém trata do MRP Multiempresa, que é a consolidação das informações e cenários do MRP de todas as empresas/filiais cadastradas na rotina de empresas centralizadoras sendo processadas dentro de uma empresa.

Permite a visão consolidada dos estoques, solicitações de compra, previsões e pedidos de venda, plano mestre de produção de todas as empresas contidas no grupo do MRP multiempresa.

A execução do cálculo é realizada em uma única empresa que efetua a geração das ordens de compra e ordens de produção para todas as demais empresas, bem como o tratamento dos estoques. Também é possível parametrizar o MRP Multiempresa para trabalhar com sugestões de transferências de saldos de estoque entre empresas.

Como a rotina funciona?

- Supondo que duas empresas compartilham seus produtos e possuam a estrutura conforme o exemplo a seguir:

Existindo uma demanda de venda para o item A e este não possuir saldo em estoque, o MRP Multiempresa gera uma ordem de produção e consequentemente, requisita os componentes.

Focando no item B, que na empresa 01 filial 01 é um item comprado, e considerando que não exista saldo para o MRP Multiempresa, será gerada uma solicitação de compra. Gerando essa solicitação, o MRP Multiempresa pesquisa saldos nas demais empresas participantes do cálculo. Se existir saldo do item B na empresa 02 filial 01, é realizada uma transferência da empresa 02 para a empresa 01 para atender a solicitação de compra. Caso não exista saldo na empresa 02 filial 01, é gerada uma ordem de produção na empresa 02 para que seja gerado o estoque necessário e também, uma transferência desse saldo da empresa 02 para a empresa 01 para atender a solicitação de compra.

Todo esse processo segue um esquema de priorização de empresas, que permite priorizar a geração de ordens e uso dos saldos de estoques.

Também é possível, após o cálculo do MRP, manipular os dados gerados, permitindo centralizar a produção ou compra, conforme disponibilidade ou capacidade de produção via Transferência MRP (PCPA108).

Na visão consolidada é possível visualizar, definir e distribuir suas demandas e necessidades entre as empresas do grupo.


As funcionalidades do MRP Multiempresa:

  • Visão Consolidada

Oferece visão consolidada, especialmente dos Produtos Acabados e P.I.’s - Produtos Intermediários, ou seja, os itens que geram Ordens Produção;

Dispondo de detalhamento da composição da necessidade consolidada por empresa demandante, filiais e empresas do Grupo.

  • Análise de Disponibilidades

Tela de Consulta de Saldos não somente da tela da empresa posicionada, mas também das demais empresas e filiais do grupo.

  • Transferências

Incorpora o uso de indicações de transferência de estoque.

Importante:

É necessário que o cadastro esteja efetuado na Empresa Centralizadora (PCPA106).

As Tabelas de Produtos envolvidas no processo do MRP (SB1 e SBZ) devem estar compartilhadas.

Para utilizar o MRP Multiempresa, algumas tabelas do sistema devem ser compartilhadas via configurador SIGACFG, são elas:

  • SB1 - Produto;
  • SOR – Movimentos do MRP;
  • SOT – Períodos do MRP;
  • SOU – Sugestões de transferências;
  • SOQ, SOS e SOV – Tabelas de processos do MRP.

Não devem ser utilizados os dados da SBZ – Indicadores de produtos quando utilizar o conceito MRP Multiempresa. Verificar parâmetro MV_ARQPROD.


Procedimentos

Para geração do MRP (Material Requirement Planning):

1. Em MRP, selecione a periodicidade e configure os pedidos e Log de eventos.
2. Acione o botão Parâmetros e configure as perguntas e acione OK para iniciar o processamento.
3. Ao final, confira os resultados e gere as OCs e SCs pela opção OPs / SCs, disponível em Ações Relacionadas.


Cálculo do MRP

O MRP efetua o cálculo das necessidades de cada material, de acordo com as demandas (pedido ou previsão), tendo como base as estruturas de produtos.

Na previsão de vendas por produto, informe a quantidade prevista nas próximas semanas, meses, trimestres ou outro período a escolher. A previsão de vendas também pode ser gerada a partir da Carteira de Pedidos de Vendas.

O MRP calcula as necessidades líquidas de produção e compras, requisitando lotes econômicos, mínimos e estoque de segurança.

Importante:

Para evitar um grande número de solicitações de compras e ordens de produção, defina os parâmetros MV_QUEBRSC e MV_QUEBROP (S/N - Sim, quebra as SCs/OPs. de acordo com o lote econômico e Não, gera apenas uma SC/OP Total).

Para cada necessidade é gerada uma Ordem de Produção ou Solicitação de Compra específica. Se por alguma particularidade de determinada matéria-prima ou produto intermediário, não se queira a projeção de estoques, basta preencher o campo "MRP" (B1_MRP) com "N" no Cadastro de Produtos.

Quando o produto possuir Contrato de Parceria, campo "Contrato" = "S" (B1_CONTRAT), será gerada Autorização de Entrega (e não solicitação de compra). O Sistema considera o fornecedor padrão definido no Cadastro de Produtos.

Esta rotina gera as ordens de produção, solicitações de compras, empenhos e ordens de produção intermediárias, conforme explosão das necessidades, parametrização, campos do Cadastro de Produto, Cadastro de Estruturas, e existência de necessidades (demanda) identificadas pelo processamento.

A explosão da previsão de entrada e demanda são dispostas em uma linha de tempo de acordo com o lead time de produção e compra. O lead time, tanto para os produtos a serem comprados quanto para os produtos a serem produzidos, são definidos no cadastro de Produtos, no campo "Entrega" (B1_PE).


Como o Sistema calcula o MRP

Esta fórmula básica calcula as necessidades de materiais a partir das demandas do período:

Saldo Anterior Estoque (abatendo Estoque de Segurança)

 

+

+ Entradas Previstas

(Ordens de Produção, Solicitações de Compra, Pedidos de Compra em Aberto etc.)

+

- Saídas Previstas

(Empenhos, Previsões de Venda, Pedidos de Vendas etc.)

=

Saldo

 

=

 

Necessidade *

 

 

 

* Observações:

Caso o saldo se torne negativo, haverá necessidade.
Considerar para cálculo de necessidade, os campos "Lote Econômico" e "Lote Mínimo".

=

Exemplo:

Demanda de um produto baseada nos pedidos de venda, quantidade de 100 Peças:

Saldo Anterior

 

70

 

+ Entradas Previstas

10

- Saídas Previstas (O próprio pedido atual)

100

Saldo

(70 + 10 - 100) = -20

 

Necessidade

20

 

Lote Econômico

50

 

Quantidade a ser Produzida

50

Dica:

A quantidade de necessidade inicial era apenas de 20 peças, mas considerando o preenchimento do campo Lote Econômico, o Sistema respeita esta quantidade, tanto para produção, quanto para compra.

Esta fórmula do MRP é aplicada para todos os produtos da estrutura, isto é, ocorre a "explosão da estrutura", quando encontrar a necessidade de fabricação de um produto acabado. A produção deste produto depende da existência de seus componentes. Portanto para isso o Sistema aplicará a mesma fórmula básica para todos eles, sendo que, ao chegar ao valor de necessidade de cada um, será gerada uma Solicitação de Compras ou uma Ordem de Produção.

Observe a opção Saldo Detalhado para detalhamento da composição do valor dos saldos apresentados pelo processamento do MRP.

MRP - PCPA107

Objetivo da tela:

Gerar Ordens de Produção e Solicitações de Compras baseado em uma demanda (Pedido/Previsão).


Outras Ações/Ações Relacionadas:
 

Ação:

Descrição:

Visualizar

Esta opção permite visualizar os dados armazenados, gerados pela última execução do MRP.

OPs/SCs

Esta opção gera as ordens de produção e as solicitações de compras necessárias para atender o cálculo do MRP. Os períodos de geração são selecionados por meio das opções "Parâmetros SCs" e "Parâmetros Ops" disponíveis na janela.

Produto

Esta opção permite consultar os dados cadastrais do produto posicionado, bem como expandir a árvore de detalhe de seus dados em estoque.

Ao selecionar a opção "Produto", quando o parâmetro "Mostra dados resumidos?" estiver configurado com "Sim", será exibido um submenu com as opções:

  • Expande Detalhes, expande a árvore de detalhe do produto posicionado;
  • Produto, exibe o cadastro do produto posicionado.

Filtro

Essa opção permite filtrar os registros a serem visualizados no cálculo do MRP, possibilitando a seleção por:

  • Necessidade (mostra somente as necessidades de compra ou produção);
  • Produto

Saldo Detalhado

Esta opção possibilita consultar a composição do valor do saldo disponível em estoque no primeiro período do MRP de cada produto.

Permite visualizar o saldo inicial, entradas, saídas, saídas por estrutura, saldo final, necessidades e transferência do período selecionado.

Este recurso contribui para a análise e resolução de possíveis diferenças de saldos.

Para utilizar o detalhamento do saldo é necessário selecionar o produto desejado e acessar a opção Ações Relacionadas e selecionar a opção Saldo Detalhado.

Saldo Detalhado Períodos

Esta opção possibilita verificar todos os períodos de todas as empresas relacionadas.


Principais Campos e Parâmetros:

Campo:

Descrição:

Quantidade de Períodos

Define a quantidade de períodos para geração do MRP.

Log de Eventos do MRP

Determina se deve ou não gerar os logs do planejamento do MRP.

Ao marcar a opção Log de eventos no MRP e confirmar, o sistema exibe uma lista com os produtos e os eventos a eles relacionados.

Os logs de evento do MRP podem ser:

Cód.

Evento

Descrição

001

Saldo em estoque inicial menor que zero

Indica produtos que estão com saldo em estoque negativo no início do período de cálculo do MRP. A composição deste saldo em estoque varia de acordo com a parametrização inicial do MRP, podendo considerar saldo de/em terceiros, estoque de segurança etc.

002

Atrasar o documento

Indica documentos que podem ter a data ajustada para atender a uma necessidade em período anterior à data atual do documento, sem causar impactos no planejamento. Este recurso é útil, pois reduz a quantidade de documentos gerados pelo MRP e, consequentemente, os saldos em estoque e custos.

003

Adiantar o documento

Indica documentos que podem ter a data ajustada para atender a uma necessidade em período posterior à data atual do documento, sem causar impactos no planejamento. Este recurso é útil, pois reduz a quantidade de documentos gerados pelo MRP e, consequentemente, os saldos em estoque e custos.

004

Data de necessidade inválida - Data anterior à database do cálculo

Indica necessidades que se encontram em períodos anteriores ao primeiro período calculado pelo MRP. Para efeito de cálculo, estas necessidades são consideradas no primeiro período do MRP.

005

Data de necessidade inválida - Data posterior à data limite do cálculo

Indica necessidades que se encontram em períodos posteriores ao último período calculado pelo MRP. Para efeito de cálculo, estas necessidades são consideradas no último período do MRP.

006

Documento planejado em atraso

Indica documentos já lançados na base de dados, em que a data de entrega é anterior à database de cálculo do MRP, ou seja, são documentos que estão atrasados, de acordo com a data de entrega informada nestes documentos.

007

Cancelar o documento

Indica documentos lançados na base de dados que não atendem a nenhuma necessidade, dentro do período calculado, e podem ser cancelados para não acumularem estoque.

Processamento do MRP?

Define o que será considerado para o processamento do MRP. As opções disponíveis são:

  • Pelo PMP, considera Plano Mestre de Produção e irá produzir para estoque.
  • Pela PV, considera a Previsão de Venda e irá produzir para suprir a previsão de venda. Neste caso se a quantidade em estoque for suficiente para atender a previsão de venda, não será criada ordem de produção ou solicitação de compra.

Geração de OPs Prod. Interme?

Permite determinar como devem ser criadas as ordens de produção de produtos intermediários. As opções disponíveis são:

  • Por OP, gera ordens de produção produtos intermediários amarradas as ordens de produção geradas que utilizem o produto fabricado. Cada ordem de produção de produtos intermediários irá atender sempre a uma única ordem de produção.
  • Por Necessidade, gera ordens de produção de produtos intermediários amarradas pela necessidade do cálculo do MRP. Uma ordem de produção de produtos intermediários poderá atender a mais de uma ordem de produção.

Seleção para Geração OPs/SCs?

Permite determinar como será efetuada a seleção de período para geração de ordens de produção e solicitações de compras. As opções disponíveis são:

  • Juntos, seleciona os períodos em uma única tela de seleção que se aplicara para ordens de produção e solicitações de compras.
  • Separados, seleciona os períodos em telas separadas de seleção para geração de ordens de produção e solicitações de compras.

Incrementa Numeração de OPs?

Permite definir como deve ser efetuado o incremento da numeração das ordens de produção geradas pelo MRP. As opções disponíveis são:

  • Por Item, incrementa o item da OP anterior mantendo o mesmo número de OP.
  • Por Número, incrementa o número da OP anterior.

Tipo de OPs/SCs para Geração?

Define os tipos de ordens de produção e solicitações de compra a serem consideradas na geração. As opções disponíveis são:

  • Firmes, ordens de produção efetivas e que servirão para o controle da produção.
  • Previstas, ordens de produção usadas no planejamento da produção e não poderão ser produzidas antes de firmadas.

Apaga OPs/SCs Previstas?

Indica se apaga ou não as OPs/SCs/AEs previstas existentes nas bases de dados antes de processar o MRP.

Considera OPs Suspensas?

Indica se o cálculo do MRP deve considerar as ordens de produção suspensas cadastradas ou não. Se informado "Não", as ordens de produção suspensas não serão consideradas no cálculo.

Considera OPs Sacramentadas?

Indica se o cálculo do MRP deve considerar as ordens de produção sacramentadas cadastradas ou não. Se informado "Não", as ordens de produção sacramentadas não serão consideradas no cálculo.

Pedidos de Venda Colocados?

Determina se no processamento do MRP por Previsão de Vendas os Pedidos de Venda colocados devem ser subtraídos das Previsões de Venda.

Se preenchido com Sim, as quantidades em Pedidos de Venda são subtraídas da Previsão de Vendo do mesmo período.

Considera Saldo em Estoque?

Define qual o saldo em estoque deve ser considerado para o processamento do MRP. As opções disponíveis são:

  • Saldo Atual, considera o saldo em estoque o saldo atual (valor literal do campo B2_QATU no momento do cálculo).
  • Saldo Movim, considera o saldo por movimento, que é obtido pela composição das movimentações até determinada data.

Qtd. Terc. em Nosso Poder?

Define qual o tratamento do sistema referente as quantidades de terceiros em poder da empresa. As opções disponíveis são:

Ignora, ignora o saldo de terceiros em poder da empresa para geração do MRP.
Subtrai, as quantidades de terceiros em poder da empresa serão subtraídas do saldo do estoque para geração do MRP.

Saldo Rejeitado pelo CQ?

Define qual o tratamento do sistema referente ao saldo rejeitado pelo controle de qualidade. As opções disponíveis são:

  • Subtrai, as quantidades rejeitadas pelo controle de qualidade são subtraídas do saldo do estoque para geração do MRP.
  • Não Subtrai Rej, as quantidades rejeitadas pelo controle de qualidade não são subtraídas do saldo em estoque para geração do MRP.

Considera Est. Segurança?

Define se o estoque de segurança informado no cadastro de produtos, será considerado para o cálculo do MRP. As opções disponíveis são:

  • Sim, considera o estoque de segurança, informado no cadastro de produtos, será considerado na composição do saldo inicial dos períodos e também na composição das necessidades de cada período.
  • Não, o estoque de segurança, informado no cadastro de produtos, não será considerado no cálculo do MRP.
  • Só necessidade, permite que o estoque de segurança, informado no cadastro de produtos, seja considerado no cálculo da composição das necessidades do produto, sem influenciar a composição do saldo em estoque, exibido no início dos períodos apresentados no MPR.

Ped. Venda Bloq. Crédito?

Permite definir se os pedidos de venda que estão bloqueados por crédito devem ou não ser considerados no cálculo do MRP.

Detalha Lotes Vencidos?

Indica se devem ser exibidos na árvore do MRP os lotes de produtos que irão vencer dentro do período que está sendo planejado.


Tabelas utilizadas

  • SOR – Movimentos do MRP;
  • SOT – Períodos do MRP;
  • SOU – Sugestões de transferências;
  • SOQ, SOS e SOV – Tabelas de processos do MRP.

Conteúdos Relacionados:

  • Cadastro de Estruturas
  • Cadastro de Previsões de Venda
  • Cadastro de Produtos
  • Ambiente Configurador


  • No labels