CONTEÚDO
O valor da parcela devida para o mês, referente ao contrato consignado do funcionário, poderá ser reservado a título de provisão para quitação do empréstimo consignado e através dos devidos parametros e verbas de férias cadastradas. A verba/evento de desconto lançada no recibo de férias, provisiona estes valores com objetivo de evitar o líquido negativo no envelope de folha de pagamento nos meses em que o funcionário possuir dias de férias e consequentemente redução do líquido a ser recebido. Trata-se de uma reserva de valores para o lançamento da parcela do empréstimo que continuará acontecendo na folha de pagamento mensal, da mesma forma que já acontece hoje.
O valor a ser lançado no recibo de férias, a título de previsão de desconto do empréstimo consignado, é obtido através da análise interna das informações de empréstimo consignado do funcionário (contrato, parcelas totais, parcelas pendentes, valor mensal), observando a(s) competência(s) referentes às férias do funcionário. O lançamento desse desconto somente deverá acontecer se o número de dias de férias no mês for superior a 15 dias.
Para viabilizar essa análise, deverá ser criada tabela para armazenamento das informações do empréstimo que está sendo descontado do funcionário na integração com o TOTVS Consignado, o endpoint de integração deverá retornar informações como total de parcelas do empréstimo e número da parcela da competência atual.
Valores usados para o preenchimento dos campos são específicos para cada cliente e serão disponibilizados para que sejam realizadas as validações. Os dados usados na validação dos campos das imagens são apenas exemplos, para demonstração do funcionamento deste processo.
Parametrização do TOTVS Consignado no ERP
EVENTOS/VERBAS DE INTEGRAÇÃO COM FÉRIAS
Após cadastramento e cálculo das férias, o valor a ser lançado no recibo de férias, a título de previsão de desconto do empréstimo consignado é obtido através da análise de informações do contrato vigente em aberto de empréstimo consignado do funcionário, observando tambem o valor descontado na competência anterior da folha de pagamento corrente.
Será verificado a existência de parcelas pendentes daquele empréstimo que correspondam a obrigação de desconto na(s) competência(s) referentes às férias do funcionário bem como a existência da parametrização "Lança provisionamento do desconto de empréstimo consignado no recibo de férias" marcada que viabilizará este desconto.
As informações verificadas do empréstimo a ser descontado do funcionário na integração com o TOTVS Consignado, ficarão armazenadas na tabela PFMOVTEMPCONSIG onde através de consulta de dados da integração (módulo de integração e importação das parcelas do mês) retornará as informações do desconto mensal como “total de parcelas do empréstimo” e “número da parcela” da competência atual armazenadas nesta tabela.
Obs: A partir da versão 12.1.2502 haverá outra tabela chamada PFCONTRATOTEMPCONSIG que indicará se o funcionário possui ou não desconto de consignado ativo, não sendo necessário mais esperar o 1º desconto em folha para obter esse conhecimento da existência do empréstimo.
A rotina de cálculo de férias padrão do produto do Folha de Pagamento, é responsável por verificar a necessidade de provisionamento de valores nas férias para pagamento da parcela do empréstimo consignado, lançando o dado no recibo.
O lançamento no recibo é realizado através dos eventos com código de cálculo: 453 ou 454, quando o número de dias de férias no mês, for superior a 15 dias garantindo assim a reserva desta previsão de desconto.
As seguintes tabelas do RM são utilizadas nesse projeto: